Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262229 |
Resumo: | A presente dissertação constitui se nem estudo analítico crítico que busca clarificar como se dá o processo de formação disciplinar das enfermeiras descrevendo as técnicas/táticas disciplinares presentes na formação discursiva deste processo. O trabalho apóia se fundamentalmente em Foucault e, em especial, na terceira parte de sua obra "Vigiar e Punir", que trata do poder disciplinar. Para buscar respostas à questão norteadora desta pesquisa, além do resgate à história, realizou se entrevistas semi estruturadas em três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul com 2 docentes enfermeiras, 11 estudantes e 12 enfermeiras egressas. A c onstrução das categorias foi articulando se de forma entrecruzada, como fios visíveis e invisíveis, que interpretravam se como num diagrama, tornando possível demonstrar que a disciplinarização das enfermeiras pode se dar através da dominação dos seus corp os pelo medo mediante a normalização, pelo controle do tempo, pela padronização das técnicas, pela ênfase na minuciosidade e no perfeccionismo, pelo olhar disciplinar, pelas sanções disciplinares e através do exame. O trabalho levanta questões mostrando o quanto antes este poder que disciplina é o mesmo poder que permite a formação do contra poder. |
id |
URGS_5410d3c8121f67c00186b638c59808f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262229 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lunardi, Valéria LerchMedeiros, Marilú Fontoura de2023-07-15T03:28:14Z1994http://hdl.handle.net/10183/262229000092636A presente dissertação constitui se nem estudo analítico crítico que busca clarificar como se dá o processo de formação disciplinar das enfermeiras descrevendo as técnicas/táticas disciplinares presentes na formação discursiva deste processo. O trabalho apóia se fundamentalmente em Foucault e, em especial, na terceira parte de sua obra "Vigiar e Punir", que trata do poder disciplinar. Para buscar respostas à questão norteadora desta pesquisa, além do resgate à história, realizou se entrevistas semi estruturadas em três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul com 2 docentes enfermeiras, 11 estudantes e 12 enfermeiras egressas. A c onstrução das categorias foi articulando se de forma entrecruzada, como fios visíveis e invisíveis, que interpretravam se como num diagrama, tornando possível demonstrar que a disciplinarização das enfermeiras pode se dar através da dominação dos seus corp os pelo medo mediante a normalização, pelo controle do tempo, pela padronização das técnicas, pela ênfase na minuciosidade e no perfeccionismo, pelo olhar disciplinar, pelas sanções disciplinares e através do exame. O trabalho levanta questões mostrando o quanto antes este poder que disciplina é o mesmo poder que permite a formação do contra poder.The present work is an analytical critical study that aims at clarifying how the process of disciplinary formation of nurses occurs, by describing the disciplinary techniques/tatics of the discursive formation of this process. The study is based fundamentally on Foucault, specially on the third part of "Vigiar e Punir" (Discipline and Punish), that approaches the disciplinary power. In order to search for answers to the basic question of this study, besides the historical survey semi structured inquires were conducted within three nursing courses of public universities in Rio Grande do Sul State: 25 professor nurses, 11 students and 25 graduate nurses w ere inquired. The construction of categories was structured in an intersected manner, by visible and invisible lines that interpenetrate as in a diagram, enabling to show that the disciplinarization of nurses can be done through normalization, time control , standardization of techniques, emphasis on meticulosity sanctions and by examinations. The work approaches questions showing how much the power that disciplines is the same that allows the formation of the counter power.application/pdfporEducação em enfermagemDisciplinaEnfermagem : GraduaçãoPoderFios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1994mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000092636.pdf.txt000092636.pdf.txtExtracted Texttext/plain519866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262229/2/000092636.pdf.txta45a74260fd106bc217f050ef286dbecMD52ORIGINAL000092636.pdfTexto completoapplication/pdf22219175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262229/1/000092636.pdf6ef8c1b38e2af47054cc0443722cb7bfMD5110183/2622292023-07-19 03:40:42.9809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-19T06:40:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira |
title |
Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira |
spellingShingle |
Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira Lunardi, Valéria Lerch Educação em enfermagem Disciplina Enfermagem : Graduação Poder |
title_short |
Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira |
title_full |
Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira |
title_fullStr |
Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira |
title_full_unstemmed |
Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira |
title_sort |
Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira |
author |
Lunardi, Valéria Lerch |
author_facet |
Lunardi, Valéria Lerch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunardi, Valéria Lerch |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Marilú Fontoura de |
contributor_str_mv |
Medeiros, Marilú Fontoura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Disciplina Enfermagem : Graduação Poder |
topic |
Educação em enfermagem Disciplina Enfermagem : Graduação Poder |
description |
A presente dissertação constitui se nem estudo analítico crítico que busca clarificar como se dá o processo de formação disciplinar das enfermeiras descrevendo as técnicas/táticas disciplinares presentes na formação discursiva deste processo. O trabalho apóia se fundamentalmente em Foucault e, em especial, na terceira parte de sua obra "Vigiar e Punir", que trata do poder disciplinar. Para buscar respostas à questão norteadora desta pesquisa, além do resgate à história, realizou se entrevistas semi estruturadas em três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul com 2 docentes enfermeiras, 11 estudantes e 12 enfermeiras egressas. A c onstrução das categorias foi articulando se de forma entrecruzada, como fios visíveis e invisíveis, que interpretravam se como num diagrama, tornando possível demonstrar que a disciplinarização das enfermeiras pode se dar através da dominação dos seus corp os pelo medo mediante a normalização, pelo controle do tempo, pela padronização das técnicas, pela ênfase na minuciosidade e no perfeccionismo, pelo olhar disciplinar, pelas sanções disciplinares e através do exame. O trabalho levanta questões mostrando o quanto antes este poder que disciplina é o mesmo poder que permite a formação do contra poder. |
publishDate |
1994 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1994 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-15T03:28:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262229 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000092636 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262229 |
identifier_str_mv |
000092636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262229/2/000092636.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262229/1/000092636.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a45a74260fd106bc217f050ef286dbec 6ef8c1b38e2af47054cc0443722cb7bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085622680911872 |