Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/168638 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar teoricamente como as avaliações de professores podem auxiliar, através da expansão da base informacional,na construção de uma política educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação dentro do framework proporcionado pela Abordagem das Capacitações de acordo com a perspectiva de Martha Nussbaum. Procura-se analisar os aspectos considerados mais relevantes da educação na literatura das capacitações e das avaliações de professores, em especial em relação ao que cada formato e metodologia avaliativa é capaz de medir. Por fim, foi propõe-se a utilização de um formato e de duas das seis metodologias de avaliação de professores analisadas a fim de aprimorar a base informacional utilizada na construção de um índice de desenvolvimento educacional. |
id |
URGS_52a628566ba3e15e607c2baeb49cbf68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168638 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cardoso, Victor Augusto GuerraComim, Flavio Vasconcellos2017-09-19T02:31:02Z2017http://hdl.handle.net/10183/168638001044603Esta dissertação tem como objetivo analisar teoricamente como as avaliações de professores podem auxiliar, através da expansão da base informacional,na construção de uma política educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação dentro do framework proporcionado pela Abordagem das Capacitações de acordo com a perspectiva de Martha Nussbaum. Procura-se analisar os aspectos considerados mais relevantes da educação na literatura das capacitações e das avaliações de professores, em especial em relação ao que cada formato e metodologia avaliativa é capaz de medir. Por fim, foi propõe-se a utilização de um formato e de duas das seis metodologias de avaliação de professores analisadas a fim de aprimorar a base informacional utilizada na construção de um índice de desenvolvimento educacional.This dissertation aims to analyze theoretically how teachers' assessments can help, through the expansion of the information base, in building a focused educational policy to improve the quality of education within the framework provided by the Capability Approach in accordance with the prospect of Martha Nussbaum. It seeks to analyze the most relevant aspects of education in the capability’s literature and teachers’ evaluations, especially in relation to what each format and evaluative methodology is able to measure. Finally, it is suggested the use of one format and two of the six analized teachers’ assessment methodologies to improve the informational base used in the construction of an educational development index.application/pdfporAvaliação educacionalQualificação profissionalEducação básicaAbordagem das capacitaçõesBrasilCapability approachTeacher evaluationQuality of educationEducationAbordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044603.pdf001044603.pdfTexto completoapplication/pdf990027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/1/001044603.pdfed8f2cedf6cb8ef1ffb1468a284f8ac5MD51TEXT001044603.pdf.txt001044603.pdf.txtExtracted Texttext/plain183532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/2/001044603.pdf.txtc62848e95226cf89bc431ad8a764d5c6MD52THUMBNAIL001044603.pdf.jpg001044603.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/3/001044603.pdf.jpg4567ff6c49c3d40e1f5e3258de54ff7fMD5310183/1686382023-07-09 03:36:36.240117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-09T06:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores |
title |
Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores |
spellingShingle |
Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores Cardoso, Victor Augusto Guerra Avaliação educacional Qualificação profissional Educação básica Abordagem das capacitações Brasil Capability approach Teacher evaluation Quality of education Education |
title_short |
Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores |
title_full |
Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores |
title_fullStr |
Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores |
title_full_unstemmed |
Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores |
title_sort |
Abordagem das capacitações : uma análise das avaliações de professores na educação básica do Brasil como forma de aumentar a qualificação dos professores |
author |
Cardoso, Victor Augusto Guerra |
author_facet |
Cardoso, Victor Augusto Guerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Victor Augusto Guerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comim, Flavio Vasconcellos |
contributor_str_mv |
Comim, Flavio Vasconcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Qualificação profissional Educação básica Abordagem das capacitações Brasil |
topic |
Avaliação educacional Qualificação profissional Educação básica Abordagem das capacitações Brasil Capability approach Teacher evaluation Quality of education Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Capability approach Teacher evaluation Quality of education Education |
description |
Esta dissertação tem como objetivo analisar teoricamente como as avaliações de professores podem auxiliar, através da expansão da base informacional,na construção de uma política educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação dentro do framework proporcionado pela Abordagem das Capacitações de acordo com a perspectiva de Martha Nussbaum. Procura-se analisar os aspectos considerados mais relevantes da educação na literatura das capacitações e das avaliações de professores, em especial em relação ao que cada formato e metodologia avaliativa é capaz de medir. Por fim, foi propõe-se a utilização de um formato e de duas das seis metodologias de avaliação de professores analisadas a fim de aprimorar a base informacional utilizada na construção de um índice de desenvolvimento educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-19T02:31:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/168638 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001044603 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/168638 |
identifier_str_mv |
001044603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/1/001044603.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/2/001044603.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168638/3/001044603.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed8f2cedf6cb8ef1ffb1468a284f8ac5 c62848e95226cf89bc431ad8a764d5c6 4567ff6c49c3d40e1f5e3258de54ff7f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085419864293376 |