A Cartilha Maternal ou Arte de Ler de João de Deus (1876): invenções tipográficas e alfabetização popular em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | fra |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/18113 |
Resumo: | Portugal constitui um caso na Europa do fim do século XIX, com uma taxa muito elevada de analfabetos e de semi-analfabetos (75%). No contexto da renovação política e pedagógica, o poeta João de Deus tomou como objectivo possibilitar que mestres pouco formados pudessem alfabetizar rapidamente um público popular, incluindo crianças, com um método moderno, fundado sobre a leitura de palavras e a supressão da soletração. O sucesso da sua Cartilha Maternal reside também numa invenção – distinção dos sons através da cor e posteriormente através de traço contínuo (tipo liso) e de traço quebrado (tipo lavrado); escolha dos elementos didácticos; grande esforço de difusão dentro e fora da escola. O texto informa também sobre o processo tipográfico e a aferição didáctica dos materiais que constituíram a Cartilha Maternal. |
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A Cartilha Maternal ou Arte de Ler de João de Deus (1876): invenções tipográficas e alfabetização popular em PortugalCartilha MaternalJoão de DeusEfeito tipográficoAlfabetização popularPortugal constitui um caso na Europa do fim do século XIX, com uma taxa muito elevada de analfabetos e de semi-analfabetos (75%). No contexto da renovação política e pedagógica, o poeta João de Deus tomou como objectivo possibilitar que mestres pouco formados pudessem alfabetizar rapidamente um público popular, incluindo crianças, com um método moderno, fundado sobre a leitura de palavras e a supressão da soletração. O sucesso da sua Cartilha Maternal reside também numa invenção – distinção dos sons através da cor e posteriormente através de traço contínuo (tipo liso) e de traço quebrado (tipo lavrado); escolha dos elementos didácticos; grande esforço de difusão dentro e fora da escola. O texto informa também sobre o processo tipográfico e a aferição didáctica dos materiais que constituíram a Cartilha Maternal.École Normale Supérieure de Lyon/ Institut français de l'ÉducationRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Justino2015-05-13T10:09:32Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18113fraMagalhães, Justino (2013). La Méthode Maternelle ou Art de lire de João de Deus (1876): inventions typographiques et alphabétisation populaire au Portugal. Histoire de l'Education, nº 138, mai-août, 115-130DOI : 10.4000/histoire-education.2663 (FI 2013: 0,137)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:28.367074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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