Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Victor Augusto Guerra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168638
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar teoricamente como as avaliações de professores podem auxiliar, através da expansão da base informacional,na construção de uma política educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação dentro do framework proporcionado pela Abordagem das Capacitações de acordo com a perspectiva de Martha Nussbaum. Procura-se analisar os aspectos considerados mais relevantes da educação na literatura das capacitações e das avaliações de professores, em especial em relação ao que cada formato e metodologia avaliativa é capaz de medir. Por fim, foi propõe-se a utilização de um formato e de duas das seis metodologias de avaliação de professores analisadas a fim de aprimorar a base informacional utilizada na construção de um índice de desenvolvimento educacional.
id URGS_52a628566ba3e15e607c2baeb49cbf68
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168638
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cardoso, Victor Augusto GuerraComim, Flavio Vasconcellos2017-09-19T02:31:02Z2017http://hdl.handle.net/10183/168638001044603Esta dissertação tem como objetivo analisar teoricamente como as avaliações de professores podem auxiliar, através da expansão da base informacional,na construção de uma política educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação dentro do framework proporcionado pela Abordagem das Capacitações de acordo com a perspectiva de Martha Nussbaum. Procura-se analisar os aspectos considerados mais relevantes da educação na literatura das capacitações e das avaliações de professores, em especial em relação ao que cada formato e metodologia avaliativa é capaz de medir. Por fim, foi propõe-se a utilização de um formato e de duas das seis metodologias de avaliação de professores analisadas a fim de aprimorar a base informacional utilizada na construção de um índice de desenvolvimento educacional.This dissertation aims to analyze theoretically how teachers' assessments can help, through the expansion of the information base, in building a focused educational policy to improve the quality of education within the framework provided by the Capability Approach in accordance with the prospect of Martha Nussbaum. It seeks to analyze the most relevant aspects of education in the capability’s literature and teachers’ evaluations, especially in relation to what each format and evaluative methodology is able to measure. Finally, it is suggested the use of one format and two of the six analized teachers’ assessment methodologies to improve the informational base used in the construction of an educational development index.application/pdfporAvaliação educacionalQualificação profissionalEducação básicaAbordagem das capacitaçõesBrasilCapability approachTeacher evaluationQuality of educationEducationAbordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044603.pdf001044603.pdfTexto completoapplication/pdf990027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/1/001044603.pdfed8f2cedf6cb8ef1ffb1468a284f8ac5MD51TEXT001044603.pdf.txt001044603.pdf.txtExtracted Texttext/plain183532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/2/001044603.pdf.txtc62848e95226cf89bc431ad8a764d5c6MD52THUMBNAIL001044603.pdf.jpg001044603.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/3/001044603.pdf.jpg4567ff6c49c3d40e1f5e3258de54ff7fMD5310183/1686382023-07-09 03:36:36.240117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-09T06:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
title Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
spellingShingle Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
Cardoso, Victor Augusto Guerra
Avaliação educacional
Qualificação profissional
Educação básica
Abordagem das capacitações
Brasil
Capability approach
Teacher evaluation
Quality of education
Education
title_short Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
title_full Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
title_fullStr Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
title_full_unstemmed Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
title_sort Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
author Cardoso, Victor Augusto Guerra
author_facet Cardoso, Victor Augusto Guerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Victor Augusto Guerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
contributor_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Qualificação profissional
Educação básica
Abordagem das capacitações
Brasil
topic Avaliação educacional
Qualificação profissional
Educação básica
Abordagem das capacitações
Brasil
Capability approach
Teacher evaluation
Quality of education
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Capability approach
Teacher evaluation
Quality of education
Education
description Esta dissertação tem como objetivo analisar teoricamente como as avaliações de professores podem auxiliar, através da expansão da base informacional,na construção de uma política educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação dentro do framework proporcionado pela Abordagem das Capacitações de acordo com a perspectiva de Martha Nussbaum. Procura-se analisar os aspectos considerados mais relevantes da educação na literatura das capacitações e das avaliações de professores, em especial em relação ao que cada formato e metodologia avaliativa é capaz de medir. Por fim, foi propõe-se a utilização de um formato e de duas das seis metodologias de avaliação de professores analisadas a fim de aprimorar a base informacional utilizada na construção de um índice de desenvolvimento educacional.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-19T02:31:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168638
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001044603
url http://hdl.handle.net/10183/168638
identifier_str_mv 001044603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/1/001044603.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/2/001044603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/3/001044603.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed8f2cedf6cb8ef1ffb1468a284f8ac5
c62848e95226cf89bc431ad8a764d5c6
4567ff6c49c3d40e1f5e3258de54ff7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309113347899392