Saber científico e saber popular em saúde : a construção do conhecimento na elaboração de cartilhas de educação em saúde com participação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diercks, Margarita Silva
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256173
Resumo: SABER CIENTÍFICO E SABER POPULAR EM SAUDB: a construção do conhecimento na elaboração de cartilhas de educação em saúde com participação popular. Neste estudo proponho discutir duas formas de saber (o científico e o popular), que são a base do processo de conhecimento para a elaboração de cartilhas de educação em saúde. Este processo contou com a participação das mulheres da Vila Jardim, bairro da zona norte de Porto Alegre. Iniciou através dos diálogos mantidos sobre anticoncepção, como uma primeira aproximação do pensar das mulheres, e, ao mesmo tempo, confrontando-o com o meu saber e dos técnicos do posto a respeito do tema. Este processo de encontros e desencontros dos dois saberes tentarão ser sintetizados dialeticamente, através de uma cartilha de educação em saúde. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, de natureza participante, que se caracteriza pela sua intenção de desalienação do cotidiano, como por sua proposta educativa. Quanto a elaboração do texto da dissertação tentarei seguir o método dialético de análise da realidade. Iniciarei, descrevendo e tentado entender os moradores da Vila Jardim, especialmente as mulheres. Este entendimento se dará através de um assunto que foi escolhido como fio condutor deste processo que são as inúmeras conversas que eu já tive e tenho, com estas mulheres, sobre anticoncepção. Assim na primeira parte desta dissertação como singular o cotidiano, o dia-a-dia, o senso comum, o primeiro olhar, o empírico, o imediato a casualidade. Neste mesmo capítulo, tentarei ver como as cartilhas educativas sobre anticoncepção abordam este fenômeno. Quais são as características fundamentais deste material educativo e qual referencial teórico metodológico que elas seguem. Na segunda parte desta dissertação irei me aprofundando na critica sobre as cartilhas educativas, ao mesmo tempo que o assunto anticoncepção vai sendo problematizado. Assim, outros elementos entrarão nesta discussão como papel sexual, escolha do método, educação das crianças, aspectos culturais, para assim através de aproximações sucessivas, irmos construindo um processo d conhecimento que inclua criticamente o saber técnico e o saber da população. Nesta etapa vários autores tentarão iluminar esta caminhada. Entre os quais destaco Freire, Gramsci, Maia, Goldman, e Habermas. Tentarei, também neste capitulo, fazer uma discussão crítica da categoria mundo vivido usada tanto em Freire como Habermas. A terceira e última parte, começa com um diálogo que seria a síntese desta dissertação. Um diálogo que não aconteceu de uma vez, numa reunião ou encontro, mas foi um somatório de aproximações e desencontros que fez que tivesse como resultado uma cartilha que compreenda os elementos fundamentais do saber da população e, ao mesmo tempo, inclui as contribuições que os técnicos dão neste processo, difícil, mas que tenta, na sua essência que o respeito pela singularidade, seja o caminho para a construção de um conhecimento democrático, justo e solidário. Podemos, assim concluir, que as cartilhas de educação em saúde disponíveis analisadas não partem da realidade dos usuários, são fragmentadas, já que não permitem ver a totalidade do problema abordado, elas não dialogam, mas também não informam, reproduzem o saber científico como sendo o único verdadeiro e evidenciam uma clara tendência pedagógica tradicional(positivista). Diante destas conclusões sugerimos a elaboração de cartilhas educativas dialógicas onde a participação da população é essencial para a elaboração do material educativo já que esta participação já faz parte do processo de construção do conhecimento. Esta metodologia educativa participativa nos permitirá a superação da fragmentação do cotidiano, ver a realidade na sua totalidade, partir do senso comum dos participantes, e ao mesmo tempo não negaremos o conhecimento científico mas, o que é mais importante, problematizaremos ambos saberes.
