O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Janaina Mendes de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56180
Resumo: Este estudo de caso analisa o comportamento do gerente de agência do Banco do Brasil. A partir de uma amostra intencional de 20 gerentes de agências, situadas no estado do Rio Grande do Sul, que participavam de um treinamento para altos executivos, foram analisados três aspectos comportamentais: 1) o negocial, identificando a visão de mercado, os obstáculos encontrados no trabalho, a tomada de decisão, se são arrojados, a responsabilidade social e como vêem a burocracia e as mudanças; 2) o pessoal, analisando os seus pontos fracos e fortes, as suas atividades fora do Banco, os seus sonhos, preocupações e objetivos, e como encaram o poder; 3) o administrativo, verificando se ele trabalha em equipe, as questões da motivação e da participação, como é o clima de trabalho na agência e quais são as responsabilidades e habilidades que possui e quais as que deveria possuir. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão que o gerente de agência do BB no Rio Grande do Sul é um homem de empresas, e não um jogador como a organização necessita, pois não possui as características de liderança; além disso, a cultura da organização influencia o seu modo de administrar. Constatou-se também que o gerente de agência é um trabalhador dedicado e interessado em fazer o melhor pelo BB; que "veste a camisa", mas que não consegue lidar com temas como participação, motivação, flexibilidade e inovação, além de não ser um homem arrojado, um homem que gosta de correr riscos. Ao fim do estudo são feitas recomendações para melhorar o desempenho dos gerentes de agência, tanto ao nível das próprias agências, quanto ao do sistema de treinamento do Banco do Brasil.
id URGS_55b507cda3a8fd75658fbff204b5ea7a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56180
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Janaina Mendes deMotta, Paulo Cesar Delayti2012-10-09T01:37:16Z1995http://hdl.handle.net/10183/56180000129007Este estudo de caso analisa o comportamento do gerente de agência do Banco do Brasil. A partir de uma amostra intencional de 20 gerentes de agências, situadas no estado do Rio Grande do Sul, que participavam de um treinamento para altos executivos, foram analisados três aspectos comportamentais: 1) o negocial, identificando a visão de mercado, os obstáculos encontrados no trabalho, a tomada de decisão, se são arrojados, a responsabilidade social e como vêem a burocracia e as mudanças; 2) o pessoal, analisando os seus pontos fracos e fortes, as suas atividades fora do Banco, os seus sonhos, preocupações e objetivos, e como encaram o poder; 3) o administrativo, verificando se ele trabalha em equipe, as questões da motivação e da participação, como é o clima de trabalho na agência e quais são as responsabilidades e habilidades que possui e quais as que deveria possuir. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão que o gerente de agência do BB no Rio Grande do Sul é um homem de empresas, e não um jogador como a organização necessita, pois não possui as características de liderança; além disso, a cultura da organização influencia o seu modo de administrar. Constatou-se também que o gerente de agência é um trabalhador dedicado e interessado em fazer o melhor pelo BB; que "veste a camisa", mas que não consegue lidar com temas como participação, motivação, flexibilidade e inovação, além de não ser um homem arrojado, um homem que gosta de correr riscos. Ao fim do estudo são feitas recomendações para melhorar o desempenho dos gerentes de agência, tanto ao nível das próprias agências, quanto ao do sistema de treinamento do Banco do Brasil.This case study deals with the Banco do Brasil branch managers' behavior. Based on an intentional sample of 20 branch managers, in the Rio Grande do Sul state, who were participating in a training program for high executives, three aspects of their behavior have been analysed: 1) the transactional, where were identified the market vision, the obstacles found in their work, the decisionmaking process, whether they are daring or not, their social responsibility and how they see the organization's bureaucracy and change processes; 2) the personal, where have been analysed their weaknesses and strengthes, their outside activities, their dreams, preoccupations and objectives, and how they feel about the exercise of power; 3) the managerial, verifying if they work in teams, the questions relative to motivation and participation, how is the working climate at the agencies and which are their responsibilities and abilities and which ones they should have. After the analysis of the data, we carne to the conclusion that the Bank of Brazil branch manager in Rio Grande do Sul is an enterprise man, and not a gambler, as it is necessary for the organization, since he does not have the characteristics for leadership; besides that, the organization culture influences his management