Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Valéria Lerch
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262229
Resumo: A presente dissertação constitui se nem estudo analítico crítico que busca clarificar como se dá o processo de formação disciplinar das enfermeiras descrevendo as técnicas/táticas disciplinares presentes na formação discursiva deste processo. O trabalho apóia se fundamentalmente em Foucault e, em especial, na terceira parte de sua obra "Vigiar e Punir", que trata do poder disciplinar. Para buscar respostas à questão norteadora desta pesquisa, além do resgate à história, realizou se entrevistas semi estruturadas em três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul com 2 docentes enfermeiras, 11 estudantes e 12 enfermeiras egressas. A c onstrução das categorias foi articulando se de forma entrecruzada, como fios visíveis e invisíveis, que interpretravam se como num diagrama, tornando possível demonstrar que a disciplinarização das enfermeiras pode se dar através da dominação dos seus corp os pelo medo mediante a normalização, pelo controle do tempo, pela padronização das técnicas, pela ênfase na minuciosidade e no perfeccionismo, pelo olhar disciplinar, pelas sanções disciplinares e através do exame. O trabalho levanta questões mostrando o quanto antes este poder que disciplina é o mesmo poder que permite a formação do contra poder.
id URGS_5410d3c8121f67c00186b638c59808f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262229
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lunardi, Valéria LerchMedeiros, Marilú Fontoura de2023-07-15T03:28:14Z1994http://hdl.handle.net/10183/262229000092636A presente dissertação constitui se nem estudo analítico crítico que busca clarificar como se dá o processo de formação disciplinar das enfermeiras descrevendo as técnicas/táticas disciplinares presentes na formação discursiva deste processo. O trabalho apóia se fundamentalmente em Foucault e, em especial, na terceira parte de sua obra "Vigiar e Punir", que trata do poder disciplinar. Para buscar respostas à questão norteadora desta pesquisa, além do resgate à história, realizou se entrevistas semi estruturadas em três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul com 2 docentes enfermeiras, 11 estudantes e 12 enfermeiras egressas. A c onstrução das categorias foi articulando se de forma entrecruzada, como fios visíveis e invisíveis, que interpretravam se como num diagrama, tornando possível demonstrar que a disciplinarização das enfermeiras pode se dar através da dominação dos seus corp os pelo medo mediante a normalização, pelo controle do tempo, pela padronização das técnicas, pela ênfase na minuciosidade e no perfeccionismo, pelo olhar disciplinar, pelas sanções disciplinares e através do exame. O trabalho levanta questões mostrando o quanto antes este poder que disciplina é o mesmo poder que permite a formação do contra poder.The present work is an analytical critical study that aims at clarifying how the process of disciplinary formation of nurses occurs, by describing the disciplinary techniques/tatics of the discursive formation of this process. The study is based fundamentally on Foucault, specially on the third part of "Vigiar e Punir" (Discipline and Punish), that approaches the disciplinary power. In order to search for answers to the basic question of this study, besides the historical survey semi structured inquires were conducted within three nursing courses of public universities in Rio Grande do Sul State: 25 professor nurses, 11 students and 25 graduate nurses w ere inquired. The construction of categories was structured in an intersected manner, by visible and invisible lines that interpenetrate as in a diagram, enabling to show that the disciplinarization of nurses can be done through normalization, time control , standardization of techniques, emphasis on meticulosity sanctions and by examinations. The work approaches questions showing how much the power that disciplines is the same that allows the formation of the counter power.application/pdfporEducação em enfermagemDisciplinaEnfermagem : GraduaçãoPoderFios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1994mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000092636.pdf.txt000092636.pdf.txtExtracted Texttext/plain519866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262229/2/000092636.pdf.txta45a74260fd106bc217f050ef286dbecMD52ORIGINAL000092636.pdfTexto completoapplication/pdf22219175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262229/1/000092636.pdf6ef8c1b38e2af47054cc0443722cb7bfMD5110183/2622292023-07-19 03:40:42.9809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-19T06:40:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
title Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
spellingShingle Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
Lunardi, Valéria Lerch
Educação em enfermagem
Disciplina
Enfermagem : Graduação
Poder
title_short Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
title_full Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
title_fullStr Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
title_full_unstemmed Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
title_sort Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira
author Lunardi, Valéria Lerch
author_facet Lunardi, Valéria Lerch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunardi, Valéria Lerch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Marilú Fontoura de
contributor_str_mv Medeiros, Marilú Fontoura de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Disciplina
Enfermagem : Graduação
Poder
topic Educação em enfermagem
Disciplina
Enfermagem : Graduação
Poder
description A presente dissertação constitui se nem estudo analítico crítico que busca clarificar como se dá o processo de formação disciplinar das enfermeiras descrevendo as técnicas/táticas disciplinares presentes na formação discursiva deste processo. O trabalho apóia se fundamentalmente em Foucault e, em especial, na terceira parte de sua obra "Vigiar e Punir", que trata do poder disciplinar. Para buscar respostas à questão norteadora desta pesquisa, além do resgate à história, realizou se entrevistas semi estruturadas em três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul com 2 docentes enfermeiras, 11 estudantes e 12 enfermeiras egressas. A c onstrução das categorias foi articulando se de forma entrecruzada, como fios visíveis e invisíveis, que interpretravam se como num diagrama, tornando possível demonstrar que a disciplinarização das enfermeiras pode se dar através da dominação dos seus corp os pelo medo mediante a normalização, pelo controle do tempo, pela padronização das técnicas, pela ênfase na minuciosidade e no perfeccionismo, pelo olhar disciplinar, pelas sanções disciplinares e através do exame. O trabalho levanta questões mostrando o quanto antes este poder que disciplina é o mesmo poder que permite a formação do contra poder.
publishDate 1994
dc.date.issued.fl_str_mv 1994
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-15T03:28:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262229
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000092636
url http://hdl.handle.net/10183/262229
identifier_str_mv 000092636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262229/2/000092636.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262229/1/000092636.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a45a74260fd106bc217f050ef286dbec
6ef8c1b38e2af47054cc0443722cb7bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085622680911872