Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56823 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma sequência didática que visa trabalhar com os alunos a importância do uso das letras na Matemática, a partir da construção de tabelas, de leis de funções e de resolução de equações no contexto das funções. A metodologia de pesquisa toma como referencia os princípios da Engenharia Didática. As análises previas se concentram nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e nas possibilidades da tecnologia informática no ensino da Matemática. As análises a priori e a posteriori da sequencia didática implementada tomam como referencia a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Ao longo do experimento foi possível observar uma gradativa compreensão dos alunos quanto ao papel das letras no estudo da álgebra e como resultado tem-se na sequencia didática, com algumas atividades desenvolvidas no GeoGebra, um produto que pode ser adaptado para outras experiencias. |
id |
URGS_576bdd14f5ccabd215bae8cee19ebffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56823 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Rita de Cássia Viegas dosGravina, Maria Alice2012-10-24T01:37:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/56823000862600Esta dissertação apresenta uma sequência didática que visa trabalhar com os alunos a importância do uso das letras na Matemática, a partir da construção de tabelas, de leis de funções e de resolução de equações no contexto das funções. A metodologia de pesquisa toma como referencia os princípios da Engenharia Didática. As análises previas se concentram nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e nas possibilidades da tecnologia informática no ensino da Matemática. As análises a priori e a posteriori da sequencia didática implementada tomam como referencia a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Ao longo do experimento foi possível observar uma gradativa compreensão dos alunos quanto ao papel das letras no estudo da álgebra e como resultado tem-se na sequencia didática, com algumas atividades desenvolvidas no GeoGebra, um produto que pode ser adaptado para outras experiencias.This dissertation presents a didactic sequence aimed to work the importance of using letters in mathematics. The sequence makes use of tables, functions and equations in the context of functions. The research methodology takes as reference the principles of Didatic Engineering. The previous analyzes focus on the difficulties presented by the students in the learning of algebra and on the possibilities of computer technology in mathematics education. The priori and a posteriori analysis of the didactic sequence implemented use concepts of Vygotsky´s theory. Throughout the experiment it was observed a gradual understanding of students about the role of letters in the study of algebra and as a result the designed sequence is a didatic product that can be used to introduce the algebra in the secondary school.application/pdfporEnsino fundamentalGeoGebra : SoftwareÁlgebraSecondary schoolAlgebraFunctionsGeoGebraEquações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862600.pdf000862600.pdfTexto completoapplication/pdf3078494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/1/000862600.pdf8971575dc56b1b01e5d8028f24e89c11MD51TEXT000862600.pdf.txt000862600.pdf.txtExtracted Texttext/plain156884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/2/000862600.pdf.txt4bc03b3529b1124c6bea9113e1a93fdfMD52THUMBNAIL000862600.pdf.jpg000862600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/3/000862600.pdf.jpg79395129132c4fcb02820f79ee90172cMD5310183/568232018-10-10 08:35:53.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:35:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra |
title |
Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra |
spellingShingle |
Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra Santos, Rita de Cássia Viegas dos Ensino fundamental GeoGebra : Software Álgebra Secondary school Algebra Functions GeoGebra |
title_short |
Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra |
title_full |
Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra |
title_fullStr |
Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra |
title_full_unstemmed |
Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra |
title_sort |
Equações no contexto de funções : uma proposta de significação das letras no estudo da álgebra |
author |
Santos, Rita de Cássia Viegas dos |
author_facet |
Santos, Rita de Cássia Viegas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rita de Cássia Viegas dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
contributor_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental GeoGebra : Software Álgebra |
topic |
Ensino fundamental GeoGebra : Software Álgebra Secondary school Algebra Functions GeoGebra |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Secondary school Algebra Functions GeoGebra |
description |
Esta dissertação apresenta uma sequência didática que visa trabalhar com os alunos a importância do uso das letras na Matemática, a partir da construção de tabelas, de leis de funções e de resolução de equações no contexto das funções. A metodologia de pesquisa toma como referencia os princípios da Engenharia Didática. As análises previas se concentram nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e nas possibilidades da tecnologia informática no ensino da Matemática. As análises a priori e a posteriori da sequencia didática implementada tomam como referencia a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Ao longo do experimento foi possível observar uma gradativa compreensão dos alunos quanto ao papel das letras no estudo da álgebra e como resultado tem-se na sequencia didática, com algumas atividades desenvolvidas no GeoGebra, um produto que pode ser adaptado para outras experiencias. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T01:37:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56823 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000862600 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56823 |
identifier_str_mv |
000862600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/1/000862600.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/2/000862600.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56823/3/000862600.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8971575dc56b1b01e5d8028f24e89c11 4bc03b3529b1124c6bea9113e1a93fdf 79395129132c4fcb02820f79ee90172c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085239419043840 |