Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kretzer, Cláudia [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182071
Resumo: O presente estudo tem como foco de compreensão a relação matéria-corpo-percepção concebida não só do ponto de vista artístico, mas também sob a ótica da filosofia e de outras ciências. Por esta razão, busca-se fundamentar científica e artisticamente as concepções de matéria-corpo-percepção como princípios a permitir vislumbrar novos entendimentos sobre arte, ciência e educação. Assim, apoia-se nas produções contundentes dos pensadores Gaston Bachelard (1884-1962), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e Michel Foucault (1926-1984) na construção do arcabouço teórico-artístico desta investigação, com o objetivo central de redimensionar o caráter de cientificidade aos conceitos de matéria-corpo-percepção na criação artística. Toma-se, então, parte dos dados obtidos nos estudos anteriormente desenvolvidos no mestrado e recorre-se aos momentos de suspensão e reflexão para rever, ampliar e formular hermeneuticamente a práxis artística. Nesse sentido, o estudo compreende que a discussão epistemológica fomentada pelos filósofos a respeito da matéria-corpo-percepção constitui-se em linguagens e expressões relevantes à crítica e à reflexão de si e de mundo, e no que tange à criação estética a sustentar a assimilação dialética da realidade corpórea; questões que ‘desestabilizam’ o saber pré-concebido e nos permitem reflexionar em direção a uma “nova pedagogia”.
id UNSP_77939d2568a493e4c1ded958d9debcab
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182071
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educaçãoMatter-body-perception in artistic and scientific creation: conceptions for art, science and educationMatéria-corpo-percepçãoArteCiênciaEducaçãoCriaçãoMatter-body-perceptionArtScienceEducationCreationMateria-cuerpo-percepciónEducaciónCreaciónO presente estudo tem como foco de compreensão a relação matéria-corpo-percepção concebida não só do ponto de vista artístico, mas também sob a ótica da filosofia e de outras ciências. Por esta razão, busca-se fundamentar científica e artisticamente as concepções de matéria-corpo-percepção como princípios a permitir vislumbrar novos entendimentos sobre arte, ciência e educação. Assim, apoia-se nas produções contundentes dos pensadores Gaston Bachelard (1884-1962), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e Michel Foucault (1926-1984) na construção do arcabouço teórico-artístico desta investigação, com o objetivo central de redimensionar o caráter de cientificidade aos conceitos de matéria-corpo-percepção na criação artística. Toma-se, então, parte dos dados obtidos nos estudos anteriormente desenvolvidos no mestrado e recorre-se aos momentos de suspensão e reflexão para rever, ampliar e formular hermeneuticamente a práxis artística. Nesse sentido, o estudo compreende que a discussão epistemológica fomentada pelos filósofos a respeito da matéria-corpo-percepção constitui-se em linguagens e expressões relevantes à crítica e à reflexão de si e de mundo, e no que tange à criação estética a sustentar a assimilação dialética da realidade corpórea; questões que ‘desestabilizam’ o saber pré-concebido e nos permitem reflexionar em direção a uma “nova pedagogia”.The present study has a comprehension focus on the relation between matter-body-perception conceived not only from the artistic point of view, but also from the perspective of philosophy and other sciences. For this reason, we seek to scientifically and artistically underpin the conceptions of matter-body-perception as principles that allow us to glimpse new understandings about art, science and education. Accordingly, it is based on the striking productions of the thinkers Gaston Bachelard (1884-1962), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) and Michel Foucault (1926-1984) in the theoretical-artistic framework construction of this research, with the central objective of resize the scientificity profile to the concepts of matter-body-perception in the artistic creation. It is take, so, part of the data obtained in the previously studies developed in the master's degree and it is invoked the moments of suspension and reflection to review, expand and formulate hermeneutically the artistic praxis. In this sense, the study understands that the epistemological discussion fostered by philosophers regarding matter-body-perception is constituted in languages and expressions relevant to the criticism and reflection of oneself and of the world, and with regard to the aesthetic creation to sustain the dialectical assimilation of corporeal reality; issues that 'destabilize' preconceived knowledge and allow us to reflect on a 'new pedagogy'.El presente