Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Raquel Paiva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25621
Resumo: Diante das novas possibilidades de comunicação no ciberespaço, investigamos estratégias específicas da mídia online, com foco na publicidade e na comunicação visual. A partir dos conceitos da publicidade persuasiva e do design de interfaces, desenvolvemos um estudo sobre hotsites, um dos formatos próprios do meio online. Nosso objetivo foi identificar de maneira mais apurada quais os recursos de design presentes nestas interfaces que possibilitam identificá-las como um tipo específico de publicidade na web. Para isto, realizamos o levantamento dos recursos de design recorrentes utilizados nestas interfaces, através da análise de dez hotsites veiculados, no mês de setembro e novembro de 2009, no espaço display do portal Yahoo! Brasil.
id URGS_555231267b382e191a3a6726f08dc8ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25621
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Godinho, Raquel PaivaGruszynski, Ana Claudia2010-09-09T04:19:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/25621000754908Diante das novas possibilidades de comunicação no ciberespaço, investigamos estratégias específicas da mídia online, com foco na publicidade e na comunicação visual. A partir dos conceitos da publicidade persuasiva e do design de interfaces, desenvolvemos um estudo sobre hotsites, um dos formatos próprios do meio online. Nosso objetivo foi identificar de maneira mais apurada quais os recursos de design presentes nestas interfaces que possibilitam identificá-las como um tipo específico de publicidade na web. Para isto, realizamos o levantamento dos recursos de design recorrentes utilizados nestas interfaces, através da análise de dez hotsites veiculados, no mês de setembro e novembro de 2009, no espaço display do portal Yahoo! Brasil.Face to new communication opportunities of cyberspace, the on line media specific strategies were investigated, focus in advertising and visual communication. Based on persuasive advertising and interfaces design concepts, the hotsites, a online space format, was studied. The aim of this study was to identify properly, and accurate which design resources used on this interfaces can characterize them as a specific type related to web publicity. In this sense, a research about the recurrent design resources used in these interfaces, was conduced through the analysis of ten hotsites run between September and November of 2009, in the display space of Yahoo! Brazil portal.application/pdfporPublicidade onlineDesignComunicação visualComunicationAdvertisingWebDesignHotsitesInterfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754908.pdf000754908.pdfTexto completoapplication/pdf3765888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25621/1/000754908.pdf41464a840011981b0fa5393d689316f4MD51TEXT000754908.pdf.txt000754908.pdf.txtExtracted Texttext/plain218789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25621/2/000754908.pdf.txteafc14a76cd3f3b8a282155c1db0430dMD52THUMBNAIL000754908.pdf.jpg000754908.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25621/3/000754908.pdf.jpg5967d786e585eb307e22b71e9b8bffe0MD5310183/256212018-10-18 07:35:58.524oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:35:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
title Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
spellingShingle Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
Godinho, Raquel Paiva
Publicidade online
Design
Comunicação visual
Comunication
Advertising
Web
Design
Hotsites
title_short Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
title_full Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
title_fullStr Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
title_full_unstemmed Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
title_sort Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
author Godinho, Raquel Paiva
author_facet Godinho, Raquel Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Raquel Paiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
contributor_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade online
Design
Comunicação visual
topic Publicidade online
Design
Comunicação visual
Comunication
Advertising
Web
Design
Hotsites
dc.subject.eng.fl_str_mv Comunication
Advertising
Web
Design
Hotsites
description Diante das novas possibilidades de comunicação no ciberespaço, investigamos estratégias específicas da mídia online, com foco na publicidade e na comunicação visual. A partir dos conceitos da publicidade persuasiva e do design de interfaces, desenvolvemos um estudo sobre hotsites, um dos formatos próprios do meio online. Nosso objetivo foi identificar de maneira mais apurada quais os recursos de design presentes nestas interfaces que possibilitam identificá-las como um tipo específico de publicidade na web. Para isto, realizamos o levantamento dos recursos de design recorrentes utilizados nestas interfaces, através da análise de dez hotsites veiculados, no mês de setembro e novembro de 2009, no espaço display do portal Yahoo! Brasil.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-09T04:19:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25621
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754908
url http://hdl.handle.net/10183/25621
identifier_str_mv 000754908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25621/1/000754908.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25621/2/000754908.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25621/3/000754908.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41464a840011981b0fa5393d689316f4
eafc14a76cd3f3b8a282155c1db0430d
5967d786e585eb307e22b71e9b8bffe0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085182277943296