Gestão por competências no setor público : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe Viegas da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210392
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o processo de implantação do modelo de gestão por competências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul até o seu estágio atual. Para tanto, adotou-se o método qualitativo e a estratégia de estudo de caso único (YIN, 2010). De forma a compreender o problema, adotou-se o modelo teórico de Brandão e Bahry (2005) e demais autores com abordagens convergentes àqueles. Nesse sentido, buscou-se primeiramente caracterizar o modelo desenvolvido pela instituição e seus aspectos teóricos e metodológicos à luz dos preceitos da administração pública, o qual se mostrou divergente dos modelos teóricos tradicionais, em sua totalidade, sobretudo por não considerar a etapa de avaliação e retribuição por competências, porém dialogando com alguns de seus preceitos nos subsistemas de gestão de pessoas, como na formulação estratégica, diagnóstico e desenvolvimento de competências. Os resultados evidenciaram diversos desdobramentos para as práticas de gestão de pessoas da instituição, em especial no que tange à seleção, capacitação, desenvolvimento de gestores e formação de um banco de talentos. Nesse processo, foram obtidas as percepções da gestão responsável pela implantação, cujos membros se mostraram positivos com relação à trajetória e os benefícios percebidos até o momento. Por outro lado, foram identificadas as principais barreiras à implantação, com destaque para os entraves relacionados à cultura organizacional e à necessidade de sistemas de informação para suportar a implantação e a disseminação do modelo entre os servidores em geral. Por fim, no decorrer da pesquisa, houve a mudança na política nacional de desenvolvimento de pessoal por parte do governo federal, através de novas orientações relacionadas à gestão de pessoas. As percepções evidenciadas pela gestão, no entanto, foram no sentido de não haver grande impacto em termos de continuidade do projeto de implantação, considerando que a UFRGS atingiu um nível de maturidade que lhe permite seguir e aperfeiçoar o modelo por competências.
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Nesse sentido, buscou-se primeiramente caracterizar o modelo desenvolvido pela instituição e seus aspectos teóricos e metodológicos à luz dos preceitos da administração pública, o qual se mostrou divergente dos modelos teóricos tradicionais, em sua totalidade, sobretudo por não considerar a etapa de avaliação e retribuição por competências, porém dialogando com alguns de seus preceitos nos subsistemas de gestão de pessoas, como na formulação estratégica, diagnóstico e desenvolvimento de competências. Os resultados evidenciaram diversos desdobramentos para as práticas de gestão de pessoas da instituição, em especial no que tange à seleção, capacitação, desenvolvimento de gestores e formação de um banco de talentos. Nesse processo, foram obtidas as percepções da gestão responsável pela implantação, cujos membros se mostraram positivos com relação à trajetória e os benefícios percebidos até o momento. Por outro lado, foram identificadas as principais barreiras à implantação, com destaque para os entraves relacionados à cultura organizacional e à necessidade de sistemas de informação para suportar a implantação e a disseminação do modelo entre os servidores em geral. Por fim, no decorrer da pesquisa, houve a mudança na política nacional de desenvolvimento de pessoal por parte do governo federal, através de novas orientações relacionadas à gestão de pessoas. As percepções evidenciadas pela gestão, no entanto, foram no sentido de não haver grande impacto em termos de continuidade do projeto de implantação, considerando que a UFRGS atingiu um nível de maturidade que lhe permite seguir e aperfeiçoar o modelo por competências.This research had the goal of investigate the implementing process of the competency management model at the Federal University of Rio Grande do Sul up to the current period. To achieve this objective, it was adopted the qualitative method and the single case study strategy (YIN, 2010). In order to understand the problem, it was applied the theoretical model of Brandão and Bahry (2005) and other authors with related convergent approaches. To begin with, it was first chosen to characterize the model developed by the institution and its theoretical and methodological aspects in the light of the precepts of public administration, in which the type of content differs from the traditional theoretical models in their complete form, mainly for not considering an evaluation and remuneration stage for competences, but dialoguing with some of its precepts in the subsystems of people management, such as in strategy formulation, diagnosis, and competences development. The results exhibited several developments for the institution's people management practices, regarding the selection, training, manager development, and training of a talent bank. In addition, the perceptions of the management responsible for the implementation were involved in this process, organized through a working group, whose perceptions were shown to be positive in relation to the course and the benefits perceived so far. On the other hand, there were identified the main barriers to implementation, with emphasis on barriers related to organizational culture and the need for information systems to endure the implementation and dissemination of the model among servers in general. Lastly, during the research, there was a change in the national personnel development policy by the federal government, through new guidelines related to people management. As the perceptions evidenced by the management, however, were leading to the sense of not causing a great impact in terms of the continuation of implementing this project, considering that UFRGS has reached a maturity level that allows to follow and to perfect the competency model.application/pdfporGestão por competênciasAdministração públicaGestão de pessoasCompetencyCompetency managementPublic administrationPublic sectorPublic universityGestão por competências no setor público : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115120.pdf.txt001115120.pdf.txtExtracted Texttext/plain279433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210392/2/001115120.pdf.txt211698bd0e3b88d66128af9eefcdf329MD52ORIGINAL001115120.pdfTexto completoapplication/pdf2291410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210392/1/001115120.pdf0358ac0b7878bd035b6087017c763ed9MD5110183/2103922020-07-19 03:36:40.4264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-19T06:36:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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