Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita de Cássia Viegas dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56823
Resumo: Esta dissertação apresenta uma sequência didática que visa trabalhar com os alunos a importância do uso das letras na Matemática, a partir da construção de tabelas, de leis de funções e de resolução de equações no contexto das funções. A metodologia de pesquisa toma como referencia os princípios da Engenharia Didática. As análises previas se concentram nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e nas possibilidades da tecnologia informática no ensino da Matemática. As análises a priori e a posteriori da sequencia didática implementada tomam como referencia a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Ao longo do experimento foi possível observar uma gradativa compreensão dos alunos quanto ao papel das letras no estudo da álgebra e como resultado tem-se na sequencia didática, com algumas atividades desenvolvidas no GeoGebra, um produto que pode ser adaptado para outras experiencias.
id URGS_576bdd14f5ccabd215bae8cee19ebffe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56823
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Rita de Cássia Viegas dosGravina, Maria Alice2012-10-24T01:37:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/56823000862600Esta dissertação apresenta uma sequência didática que visa trabalhar com os alunos a importância do uso das letras na Matemática, a partir da construção de tabelas, de leis de funções e de resolução de equações no contexto das funções. A metodologia de pesquisa toma como referencia os princípios da Engenharia Didática. As análises previas se concentram nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e nas possibilidades da tecnologia informática no ensino da Matemática. As análises a priori e a posteriori da sequencia didática implementada tomam como referencia a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Ao longo do experimento foi possível observar uma gradativa compreensão dos alunos quanto ao papel das letras no estudo da álgebra e como resultado tem-se na sequencia didática, com algumas atividades desenvolvidas no GeoGebra, um produto que pode ser adaptado para outras experiencias.This dissertation presents a didactic sequence aimed to work the importance of using letters in mathematics. The sequence makes use of tables, functions and equations in the context of functions. The research methodology takes as reference the principles of Didatic Engineering. The previous analyzes focus on the difficulties presented by the students in the learning of algebra and on the possibilities of computer technology in mathematics education. The priori and a posteriori analysis of the didactic sequence implemented use concepts of Vygotsky´s theory. Throughout the experiment it was observed a gradual understanding of students about the role of letters in the study of algebra and as a result the designed sequence is a didatic product that can be used to introduce the algebra in the secondary school.application/pdfporEnsino fundamentalGeoGebra : SoftwareÁlgebraSecondary schoolAlgebraFunctionsGeoGebraEquações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862600.pdf000862600.pdfTexto completoapplication/pdf3078494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/1/000862600.pdf8971575dc56b1b01e5d8028f24e89c11MD51TEXT000862600.pdf.txt000862600.pdf.txtExtracted Texttext/plain156884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/2/000862600.pdf.txt4bc03b3529b1124c6bea9113e1a93fdfMD52THUMBNAIL000862600.pdf.jpg000862600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/3/000862600.pdf.jpg79395129132c4fcb02820f79ee90172cMD5310183/568232018-10-10 08:35:53.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:35:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
title Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
spellingShingle Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
Santos, Rita de Cássia Viegas dos
Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Álgebra
Secondary school
Algebra
Functions
GeoGebra
title_short Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
title_full Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
title_fullStr Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
title_full_unstemmed Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
title_sort Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
author Santos, Rita de Cássia Viegas dos
author_facet Santos, Rita de Cássia Viegas dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rita de Cássia Viegas dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Álgebra
topic Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Álgebra
Secondary school
Algebra
Functions
GeoGebra
dc.subject.eng.fl_str_mv Secondary school
Algebra
Functions
GeoGebra
description Esta dissertação apresenta uma sequência didática que visa trabalhar com os alunos a importância do uso das letras na Matemática, a partir da construção de tabelas, de leis de funções e de resolução de equações no contexto das funções. A metodologia de pesquisa toma como referencia os princípios da Engenharia Didática. As análises previas se concentram nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e nas possibilidades da tecnologia informática no ensino da Matemática. As análises a priori e a posteriori da sequencia didática implementada tomam como referencia a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Ao longo do experimento foi possível observar uma gradativa compreensão dos alunos quanto ao papel das letras no estudo da álgebra e como resultado tem-se na sequencia didática, com algumas atividades desenvolvidas no GeoGebra, um produto que pode ser adaptado para outras experiencias.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T01:37:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56823
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862600
url http://hdl.handle.net/10183/56823
identifier_str_mv 000862600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/1/000862600.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/2/000862600.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/3/000862600.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8971575dc56b1b01e5d8028f24e89c11
4bc03b3529b1124c6bea9113e1a93fdf
79395129132c4fcb02820f79ee90172c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309022887247872