Proposta de ensino da escrita em uma escola de idiomas : abordagem enunciativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Juliana Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218960
Resumo: Este estudo parte da identificação do fato de que, atualmente, pouco ou insuficiente espaço é dado à escrita em cursos de língua inglesa, o que é preocupante, pois essa é uma das quatro habilidades linguísticas principais para o pleno aprendizado de uma língua adicional. Com base nisso, investigamos as razões pelas quais a escrita acaba sendo preterida em comparação a outras habilidades, como, por exemplo, a fala. Para que pudéssemos compreender, então, quais são os elementos que limitam o ensino de escrita na aula de língua inglesa e de que maneira a escrita acaba por ter o seu ensino limitado, analisamos cinco aspectos relacionados à escrita em inglês em um grupo de nível avançado de uma escola de idiomas: a) a instrução oral dada pelo professor; b) a proposta de produção em primeira versão; c) os bilhetes orientadores elaborados pelo professor; d) a reescrita da primeira produção textual; e e) as entrevistas feitas com os alunos da turma. Com base nesses dados, foi possível constatar que o ensino de escrita em inglês nessa escola é bastante limitador e pouco produtivo para os alunos, o que nos levou a proceder à elaboração de uma proposta para o ensino de escrita em língua inglesa tendo como referencial a teoria da enunciação, que concebe a língua como inerente ao homem e cujo objetivo é o de produzir sentidos a partir da troca, das relações intersubjetivas. Nesse sentido, ancoramos nossas reflexões e nossa proposta principalmente nos conceitos de Émile Benveniste, cuja concepção de linguagem nos leva a construir uma proposta de ensino de escrita que privilegie a subjetividade do aluno e o ajude a compreender e desenvolver de forma competente a escrita, aqui entendida como promotora do diálogo e da interação entre os sujeitos. Assim, fazemos, para o ensino de escrita, uma proposta baseada na junção entre uma sequência didática e um projeto de letramento, de forma a mostrar a importância da escrita no ensino de língua inglesa, bem como a estabelecer um espaço para que ela seja desenvolvida de modo competente como habilidade da língua.
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Para que pudéssemos compreender, então, quais são os elementos que limitam o ensino de escrita na aula de língua inglesa e de que maneira a escrita acaba por ter o seu ensino limitado, analisamos cinco aspectos relacionados à escrita em inglês em um grupo de nível avançado de uma escola de idiomas: a) a instrução oral dada pelo professor; b) a proposta de produção em primeira versão; c) os bilhetes orientadores elaborados pelo professor; d) a reescrita da primeira produção textual; e e) as entrevistas feitas com os alunos da turma. Com base nesses dados, foi possível constatar que o ensino de escrita em inglês nessa escola é bastante limitador e pouco produtivo para os alunos, o que nos levou a proceder à elaboração de uma proposta para o ensino de escrita em língua inglesa tendo como referencial a teoria da enunciação, que concebe a língua como inerente ao homem e cujo objetivo é o de produzir sentidos a partir da troca, das relações intersubjetivas. Nesse sentido, ancoramos nossas reflexões e nossa proposta principalmente nos conceitos de Émile Benveniste, cuja concepção de linguagem nos leva a construir uma proposta de ensino de escrita que privilegie a subjetividade do aluno e o ajude a compreender e desenvolver de forma competente a escrita, aqui entendida como promotora do diálogo e da interação entre os sujeitos. Assim, fazemos, para o ensino de escrita, uma proposta baseada na junção entre uma sequência didática e um projeto de letramento, de forma a mostrar a importância da escrita no ensino de língua inglesa, bem como a estabelecer um espaço para que ela seja desenvolvida de modo competente como habilidade da língua.This study starts from the identification of the fact that, currently, little or insufficient space is given to writing in English language courses, which is worrying, having in mind that this is one of the four main language skills for the full learning of an additional language. Thus, we started to investigate the reasons why writing ends up being neglected at the expense of other skills, such as, for example, speech. So, that we can understand, then, what are the elements that limit the teaching of writing in the English language class and how the writing ends up having its teaching limited, we analyze five aspects related to writing in English in an advanced level group of a language school: a) the oral instruction given by the teacher; b) the first version of the textual production; c) the guidance notes prepared by the teacher; d) the rewriting of the first textual production; and e) interviews with students in the class. From these data, it was possible to verify the teaching of writing in English, in this school, is quite limiting and not very productive for the students, which led us, therefore, to proceed with the elaboration of a proposal for the teaching of writing in English, having as reference the Theory of Enunciation, since we conceive the language as inherent to the man and whose objective is to produce meanings from the exchange, from the intersubjective relations. In this sense, we anchor our reflections and our proposal mainly in the concepts and speech of Émile Benveniste, whose conception of language leads us to build a proposal for teaching writing that privileges the subjectivity of the student and helps oneself to understand and develop writing in a competent way; being writing, here, understood as the promoter of dialogue and of interaction between subjects. Thus, we make, for the teaching of writing, a proposal based on the junction between a didactic sequence and a literacy project, in order to show the importance of writing in English language teaching, as well as to establish a space for it to be developed competently as a language skill.application/pdfporEscritaEnunciaçãoEnsino de língua estrangeira (inglês)WritingEnunciationTeachingProposta de ensino da escrita em uma escola de idiomas : abordagem enunciativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120450.pdf.txt001120450.pdf.txtExtracted Texttext/plain350895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218960/2/001120450.pdf.txt3900d64d7b235c6dc0abf5ab1489b42cMD52ORIGINAL001120450.pdfTexto completoapplication/pdf3107781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218960/1/001120450.pdf611a9ef009e331bf6c08a73952f1ed05MD5110183/2189602021-05-07 05:09:57.744576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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