A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17432 |
Resumo: | O objetivo desta Tese é analisar a efetividade de feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem em um de curso superior a distância na área de Computação. A análise se deu a partir do desenvolvimento de um estudo de caso. O caso estudado constituiu-se da observação de registros provenientes da interação de alunos com uma ferramenta para a exercitação da construção de algoritmos em um curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância. Comparamos os registros de feedbacks fornecidos pela ferramenta com o alcance do objetivo do aluno em construir um algoritmo sem erros de sintaxe verificados em tempo de execução. Conjuntamente analisamos o projeto pedagógico do curso que, à época deste estudo, atendia aproximadamente cinco mil alunos dispersos no território nacional. Para a análise e a discussão dos dados coletados foi construída uma fundamentação teórica tratando sobre educação a distância, avaliação e mediação da aprendizagem. A partir dos resultados de testes estatísticos de significância e correlação analisamos, dentro das condições de comunicação, estrutura e autonomia do curso, a efetividade dos feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem dos alunos. Entre os principais resultados destacamos a constatação de que os feedbacks informatizados apresentam forte correlação com a auto-regulação da aprendizagem, no entanto, não podem ser apontados como causa direta de tal auto-regulação. Esperamos que esta Tese possa contribuir para a criação de recursos e sistemas informatizados capazes de ajudar estudantes a assumirem papéis mais ativos e determinantes nos seus próprios processos de aprendizagem, sobretudo, em cursos a distância. |
id |
URGS_53c022fada83b47c56a3973a369aac71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17432 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Máximo, Luis FernandoBarone, Dante Augusto CoutoCarvalho, Marie Jane Soares2009-10-14T04:17:10Z2009http://hdl.handle.net/10183/17432000716255O objetivo desta Tese é analisar a efetividade de feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem em um de curso superior a distância na área de Computação. A análise se deu a partir do desenvolvimento de um estudo de caso. O caso estudado constituiu-se da observação de registros provenientes da interação de alunos com uma ferramenta para a exercitação da construção de algoritmos em um curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância. Comparamos os registros de feedbacks fornecidos pela ferramenta com o alcance do objetivo do aluno em construir um algoritmo sem erros de sintaxe verificados em tempo de execução. Conjuntamente analisamos o projeto pedagógico do curso que, à época deste estudo, atendia aproximadamente cinco mil alunos dispersos no território nacional. Para a análise e a discussão dos dados coletados foi construída uma fundamentação teórica tratando sobre educação a distância, avaliação e mediação da aprendizagem. A partir dos resultados de testes estatísticos de significância e correlação analisamos, dentro das condições de comunicação, estrutura e autonomia do curso, a efetividade dos feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem dos alunos. Entre os principais resultados destacamos a constatação de que os feedbacks informatizados apresentam forte correlação com a auto-regulação da aprendizagem, no entanto, não podem ser apontados como causa direta de tal auto-regulação. Esperamos que esta Tese possa contribuir para a criação de recursos e sistemas informatizados capazes de ajudar estudantes a assumirem papéis mais ativos e determinantes nos seus próprios processos de aprendizagem, sobretudo, em cursos a distância.The aim of this Thesis is analyzing the effectiveness of computerized feedback on self-regulation of learning in a distance education course of computation. The analysis was developed from a case study. The case study was developed from the observation of the students interactions with a tool for algorithms construction in a distance education course of Technology in Development and Systems Analysis. The records of feedback provided by the tool were compared with the reach of the student's goal in construct an algorithm with no runtime syntax errors. It was analyzed too the pedagogical project of the course that at the time of this study had approximately five thousand students scattered in the national territory. For analysis and discussion of the collected data was built a theoretical basis addressing distance education, assessment and mediation of learning. From the results of statistical tests of significance and correlation we analyzed within the conditions of communication, structure and autonomy of the course, the effectiveness of computerized feedback on self-regulation of students' learning. Among the key findings highlight the fact that the feedback systems have strong correlation with self-regulation of learning, however, can not be described as direct cause of such self-regulation. We hope that this thesis may contribute to the creation of resources and systems capable of helping students to take more active and decisive roles in their own learning processes especially in the distance courses.application/pdfporEnsino a distânciaAvaliação da aprendizagemInformática na educaçãoDistance educationSelf-regulation of learningComputerized feedbackComputers in educationA efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000716255.pdf000716255.pdfTexto completoapplication/pdf1899491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17432/1/000716255.pdf2010c274ee91ea95f5b359d6bf07456cMD51TEXT000716255.pdf.txt000716255.pdf.txtExtracted Texttext/plain229748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17432/2/000716255.pdf.txt536cfe74926384ead17521fd4bb9981eMD52THUMBNAIL000716255.pdf.jpg000716255.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17432/3/000716255.pdf.jpg023f0504c36deb4c1896fae7d843775cMD5310183/174322021-12-06 05:41:27.330888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação |
title |
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação |
spellingShingle |
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação Máximo, Luis Fernando Ensino a distância Avaliação da aprendizagem Informática na educação Distance education Self-regulation of learning Computerized feedback Computers in education |
title_short |
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação |
title_full |
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação |
title_fullStr |
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação |
title_full_unstemmed |
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação |
title_sort |
A efetividade de feedbacks informatizados sobre a autoregulação da aprendizagem em cursos a distância : um estudo de caso na área da computação |
author |
Máximo, Luis Fernando |
author_facet |
Máximo, Luis Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Máximo, Luis Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barone, Dante Augusto Couto |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Carvalho, Marie Jane Soares |
contributor_str_mv |
Barone, Dante Augusto Couto Carvalho, Marie Jane Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Avaliação da aprendizagem Informática na educação |
topic |
Ensino a distância Avaliação da aprendizagem Informática na educação Distance education Self-regulation of learning Computerized feedback Computers in education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Self-regulation of learning Computerized feedback Computers in education |
description |
O objetivo desta Tese é analisar a efetividade de feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem em um de curso superior a distância na área de Computação. A análise se deu a partir do desenvolvimento de um estudo de caso. O caso estudado constituiu-se da observação de registros provenientes da interação de alunos com uma ferramenta para a exercitação da construção de algoritmos em um curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância. Comparamos os registros de feedbacks fornecidos pela ferramenta com o alcance do objetivo do aluno em construir um algoritmo sem erros de sintaxe verificados em tempo de execução. Conjuntamente analisamos o projeto pedagógico do curso que, à época deste estudo, atendia aproximadamente cinco mil alunos dispersos no território nacional. Para a análise e a discussão dos dados coletados foi construída uma fundamentação teórica tratando sobre educação a distância, avaliação e mediação da aprendizagem. A partir dos resultados de testes estatísticos de significância e correlação analisamos, dentro das condições de comunicação, estrutura e autonomia do curso, a efetividade dos feedbacks informatizados sobre a auto-regulação da aprendizagem dos alunos. Entre os principais resultados destacamos a constatação de que os feedbacks informatizados apresentam forte correlação com a auto-regulação da aprendizagem, no entanto, não podem ser apontados como causa direta de tal auto-regulação. Esperamos que esta Tese possa contribuir para a criação de recursos e sistemas informatizados capazes de ajudar estudantes a assumirem papéis mais ativos e determinantes nos seus próprios processos de aprendizagem, sobretudo, em cursos a distância. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-14T04:17:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17432 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000716255 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17432 |
identifier_str_mv |
000716255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17432/1/000716255.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17432/2/000716255.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17432/3/000716255.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2010c274ee91ea95f5b359d6bf07456c 536cfe74926384ead17521fd4bb9981e 023f0504c36deb4c1896fae7d843775c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085156134846464 |