A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Isis da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/128908
Resumo: Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa de estudo de caso que parte de princípios da teoria sociocultural aplicada à área de Aquisição de Segunda Língua (SL) e Língua Estrangeira (LE) e estudos de Informática na Educação a fim de investigar os efeitos da mediação de um agente pedagógico (AP) com estratégias de mediação específicas na aprendizagem colaborativa de inglês como LE em um ambiente virtual. A partir do aporte teórico desenvolvido, a metodologia desta pesquisa envolveu não só a elaboração e a aplicação de uma sequência de atividades de uso da tecnologia em tarefas colaborativas, mas, principalmente, no desenvolvimento de uma ferramenta AP integrado a uma ferramenta de mineração textual capaz de fazer intervenções nas discussões de textos em língua inglesa em uma sala de bate-papo. O contexto da pesquisa constituiu-se de uma turma de 25 estudantes de graduação em Letras/Inglês de uma universidade federal da região sul do Brasil. Primeiramente, os alunos responderam a um questionário que visou estabelecer o perfil desses aprendizes quanto ao uso da língua e da tecnologia. A coleta de dados se deu durante 6 encontros no laboratório de informática, em que os aprendizes realizaram em grupos 5 tarefas colaborativas de discussão de textos com a mediação do AP. Após as tarefas, os alunos responderam a questionários que buscaram investigar a sua percepção sobre o uso do AP na realização das tarefas e em sua aprendizagem. As interações, o uso das funções do AP e os dados dos questionários foram analisados em busca de indícios da mediação do AP no processo de aprendizagem. Com esses resultados, buscou-se contribuir na área de Informática na Educação para a pesquisa sobre o impacto de agentes pedagógicos na aprendizagem de línguas estrangeiras, sugerindo soluções para melhorar a educação apoiada por computador. Na área de Aquisição de SL/LE, pretendeu-se, ainda, trazer novos dados sobre estudos de tarefas colaborativas através da investigação da interação com o AP como um novo elemento para a comunicação mediada por computador na aprendizagem de línguas.
id URGS_57f48b41917b715e37321d4fac95516e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128908
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pinho, Isis da CostaReategui, Eliseo BerniPolonia, Eunice2015-11-05T02:37:53Z2015http://hdl.handle.net/10183/128908000975773Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa de estudo de caso que parte de princípios da teoria sociocultural aplicada à área de Aquisição de Segunda Língua (SL) e Língua Estrangeira (LE) e estudos de Informática na Educação a fim de investigar os efeitos da mediação de um agente pedagógico (AP) com estratégias de mediação específicas na aprendizagem colaborativa de inglês como LE em um ambiente virtual. A partir do aporte teórico desenvolvido, a metodologia desta pesquisa envolveu não só a elaboração e a aplicação de uma sequência de atividades de uso da tecnologia em tarefas colaborativas, mas, principalmente, no desenvolvimento de uma ferramenta AP integrado a uma ferramenta de mineração textual capaz de fazer intervenções nas discussões de textos em língua inglesa em uma sala de bate-papo. O contexto da pesquisa constituiu-se de uma turma de 25 estudantes de graduação em Letras/Inglês de uma universidade federal da região sul do Brasil. Primeiramente, os alunos responderam a um questionário que visou estabelecer o perfil desses aprendizes quanto ao uso da língua e da tecnologia. A coleta de dados se deu durante 6 encontros no laboratório de informática, em que os aprendizes realizaram em grupos 5 tarefas colaborativas de discussão de textos com a mediação do AP. Após as tarefas, os alunos responderam a questionários que buscaram investigar a sua percepção sobre o uso do AP na realização das tarefas e em sua aprendizagem. As interações, o uso das funções do AP e os dados dos questionários foram analisados em busca de indícios da mediação do AP no processo de aprendizagem. Com esses resultados, buscou-se contribuir na área de Informática na Educação para a pesquisa sobre o impacto de agentes pedagógicos na aprendizagem de línguas estrangeiras, sugerindo soluções para melhorar a educação apoiada por computador. Na área de Aquisição de SL/LE, pretendeu-se, ainda, trazer novos dados sobre estudos de tarefas colaborativas através da investigação da interação com o AP como um novo elemento para a comunicação mediada por computador na aprendizagem de línguas.This is a quanti-litative case study that parts of theory sociocultural principles applied to Second Language (SL) and Foreign Language (FL) Acquisition and studies in Computers in Education in order to investigate the effects of a pedagogical agent's (PA) mediation with specific mediation strategies in English as a foreign language (EFL) collaborative learning in a virtual environment. From the theoretical framework developed, the methodology of this research involved not only the development and application of a sequence of activities using technology in EFL collaborative tasks, but mainly in the development of a PA integrated into a textual mining tool capable of doing interventions in reading discussions in a chat room. The context of the research consisted of a class of 25 graduate students in English Language and Literature in a federal university of southern Brazil. First, students answered a questionnaire that aimed to establish the profile of these learners in the use of language and technology. Data collection took place over 6 classes in the computer lab, where students did reading discussion collaborative tasks in English in a chat tool with the