estudio tiene como meta de comprensión la relación materiacuerpo-percepción concebida no solo desde el punto de vista artístico, sino también bajo la óptica de la filosofía y de otras ciencias. Por esta razón se busca fundamentar científica y artísticamente las concepciones de materia-cuerpopercepción como principios a permitir vislumbrar nuevos entendimientos sobre el arte, la ciencia y la educación. De este modo se apoya en las contundentes producciones de los pensadores Gaston Bachelard (1884 - 1962), Maurice MerleauPonty (1908 - 1961) y Michel Foucault (1926 - 1984) en la construcción del marco teórico-artístico de esta investigación con el objetivo central de redimensionar el carácter de cientificidad a los conceptos de materia-cuerpo-percepción en la creación artística. Para ello se ha empleado parte de los datos obtenidos en los estudios previamente desarrollados en la maestría y se recurre a los momentos de suspensión y reflexión para rever, ampliar y formular hermenéuticamente la praxis artística. De este modo, el estudio comprende que la discusión epistemológica fomentada por los filósofos con respecto a materia-cuerpo-percepción se constituye en lenguajes y expresiones relevantes a la crítica y la reflexión de si y del mundo en lo que se refiere a la creación estética a sostener la asimilación dialéctica de la realidad corpórea; cuestiones que desestabilizan el saber preconcebido y nos permite ampliar las reflexiones hacia una “nueva pedagogía”.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kretzer, Cláudia [UNESP]2019-05-20T12:47:12Z2019-05-20T12:47:12Z2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18207100091670833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-09T06:08:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:20.665554Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
Matter-body-perception in artistic and scientific creation: conceptions for art, science and education
title Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
spellingShingle Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
Kretzer, Cláudia [UNESP]
Matéria-corpo-percepção
Arte
Ciência
Educação
Criação
Matter-body-perception
Art
Science
Education
Creation
Materia-cuerpo-percepción
Educación
Creación
title_short Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
title_full Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
title_fullStr Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
title_full_unstemmed Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
title_sort Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
author Kretzer, Cláudia [UNESP]
author_facet Kretzer, Cláudia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kretzer, Cláudia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matéria-corpo-percepção
Arte
Ciência
Educação
Criação
Matter-body-perception
Art
Science
Education
Creation
Materia-cuerpo-percepción
Educación
Creación
topic Matéria-corpo-percepção
Arte
Ciência
Educação
Criação
Matter-body-perception
Art
Science
Education
Creation
Materia-cuerpo-percepción
Educación
Creación
description O presente estudo tem como foco de compreensão a relação matéria-corpo-percepção concebida não só do ponto de vista artístico, mas também sob a ótica da filosofia e de outras ciências. Por esta razão, busca-se fundamentar científica e artisticamente as concepções de matéria-corpo-percepção como princípios a permitir vislumbrar novos entendimentos sobre arte, ciência e educação. Assim, apoia-se nas produções contundentes dos pensadores Gaston Bachelard (1884-1962), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e Michel Foucault (1926-1984) na construção do arcabouço teórico-artístico desta investigação, com o objetivo central de redimensionar o caráter de cientificidade aos conceitos de matéria-corpo-percepção na criação artística. Toma-se, então, parte dos dados obtidos nos estudos anteriormente desenvolvidos no mestrado e recorre-se aos momentos de suspensão e reflexão para rever, ampliar e formular hermeneuticamente a práxis artística. Nesse sentido, o estudo compreende que a discussão epistemológica fomentada pelos filósofos a respeito da matéria-corpo-percepção constitui-se em linguagens e expressões relevantes à crítica e à reflexão de si e de mundo, e no que tange à criação estética a sustentar a assimilação dialética da realidade corpórea; questões que ‘desestabilizam’ o saber pré-concebido e nos permitem reflexionar em direção a uma “nova pedagogia”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20T12:47:12Z
2019-05-20T12:47:12Z
2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182071
000916708
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/182071
identifier_str_mv 000916708
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128772236378112