Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sabrina Lacerda da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198966
Resumo: O objetivo deste trabalho é narrar Os saberes no campo da educação: histórias de uma educandeira, a partir de experiências de ensino ou de educação e onde a interseção acontece na vida da narradora. A história será contada no formato de narrativa autobiográfica. A análise temática e a hermenêutica – dialética serão os meios de organização e interpretação das informações. Após leitura exaustiva das memórias emergiram seis categorias que foram sustentadas por referenciais teóricos em educação e foram as seguintes: Mas, afinal o que é cotidiano? Cotidiano do trabalho, Onde é o lugar das pessoas na educação, Finalmente Professora? Educação permanente em saúde, Políticas Públicas sobre a urgência e emergência no Brasil, O que fazer até o SAMU chegar, e, Vida de educandeira. No mestrado profissional, além de um documento para apresentar uma análise de algum tema, o aluno deve produzir produtos que respondam à necessidades da educação/ensino na saúde. Os produtos foram divididos em oriundos da história de vida e os que surgiram a partir do mestrado. A elaboração das considerações finais, foi o momento de maior desafio desta dissertação, pois não visualizo um ponto final no meu envolvimento com ensino na saúde, apenas uma pausa reflexiva para retomar práticas educativas.
id URGS_53b7d9a90482649f016a4e782c87753e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198966
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Sabrina Lacerda daMachado, Carmen Lúcia Bezerra2019-09-07T02:33:40Z2019http://hdl.handle.net/10183/198966001097923O objetivo deste trabalho é narrar Os saberes no campo da educação: histórias de uma educandeira, a partir de experiências de ensino ou de educação e onde a interseção acontece na vida da narradora. A história será contada no formato de narrativa autobiográfica. A análise temática e a hermenêutica – dialética serão os meios de organização e interpretação das informações. Após leitura exaustiva das memórias emergiram seis categorias que foram sustentadas por referenciais teóricos em educação e foram as seguintes: Mas, afinal o que é cotidiano? Cotidiano do trabalho, Onde é o lugar das pessoas na educação, Finalmente Professora? Educação permanente em saúde, Políticas Públicas sobre a urgência e emergência no Brasil, O que fazer até o SAMU chegar, e, Vida de educandeira. No mestrado profissional, além de um documento para apresentar uma análise de algum tema, o aluno deve produzir produtos que respondam à necessidades da educação/ensino na saúde. Os produtos foram divididos em oriundos da história de vida e os que surgiram a partir do mestrado. A elaboração das considerações finais, foi o momento de maior desafio desta dissertação, pois não visualizo um ponto final no meu envolvimento com ensino na saúde, apenas uma pausa reflexiva para retomar práticas educativas.The objective of this work is to narrate The knowledge in the field of education: stories of a female student, from experiences of teaching or education and where the intersection happens in the life of the narrator. The story will be told in the autobiographical narrative format. Thematic analysis and hermeneutics – dialectics will be the means of organizing and interpreting information. After exhaustive reading of the memories emerged six categories that were supported by theoretical references in education and were as follows: But, after all, what is everyday? Everyday work, Where is the people place in education, Finally Teacher? Permanent education in health, Public policies on urgency and emergency in Brazil, What to do until SAMU arrives, and, Vida de educandeira. In the professional master's degree, besides a document to present an analysis of some subject, the student must produce products that respond to the needs of the education / teaching in the health. The products were divided into life history and those that emerged from the master's degree. The elaboration of the final considerations was the most challenging moment of this dissertation, because I do not see an end point in my involvement with health education, only a reflexive pause to resume educational practices.El objetivo de este trabajo es narrar los saberes en el campo de la educación: historias de una educadora, a partir de experiencias de enseñanza o de educación y donde la intersección ocurre en la vida de la narradora. La historia será contada en el formato de narrativa autobiográfica. El análisis temático y la hermenéutica - dialéctica serán los medios de organización e interpretación de las informaciones. Después de una lectura exhaustiva de las memorias surgieron seis categorías que fueron sostenidas por referenciales teóricos en educación y fueron las siguientes: ¿Pero, después de todo lo que es