Trabalhadores do lixo : o relato de uma pedagogia da desordem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2043 |
Resumo: | O objeto desse estudo foram vidas humanas, sujeitos auto-eco-organizadores que possuem em comum o trabalho com o lixo. Seu suporte empírico foram as experiências de trabalho de catadores do antigo lixão da zona norte de Porto Alegre, hoje organizados em associação, a Associação dos Recicladores de Resíduos da Zona Norte. A partir desse universo, buscou-se compreender como esta atividade acabou sustentando – ou ressignificando - certos valores que, mesmo sem eliminá-la, transcenderam a vida individual, culminando num processo educativo de todos os envolvidos; como esses sujeitos, no convívio cotidiano acabaram tecendo um movimento transformador e organizador de mudanças transcendendo à ordem da sua realidade prática. Ou seja, como, ao coexistirem coletivamente com representações de desordem (o lixo, o mal, a miséria), subverteram o esperado e anunciado, explorando possibilidades e organizando-se a partir delas. As experiências dos recicladores culminaram na construção e vivência de um conhecimento-emancipação, oriundo das interações, da possibilidade obsedante do estar-junto (Maffesoli,1996). A ajuda associativa, a divisão do trabalho e as sociabilidades de vizinhanças interagiram na emergência de um sujeito ético, político e estético, detentor de uma subjetividade não conformista. Tais experiências – vividas dentro de um contexto em que predominam determinadas representações de moral, do belo e de poder – transformaram o acontecer cotidiano numa instância de alianças "entre o bem e o mal, da conformidade e do nefasto, da ordem e da desordem" (Balandier,1997a:102), onde o todo, que circunda o significado do lixo, se configura enquanto um valor meta-positivo, capaz de contribuir não apenas na emancipação individual, mas também coletiva. A vivência e a compreensão dessas experiências oportunizaram que as aproximações teóricas sobre homem e trabalho direcionassem à idéia de que, no âmago dessa socialidade, estão presentes o princípio da solidariedade (pela dimensão ética), o princípio da participação e do redimensionamento do espaço de ação da cidadania (pela dimensão política) e o princípio do prazer, da emoção compartilhada (pela dimensão da estética), transformando o estar-junto cotidiano como aquilo que promove o enraizamento, permitindo um entrecruzamento de microvalores sejam eles sociais, culturais ou produtivos. |
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Cabral, Sueli MariaDorneles, Malvina do Amaral2007-06-06T17:19:50Z2001http://hdl.handle.net/10183/2043000313486O objeto desse estudo foram vidas humanas, sujeitos auto-eco-organizadores que possuem em comum o trabalho com o lixo. Seu suporte empírico foram as experiências de trabalho de catadores do antigo lixão da zona norte de Porto Alegre, hoje organizados em associação, a Associação dos Recicladores de Resíduos da Zona Norte. A partir desse universo, buscou-se compreender como esta atividade acabou sustentando – ou ressignificando - certos valores que, mesmo sem eliminá-la, transcenderam a vida individual, culminando num processo educativo de todos os envolvidos; como esses sujeitos, no convívio cotidiano acabaram tecendo um movimento transformador e organizador de mudanças transcendendo à ordem da sua realidade prática. Ou seja, como, ao coexistirem coletivamente com representações de desordem (o lixo, o mal, a miséria), subverteram o esperado e anunciado, explorando possibilidades e organizando-se a partir delas. As experiências dos recicladores culminaram na construção e vivência de um conhecimento-emancipação, oriundo das interações, da possibilidade obsedante do estar-junto (Maffesoli,1996). A ajuda associativa, a divisão do trabalho e as sociabilidades de vizinhanças interagiram na emergência de um sujeito ético, político e estético, detentor de uma subjetividade não conformista. Tais experiências – vividas dentro de um contexto em que predominam determinadas representações de moral, do belo e de poder – transformaram o acontecer cotidiano numa instância de alianças "entre o bem e o mal, da