Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182071 |
Resumo: | O presente estudo tem como foco de compreensão a relação matéria-corpo-percepção concebida não só do ponto de vista artístico, mas também sob a ótica da filosofia e de outras ciências. Por esta razão, busca-se fundamentar científica e artisticamente as concepções de matéria-corpo-percepção como princípios a permitir vislumbrar novos entendimentos sobre arte, ciência e educação. Assim, apoia-se nas produções contundentes dos pensadores Gaston Bachelard (1884-1962), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e Michel Foucault (1926-1984) na construção do arcabouço teórico-artístico desta investigação, com o objetivo central de redimensionar o caráter de cientificidade aos conceitos de matéria-corpo-percepção na criação artística. Toma-se, então, parte dos dados obtidos nos estudos anteriormente desenvolvidos no mestrado e recorre-se aos momentos de suspensão e reflexão para rever, ampliar e formular hermeneuticamente a práxis artística. Nesse sentido, o estudo compreende que a discussão epistemológica fomentada pelos filósofos a respeito da matéria-corpo-percepção constitui-se em linguagens e expressões relevantes à crítica e à reflexão de si e de mundo, e no que tange à criação estética a sustentar a assimilação dialética da realidade corpórea; questões que ‘desestabilizam’ o saber pré-concebido e nos permitem reflexionar em direção a uma “nova pedagogia”. |
id |
UNSP_77939d2568a493e4c1ded958d9debcab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182071 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educaçãoMatter-body-perception in artistic and scientific creation: conceptions for art, science and educationMatéria-corpo-percepçãoArteCiênciaEducaçãoCriaçãoMatter-body-perceptionArtScienceEducationCreationMateria-cuerpo-percepciónEducaciónCreaciónO presente estudo tem como foco de compreensão a relação matéria-corpo-percepção concebida não só do ponto de vista artístico, mas também sob a ótica da filosofia e de outras ciências. Por esta razão, busca-se fundamentar científica e artisticamente as concepções de matéria-corpo-percepção como princípios a permitir vislumbrar novos entendimentos sobre arte, ciência e educação. Assim, apoia-se nas produções contundentes dos pensadores Gaston Bachelard (1884-1962), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e Michel Foucault (1926-1984) na construção do arcabouço teórico-artístico desta investigação, com o objetivo central de redimensionar o caráter de cientificidade aos conceitos de matéria-corpo-percepção na criação artística. Toma-se, então, parte dos dados obtidos nos estudos anteriormente desenvolvidos no mestrado e recorre-se aos momentos de suspensão e reflexão para rever, ampliar e formular hermeneuticamente a práxis artística. Nesse sentido, o estudo compreende que a discussão epistemológica fomentada pelos filósofos a respeito da matéria-corpo-percepção constitui-se em linguagens e expressões relevantes à crítica e à reflexão de si e de mundo, e no que tange à criação estética a sustentar a assimilação dialética da realidade corpórea; questões que ‘desestabilizam’ o saber pré-concebido e nos permitem reflexionar em direção a uma “nova pedagogia”.The present study has a comprehension focus on the relation between matter-body-perception conceived not only from the artistic point of view, but also from the perspective of philosophy and other sciences. For this reason, we seek to scientifically and artistically underpin the conceptions of matter-body-perception as principles that allow us to glimpse new understandings about art, science and education. Accordingly, it is based on the striking productions of the thinkers Gaston Bachelard (1884-1962), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) and Michel Foucault (1926-1984) in the theoretical-artistic framework construction of this research, with the central objective of resize the scientificity profile to the concepts of matter-body-perception in the artistic creation. It is take, so, part of the data obtained in the previously studies developed in the master's degree and it is invoked the moments of suspension and reflection to review, expand and formulate hermeneutically the artistic praxis. In this sense, the study understands that the epistemological discussion fostered by philosophers regarding matter-body-perception is constituted in languages and expressions relevant to the criticism and reflection of oneself and of the world, and with regard to the aesthetic creation to sustain the dialectical assimilation of corporeal reality; issues that 'destabilize' preconceived knowledge and allow us to reflect on a 'new pedagogy'.El presente estudio tiene como meta de comprensión la relación materiacuerpo-percepción concebida no solo desde el punto de vista artístico, sino también