Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparotto, Juliana Schwingel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210509
Resumo: Este estudo iniciou a partir de inquietações da pesquisadora com a proposta de tornar todas as escolas da rede municipal de Lajeado, interior do Rio Grande do Sul, em Escolas Sustentáveis, através do Plano Municipal de Educação - aprovado pela Lei Municipal nº 9.844 de 17 de julho de 2015. O estudo foi direcionado à dimensão do Currículo, apresentando o processo de investigação realizado nos Anos Iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lopes da Silva, situada no bairro Morro 25, tendo como objetivo investigar quais as contribuições que a Alfabetização Ecocientífica oferece na estruturação do currículo, impulsionado às Escolas Sustentáveis. A investigação parte da hipótese inicial de que as proposições da Alfabetização Científica e da Alfabetização Ecológica podem auxiliar nas reflexões. Doravante, surge a ideia de acoplamento destas proposições, oferecendo visibilidade à Alfabetização Ecocientífica como referencial nas discussões sobre a reconstrução do currículo da escola, visando à idealização de uma Escola Sustentável. O estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa exploratório-descritiva, caracterizando-se como um estudo de caso único. Usou-se como fonte de evidências para a coleta de dados a revisão bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada, questionários com questões abertas e fechadas e a observação participante. Envolveram-se na pesquisa cinco professoras e a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, dois professores de Ciências da Natureza, a direção escolar e alunos. O desenho projetado levou à escolha da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise e interpretação dos dados coletados. As categorias de análises foram sendo produzidas no movimento da pesquisa, enquanto impregnadas de sentidos em relação aos fenômenos estudados em cada momento. Desta forma, durante as revisões bibliográficas e de documentos, elencou-se a educação em ciências, alfabetização científica, alfabetização ecológica, currículo, educação ambiental, escolas sustentáveis. Ao passo que, durante a etapa realizada em campo, as categorias foram as práticas de educação ambiental, conhecimento científico/ecológico, currículo e função do professor. A pesquisa indica que, embora os professores compreendam a importância do seu protagonismo na construção do currículo desta modalidade de escola, há muita insegurança relacionada às práticas educacionais, devido à falta de conhecimento científico/ecológico em relação às questões ambientais. Além disso, sinaliza o desafio que a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental traz à docência e as possibilidades alcançadas com a inserção da Alfabetização Ecocientífica no currículo da escola.
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Doravante, surge a ideia de acoplamento destas proposições, oferecendo visibilidade à Alfabetização Ecocientífica como referencial nas discussões sobre a reconstrução do currículo da escola, visando à idealização de uma Escola Sustentável. O estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa exploratório-descritiva, caracterizando-se como um estudo de caso único. Usou-se como fonte de evidências para a coleta de dados a revisão bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada, questionários com questões abertas e fechadas e a observação participante. Envolveram-se na pesquisa cinco professoras e a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, dois professores de Ciências da Natureza, a direção escolar e alunos. O desenho projetado levou à escolha da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise e interpretação dos dados coletados. As categorias de análises foram sendo produzidas no movimento da pesquisa, enquanto impregnadas de sentidos em relação aos fenômenos estudados em cada momento. Desta forma, durante as revisões bibliográficas e de documentos, elencou-se a educação em ciências, alfabetização científica, alfabetização ecológica, currículo, educação ambiental, escolas sustentáveis. Ao passo que, durante a etapa realizada em campo, as categorias foram as práticas de educação ambiental, conhecimento científico/ecológico, currículo e função do professor. A pesquisa indica que, embora os professores compreendam a importância do seu protagonismo na construção do currículo desta modalidade de escola, há muita insegurança relacionada às práticas educacionais, devido à falta de conhecimento científico/ecológico em relação às questões ambientais. Além disso, sinaliza o desafio que a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental traz à docência e as possibilidades alcançadas com a inserção da Alfabetização Ecocientífica no currículo da escola.This study started because of the researcher’s worries about the proposal to transform the network of municipal schools from Lajeado, Rio Grande do Sul state countryside, to Sustainable Schools, through the Municipal Education plan approved by municipal law number 9,844/2015 of July 17. The study has been directed at curriculum dimension, presenting the process of investigation carried out in the initial years of the Municipal elementary school Alfredo Lopes da Silva, located in the neighbourhood called Morro 25, aiming to investigate what contributions Ecoscientific Literacy offers in structuring the curriculum, driven to Sustainable Schools. The investigation is based on the initial hypothesis that the Scientific and Ecological Literacy propositions can help with reflections. From now on, it appears the idea of connecting these propositions, offering the visibility to Eco-scientific Literacy as a key reference in the discussions about the reconstruction of School Curriculum, aimed at the idealization of Sustainable School. It is an applied research, with a qualitative exploratory-descriptive approach, characterized as a single-case study. The main source of evidence for data collection were bibliographical and documental review, semi-structured interview, questionnaire with open and closed questions and participant observation. The school management, five teachers of initial years, the pedagogical coordinator, two Science and nature teachers and the students, took part in the research. The projected drawing resulted in choosing textual discursive analysis as a methodology of analysis and interpretation of collected data. The classes of analyses were produced during the research movement, filledwith meaning related to the studied phenomenon in every moment. Therefore, during the bibliographical and document reviews, science education, scientific literacy, ecological literacy, curriculum,environmental education and sustainable schools were elected. Whereas, during the field stage, the chosen categories were environmental education, scientific and ecological knowledge,curriculum and the teacher’s role. The research indicates that, although the teachers recognize the relevance of the educational practices to build a curriculum in this kind of school, there is a lot of insecurity related to the educational practices due to the lack of scientifical and ecological knowledge related to the environmental issues. In addition, it signals the challenge that the interdisciplinary approach in environmental education brings to the teaching area and the possibilities achieved by including Ecological and scientific literacy in the school curriculum.application/pdfporEducação ambientalEnsino de ciênciasEcologiaSustentabilidadeAlfabetização científicaCurrículoSustainable schoolsCurriculumEnvironmental educationScience educationScientific literacyEcological literacyEco-scientific literacyAlfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115494.pdf.txt001115494.pdf.txtExtracted Texttext/plain542562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210509/2/001115494.pdf.txt1a4c0d7d1a561ea091ed9b94aa535b11MD52ORIGINAL001115494.pdfTexto completoapplication/pdf28888747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210509/1/001115494.pdfee97ac9b44ffe633fe1c2cbe5e94cabdMD5110183/2105092021-05-07 04:35:03.720806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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