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Este estudo é uma pesquisa qualitativa, de natureza participante, que se caracteriza pela sua intenção de desalienação do cotidiano, como por sua proposta educativa. Quanto a elaboração do texto da dissertação tentarei seguir o método dialético de análise da realidade. Iniciarei, descrevendo e tentado entender os moradores da Vila Jardim, especialmente as mulheres. Este entendimento se dará através de um assunto que foi escolhido como fio condutor deste processo que são as inúmeras conversas que eu já tive e tenho, com estas mulheres, sobre anticoncepção. Assim na primeira parte desta dissertação como singular o cotidiano, o dia-a-dia, o senso comum, o primeiro olhar, o empírico, o imediato a casualidade. Neste mesmo capítulo, tentarei ver como as cartilhas educativas sobre anticoncepção abordam este fenômeno. Quais são as características fundamentais deste material educativo e qual referencial teórico metodológico que elas seguem. Na segunda parte desta dissertação irei me aprofundando na critica sobre as cartilhas educativas, ao mesmo tempo que o assunto anticoncepção vai sendo problematizado. Assim, outros elementos entrarão nesta discussão como papel sexual, escolha do método, educação das crianças, aspectos culturais, para assim através de aproximações sucessivas, irmos construindo um processo d conhecimento que inclua criticamente o saber técnico e o saber da população. Nesta etapa vários autores tentarão iluminar esta caminhada. Entre os quais destaco Freire, Gramsci, Maia, Goldman, e Habermas. Tentarei, também neste capitulo, fazer uma discussão crítica da categoria mundo vivido usada tanto em Freire como Habermas. A terceira e última parte, começa com um diálogo que seria a síntese desta dissertação. Um diálogo que não aconteceu de uma vez, numa reunião ou encontro, mas foi um somatório de aproximações e desencontros que fez que tivesse como resultado uma cartilha que compreenda os elementos fundamentais do saber da população e, ao mesmo tempo, inclui as contribuições que os técnicos dão neste processo, difícil, mas que tenta, na sua essência que o respeito pela singularidade, seja o caminho para a construção de um conhecimento democrático, justo e solidário. Podemos, assim concluir, que as cartilhas de educação em saúde disponíveis analisadas não partem da realidade dos usuários, são fragmentadas, já que não permitem ver a totalidade do problema abordado, elas não dialogam, mas também não informam, reproduzem o saber científico como sendo o único verdadeiro e evidenciam uma clara tendência pedagógica tradicional(positivista). Diante destas conclusões sugerimos a elaboração de cartilhas educativas dialógicas onde a participação da população é essencial para a elaboração do material educativo já que esta participação já faz parte do processo de construção do conhecimento. Esta metodologia educativa participativa nos permitirá a superação da fragmentação do cotidiano, ver a realidade na sua totalidade, partir do senso comum dos participantes, e ao mesmo tempo não negaremos o conhecimento científico mas, o que é mais importante, problematizaremos ambos saberes.SCIENTIFIC AND POPULAR KNOWLEDGE IN HEALTH: knowledgement building in elaboration of health education primers with people participation. My proposal with this study is to discuss two forms of knowledge(the scientific and the popular one) which are the base of knowledgement process âor elaboration of health education primers. This process counted on the participation of women from Vila Jardim, a district in the northern region of Porto Alegre. It began through dialogues sustained about contraception as a first approaching to the women's thought; at the same time, this was confronted with my own knowledge and with the other profeessionals of the health care unit. There will be a dialetic synthesis trial of this process of convergence and divergence of two knowledges through a health education primer. This study is a qualitative research of participation nature which is characterized by its intention os dkalienation from the quotidian as its educative proposal. In relation to the elaboration of the dissertation text, l will try to follow the dialetic method of reality analisys. l will begin describing and trying to understand Vila Jardim's inhabitants, specially women. This understanding will occur through a subject which was chosen as a leading wire of this process, that is, the uncountable talkings l have had and still maintain with these women about contraception. So, in the üst part of this dissertation l try to unveil the uniqueness of which these women are part ot understanding uniqueness as the quotidian, day ater day lide, common sense, the íirst sight, the empirical, the immediate, the casualness. In this same chapter l will try to analyse how educativo primers about contraception approach this phenomenon, which are the fimdamental characteristics of these educative material and which methodological-theoretical reference is tollowed by them. In the second part of this dissertation l will gradually deepen critics of educative primers; at the same time, contraception will be questioned. This way, other elements will enter in this discussion, such as sexual role, method choice, children education, cultural aspects, so that we are able to build a knowledge process, through successive approximation, which critically include technical and popular knowledgement. Several authors wül be used to enlighten this walking. Among them l emphasize Freira, Gramsci, Marx, Goldman and Habermas. In this chapter l will also try to critically díscuss the cathegory "living world", used both by Freire as well as by Habermas. The third and last part begins with a dialogue which would be the synthesis of this dissertation. This dialogue did not happen at once, in a meeting or a reunion, but it was a sum of convergentes and divergentes which resulted in a primer that understands the fundamental elements of the population knowledge and that, at the same time, includes the contributions technicians give in this difficult process. In its essence, it tryes to show that respect for uniqueness is the path to the building of a democratic, fair and solidary knowledgement. So, we are able to conclude that available health education primers analysed do not depart from the usuary's reality; they are fragmented, since they do not allow to see the totality of the approached problem; they do not dialogue neither inform; they reproduce scientific knowledge as the only true; and they put in evidente a clear traditional pedagogical tendency (positivism). In the face of these conclusions, we suggest the elaboration of dialogical educative primers where popular participation is essential for the elaboration of educative material, since this participation is already part of the building knowledgement process. This educative-participative methodology will alow us to surpass the quotidian fragmentation, see reality in its totality, depart from the common sense of the participants. At the same time, we will not deny scientific knowledgement; instead of this, and more lmportant, we will question both knowledgements.application/pdfporEducação popularCartilhaSaúdeSaber científico e saber popular em saúde : a construção do conhecimento na elaboração de cartilhas de educação em saúde com participação popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000226894.pdf.txt000226894.pdf.txtExtracted Texttext/plain215723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256173/2/000226894.pdf.txt89dc66595f762843045147345f96f5efMD52ORIGINAL000226894.pdfTexto completoapplication/pdf10267014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256173/1/000226894.pdf77155c5531c24f076d21385bfbce72e9MD5110183/2561732023-03-23 03:24:35.856143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:24:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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