style. We have also found that the branch manager is a dedicated worker interested in doing his best for the Bank of Brazil; that although he "tackles the bull by the horns", he is unable to deal with subjects as participation, motivation, flexibility and innovation; besides not being daring, he is a man who does not like to incur risks. At the end recommendations are made to better the branches managers performance, be it at the branches proper or via the Bank of Brazil training system.application/pdfporDesenvolvimento gerencial : Gerente : Lideranca : Treinamento de pessoal : Cultura organizacional : Banco do BrasilO comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1995mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000129007.pdf000129007.pdfTexto completoapplication/pdf1643113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56180/1/000129007.pdfe6131df41f3969e99ecd4dfee82dfd3bMD51TEXT000129007.pdf.txt000129007.pdf.txtExtracted Texttext/plain242060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56180/2/000129007.pdf.txt42b2a95fc624dc6abfc81d822e7f4599MD52THUMBNAIL000129007.pdf.jpg000129007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56180/3/000129007.pdf.jpg40a1cc928c2ebbf95b341bec7a41236fMD5310183/561802018-10-15 09:30:13.787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:30:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial
title O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial
spellingShingle O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial
Oliveira, Janaina Mendes de
Desenvolvimento gerencial : Gerente : Lideranca : Treinamento de pessoal : Cultura organizacional : Banco do Brasil
title_short O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial
title_full O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial
title_fullStr O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial
title_full_unstemmed O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial
title_sort O comportamento do gerente de agencia do banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os aspectos pessoal, administrativo e negocial
author Oliveira, Janaina Mendes de
author_facet Oliveira, Janaina Mendes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Janaina Mendes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Paulo Cesar Delayti
contributor_str_mv Motta, Paulo Cesar Delayti
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento gerencial : Gerente : Lideranca : Treinamento de pessoal : Cultura organizacional : Banco do Brasil
topic Desenvolvimento gerencial : Gerente : Lideranca : Treinamento de pessoal : Cultura organizacional : Banco do Brasil
description Este estudo de caso analisa o comportamento do gerente de agência do Banco do Brasil. A partir de uma amostra intencional de 20 gerentes de agências, situadas no estado do Rio Grande do Sul, que participavam de um treinamento para altos executivos, foram analisados três aspectos comportamentais: 1) o negocial, identificando a visão de mercado, os obstáculos encontrados no trabalho, a tomada de decisão, se são arrojados, a responsabilidade social e como vêem a burocracia e as mudanças; 2) o pessoal, analisando os seus pontos fracos e fortes, as suas atividades fora do Banco, os seus sonhos, preocupações e objetivos, e como encaram o poder; 3) o administrativo, verificando se ele trabalha em equipe, as questões da motivação e da participação, como é o clima de trabalho na agência e quais são as responsabilidades e habilidades que possui e quais as que deveria possuir. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão que o gerente de agência do BB no Rio Grande do Sul é um homem de empresas, e não um jogador como a organização necessita, pois não possui as características de liderança; além disso, a cultura da organização influencia o seu modo de administrar. Constatou-se também que o gerente de agência é um trabalhador dedicado e interessado em fazer o melhor pelo BB; que "veste a camisa", mas que não consegue lidar com temas como participação, motivação, flexibilidade e inovação, além de não ser um homem arrojado, um homem que gosta de correr riscos. Ao fim do estudo são feitas recomendações para melhorar o desempenho dos gerentes de agência, tanto ao nível das próprias agências, quanto ao do sistema de treinamento do Banco do Brasil.
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-09T01:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56180
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000129007
url http://hdl.handle.net/10183/56180
identifier_str_mv 000129007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56180/1/000129007.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56180/2/000129007.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56180/3/000129007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6131df41f3969e99ecd4dfee82dfd3b
42b2a95fc624dc6abfc81d822e7f4599
40a1cc928c2ebbf95b341bec7a41236f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085236651851776