bajo la óptica de la filosofía y de otras ciencias. Por esta razón se busca fundamentar científica y artísticamente las concepciones de materia-cuerpopercepción como principios a permitir vislumbrar nuevos entendimientos sobre el arte, la ciencia y la educación. De este modo se apoya en las contundentes producciones de los pensadores Gaston Bachelard (1884 - 1962), Maurice MerleauPonty (1908 - 1961) y Michel Foucault (1926 - 1984) en la construcción del marco teórico-artístico de esta investigación con el objetivo central de redimensionar el carácter de cientificidad a los conceptos de materia-cuerpo-percepción en la creación artística. Para ello se ha empleado parte de los datos obtenidos en los estudios previamente desarrollados en la maestría y se recurre a los momentos de suspensión y reflexión para rever, ampliar y formular hermenéuticamente la praxis artística. De este modo, el estudio comprende que la discusión epistemológica fomentada por los filósofos con respecto a materia-cuerpo-percepción se constituye en lenguajes y expresiones relevantes a la crítica y la reflexión de si y del mundo en lo que se refiere a la creación estética a sostener la asimilación dialéctica de la realidad corpórea; cuestiones que desestabilizan el saber preconcebido y nos permite ampliar las reflexiones hacia una “nueva pedagogía”.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kretzer, Cláudia [UNESP]2019-05-20T12:47:12Z2019-05-20T12:47:12Z2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18207100091670833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-09T06:08:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:20.665554Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação Matter-body-perception in artistic and scientific creation: conceptions for art, science and education |
title |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação |
spellingShingle |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação Kretzer, Cláudia [UNESP] Matéria-corpo-percepção Arte Ciência Educação Criação Matter-body-perception Art Science Education Creation Materia-cuerpo-percepción Educación Creación |
title_short |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação |
title_full |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação |
title_fullStr |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação |
title_full_unstemmed |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação |
title_sort |
Matéria-corpo-percepção na criação artística e científica: concepções para arte, ciência e educação |
author |
Kretzer, Cláudia [UNESP] |
author_facet |
Kretzer, Cláudia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palma Filho, João Cardoso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kretzer, Cláudia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matéria-corpo-percepção Arte Ciência Educação Criação Matter-body-perception Art Science Education Creation Materia-cuerpo-percepción Educación Creación |
topic |
Matéria-corpo-percepção Arte Ciência Educação Criação Matter-body-perception Art Science Education Creation Materia-cuerpo-percepción Educación Creación |
description |
O presente estudo tem como foco de compreensão a relação matéria-corpo-percepção concebida não só do ponto de vista artístico, mas também sob a ótica da filosofia e de outras ciências. Por esta razão, busca-se fundamentar científica e artisticamente as concepções de matéria-corpo-percepção como princípios a permitir vislumbrar novos entendimentos sobre arte, ciência e educação. Assim, apoia-se nas produções contundentes dos pensadores Gaston Bachelard (1884-1962), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e Michel Foucault (1926-1984) na construção do arcabouço teórico-artístico desta investigação, com o objetivo central de redimensionar o caráter de cientificidade aos conceitos de matéria-corpo-percepção na criação artística. Toma-se, então, parte dos dados obtidos nos estudos anteriormente desenvolvidos no mestrado e recorre-se aos momentos de suspensão e reflexão para rever, ampliar e formular hermeneuticamente a práxis artística. Nesse sentido, o estudo compreende que a discussão epistemológica fomentada pelos filósofos a respeito da matéria-corpo-percepção constitui-se em linguagens e expressões relevantes à crítica e à reflexão de si e de mundo, e no que tange à criação estética a sustentar a assimilação dialética da realidade corpórea; questões que ‘desestabilizam’ o saber pré-concebido e nos permitem reflexionar em direção a uma “nova pedagogia”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20T12:47:12Z 2019-05-20T12:47:12Z 2019-03-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182071 000916708 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182071 |
identifier_str_mv |
000916708 33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128772236378112 |