conformidade e do nefasto, da ordem e da desordem" (Balandier,1997a:102), onde o todo, que circunda o significado do lixo, se configura enquanto um valor meta-positivo, capaz de contribuir não apenas na emancipação individual, mas também coletiva. A vivência e a compreensão dessas experiências oportunizaram que as aproximações teóricas sobre homem e trabalho direcionassem à idéia de que, no âmago dessa socialidade, estão presentes o princípio da solidariedade (pela dimensão ética), o princípio da participação e do redimensionamento do espaço de ação da cidadania (pela dimensão política) e o princípio do prazer, da emoção compartilhada (pela dimensão da estética), transformando o estar-junto cotidiano como aquilo que promove o enraizamento, permitindo um entrecruzamento de microvalores sejam eles sociais, culturais ou produtivos.El objeto de ese estudio son las vidas humanas de sujetos autoecoorganizadores que tienen en común el trabajo con la basura. El suporte empírico toma como referencia las experiencias de trabajo de los basureros de un antigo depósito de basura, situado al norte de la ciudad de Porto Alegre, que hoy están organizados en la Asociación de las Recicladores de Residuos de la Zona Norte. A partir de ese universo, se buscó comprender cómo esta actividad resignificó y sostuvo ciertos valores que transcendieron a la vida individual, sin eliminarla, culminando en un procedo educativo de todos los participantes; también cómo los sujetos, en su convivencia diária producieron un movimiento transformador y organizador de cambios, transcendiendo el ordem de su realidad práctica. Es decir, cómo, al coexistir colectivamente con las representaciones del desorden (la basura, el mal, la miseria) subvertieron a lo esperado y anunciado, explorando posibilidades y organizándose a partir de ellas. Las experiencias de los recicladores culminaran en la construccíón y vivenda de un conocimiento-emancipación, oriundo de las interacciones, de la obsesiva búsqueda de las posibilidades del estar-junto (Maffesoli, 1996). La ayuda asociativa, la división del trabajo y las sociabilidades vecinales proporcionaran el emerger de sujetos éticos, políticos y estéticos, detentores de una subjetividad no conformista. Tales experiencias – vividas en un contexto donde predominan ciertas representaciones de moral, del bello y del poder – transformaron el acontecer diario en una instancia de alianzas "entre el bien y el mal, la conformidad y lo nefasto, el ordem y el desorden" (Balandier, 1997a:102), donde la basura adquiere significación bajo un valor metapositivo, capaz de contribuir no solo en la emancípación individual, pera también colectiva. La vivencia y la comprensión de esa experiencias oportunizaron que las aportaciones teóricas sobre la idea de hombre y de trabajo se orientasen hace la idea de que, en el ámago de esa socialidad, están presentes el principio de la solidaridad (bajo la dimensión ética), el principio de la participación y del redimensionamiento del espacio de acción de la ciudadanía (bajo la dimensión política) y el principio del placer, de la emancipación compartida (bajo la dimensión estética), transformando el estar-junto cotidiano como aquello que promueve el arraigo, permitiendo el entrecuzamiento de microvalores sociales, culturales y productivos.application/pdfporTrabalhador do lixoOrganizaçãoReciclagemLixo urbanoCidadaniaConstrução do conhecimentoPedagogia transformadoraAssociação dos Recicladores de Resíduos da Zona NortePorto Alegre (RS)Trabalhadores do lixo : o relato de uma pedagogia da desordeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000313486.pdf.txt000313486.pdf.txtExtracted Texttext/plain200537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2043/2/000313486.pdf.txt04a3d3617d7a032679d656911256401cMD52ORIGINAL000313486.pdfTexto completoapplication/pdf24239673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2043/1/000313486.pdfcc3acbcd1c00bcb81ce898467359c6fcMD5110183/20432023-03-23 03:24:51.277542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:24:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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