cotidiano? Cotidiano del trabajo, Donde es el lugar de las personas en la educación, Finalmente Profesora? Educación permanente en salud, Políticas Públicas sobre la urgencia y emergencia en Brasil, Qué hacer hasta que el SAMU llegue, y, Vida de educadora. En el máster profesional, además de un documento para presentar un análisis de algún tema, el alumno debe producir productos que respondan a las necesidades de la educación / enseñanza en la salud. Los productos se dividieron en la historia de la vida y los que surgieron a partir de la maestría. La elaboración de las consideraciones finales, fue el momento de mayor desafío de esta disertación, pues no veo un punto final en mi implicación con enseñanza en la salud, apenas una pausa reflexiva para retomar prácticas educativas.application/pdfporEnsinoServiços médicos de emergênciaEducação em saúdeHealth teachin,Health educationEmergency and urgency educationEnseñanza en saludEducación y saludEnseñanza de urgencia y emergencia en saludOs saberes no campo da educação : histórias de uma educandeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097923.pdf.txt001097923.pdf.txtExtracted Texttext/plain201753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198966/2/001097923.pdf.txtc1bad096a651725df69a7b70e63a39c2MD52ORIGINAL001097923.pdfTexto completoapplication/pdf2292166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198966/1/001097923.pdfe4e518605f5800a24c753843dece640cMD5110183/1989662022-09-01 05:01:28.454043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-01T08:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira
title Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira
spellingShingle Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira
Silva, Sabrina Lacerda da
Ensino
Serviços médicos de emergência
Educação em saúde
Health teachin,
Health education
Emergency and urgency education
Enseñanza en salud
Educación y salud
Enseñanza de urgencia y emergencia en salud
title_short Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira
title_full Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira
title_fullStr Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira
title_full_unstemmed Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira
title_sort Os saberes no campo da educação : histórias de uma educandeira
author Silva, Sabrina Lacerda da
author_facet Silva, Sabrina Lacerda da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sabrina Lacerda da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Serviços médicos de emergência
Educação em saúde
topic Ensino
Serviços médicos de emergência
Educação em saúde
Health teachin,
Health education
Emergency and urgency education
Enseñanza en salud
Educación y salud
Enseñanza de urgencia y emergencia en salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Health teachin,
Health education
Emergency and urgency education
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza en salud
Educación y salud
Enseñanza de urgencia y emergencia en salud
description O objetivo deste trabalho é narrar Os saberes no campo da educação: histórias de uma educandeira, a partir de experiências de ensino ou de educação e onde a interseção acontece na vida da narradora. A história será contada no formato de narrativa autobiográfica. A análise temática e a hermenêutica – dialética serão os meios de organização e interpretação das informações. Após leitura exaustiva das memórias emergiram seis categorias que foram sustentadas por referenciais teóricos em educação e foram as seguintes: Mas, afinal o que é cotidiano? Cotidiano do trabalho, Onde é o lugar das pessoas na educação, Finalmente Professora? Educação permanente em saúde, Políticas Públicas sobre a urgência e emergência no Brasil, O que fazer até o SAMU chegar, e, Vida de educandeira. No mestrado profissional, além de um documento para apresentar uma análise de algum tema, o aluno deve produzir produtos que respondam à necessidades da educação/ensino na saúde. Os produtos foram divididos em oriundos da história de vida e os que surgiram a partir do mestrado. A elaboração das considerações finais, foi o momento de maior desafio desta dissertação, pois não visualizo um ponto final no meu envolvimento com ensino na saúde, apenas uma pausa reflexiva para retomar práticas educativas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-07T02:33:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198966
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097923
url http://hdl.handle.net/10183/198966
identifier_str_mv 001097923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198966/2/001097923.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198966/1/001097923.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1bad096a651725df69a7b70e63a39c2
e4e518605f5800a24c753843dece640c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085496117788672