mediation of the PA. After the assignments, students responded to questionnaires that sought to investigate their perceptions of the role and use of the PA in carrying out the tasks and in their learning. The task interactions, the use of the PA's functions and the data from the questionnaires were analyzed in search of the PA's mediation on students' learning and motivation. With these results, the present study was intended to contribute to the field of Computers in Education for the research on the impact of PAs in FL learning, suggesting solutions to improve Computer Supported Education. In the area of SL/FL acquisition, this study aimed to bring new data on studies of collaborative tasks by investigating the interaction with the PA as a new element for computer-mediated communication in language learning.application/pdfporInformática na educaçãoAprendizagem colaborativaLíngua estrangeiraComputers in educationSociocultural theoryTeaching and learningForeign languageMediationPedagogical agentA mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975773.pdf000975773.pdfTexto completoapplication/pdf3504593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128908/1/000975773.pdf09ac3009f51bef7f2ef1d2e78194fa71MD51TEXT000975773.pdf.txt000975773.pdf.txtExtracted Texttext/plain349482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128908/2/000975773.pdf.txt57cd0cc2e846103789475e027507c279MD52THUMBNAIL000975773.pdf.jpg000975773.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128908/3/000975773.pdf.jpgf8c4434974f7f9f8c3ecff8d37880802MD5310183/1289082018-10-24 09:06:46.65oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-24T12:06:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
title A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
spellingShingle A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
Pinho, Isis da Costa
Informática na educação
Aprendizagem colaborativa
Língua estrangeira
Computers in education
Sociocultural theory
Teaching and learning
Foreign language
Mediation
Pedagogical agent
title_short A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
title_full A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
title_fullStr A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
title_sort A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
author Pinho, Isis da Costa
author_facet Pinho, Isis da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Isis da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Polonia, Eunice
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
Polonia, Eunice
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Aprendizagem colaborativa
Língua estrangeira
topic Informática na educação
Aprendizagem colaborativa
Língua estrangeira
Computers in education
Sociocultural theory
Teaching and learning
Foreign language
Mediation
Pedagogical agent
dc.subject.eng.fl_str_mv Computers in education
Sociocultural theory
Teaching and learning
Foreign language
Mediation
Pedagogical agent
description Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa de estudo de caso que parte de princípios da teoria sociocultural aplicada à área de Aquisição de Segunda Língua (SL) e Língua Estrangeira (LE) e estudos de Informática na Educação a fim de investigar os efeitos da mediação de um agente pedagógico (AP) com estratégias de mediação específicas na aprendizagem colaborativa de inglês como LE em um ambiente virtual. A partir do aporte teórico desenvolvido, a metodologia desta pesquisa envolveu não só a elaboração e a aplicação de uma sequência de atividades de uso da tecnologia em tarefas colaborativas, mas, principalmente, no desenvolvimento de uma ferramenta AP integrado a uma ferramenta de mineração textual capaz de fazer intervenções nas discussões de textos em língua inglesa em uma sala de bate-papo. O contexto da pesquisa constituiu-se de uma turma de 25 estudantes de graduação em Letras/Inglês de uma universidade federal da região sul do Brasil. Primeiramente, os alunos responderam a um questionário que visou estabelecer o perfil desses aprendizes quanto ao uso da língua e da tecnologia. A coleta de dados se deu durante 6 encontros no laboratório de informática, em que os aprendizes realizaram em grupos 5 tarefas colaborativas de discussão de textos com a mediação do AP. Após as tarefas, os alunos responderam a questionários que buscaram investigar a sua percepção sobre o uso do AP na realização das tarefas e em sua aprendizagem. As interações, o uso das funções do AP e os dados dos questionários foram analisados em busca de indícios da mediação do AP no processo de aprendizagem. Com esses resultados, buscou-se contribuir na área de Informática na Educação para a pesquisa sobre o impacto de agentes pedagógicos na aprendizagem de línguas estrangeiras, sugerindo soluções para melhorar a educação apoiada por computador. Na área de Aquisição de SL/LE, pretendeu-se, ainda, trazer novos dados sobre estudos de tarefas colaborativas através da investigação da interação com o AP como um novo elemento para a comunicação mediada por computador na aprendizagem de línguas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-05T02:37:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/128908
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975773
url http://hdl.handle.net/10183/128908
identifier_str_mv 000975773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128908/1/000975773.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128908/2/000975773.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128908/3/000975773.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09ac3009f51bef7f2ef1d2e78194fa71
57cd0cc2e846103789475e027507c279
f8c4434974f7f9f8c3ecff8d37880802
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085337237553152