Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rosana Piovesan
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215494
Resumo: Essa pesquisa objetiva investigar como se mostra a Cyberformação com professoras/professores de um curso de extensão que trabalha com Realidade Virtual (RV) em relação às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica dessa forma/ação. Nesses termos, a pesquisa possui dois eixos basilares, a Realidade Virtual que é considerada a realidade que vivenciamos quando estamos no/com o ambiente cibernético e a Cyberformação, a qual é entendida como a junção do prefixo “cyber”, que se refere à inserção das Tecnologias Digitais ao outro termo que é “formação”, considerada como um fluxo contínuo e infindável de ações realizadas com o/a professor/professora e pelo/pela professor/professora em todas as dimensões dessa formação. Além disso, para analisar o que foi investigado, nossa fundamentação teórica esteve voltada para as concepções de Aprendizagem Situada, Imersão com o mundo-vida e para diferentes dimensões matemáticas. Aprendizagem Situada, culminou na ideia de estarmos imersos em um ambiente de RV, ou seja, o contexto criado por esse ambiente apresenta características próprias e essas, possibilitam que o problema e a solução se evidenciem no/com ele. A ideia sobre imersão com mundo-vida vinculou a imersão à sensação de estarmos envoltos por um ambiente estranho e essa imersão ocorre no/com o mundo-vida, o qual consideramos como “um mundo que tem vida” e que engloba a realidade mundana e o ambiente cibernético. Na discussão sobre diferentes dimensões matemáticas, trouxemos alguns sentidos da palavra dimensão de forma a articulá-los, assim como, evidenciar outros tópicos que se elucidam nessa dimensão. Sob esse viés, a produção de dados foi realizada por meio de momentos do curso de extensão e a análise de dados foi dividida em três categorias. A primeira categoria é a “Cyberformação Situada em RV”, a qual se mostra em termos da dimensão matemática, uma vez que essa dimensão acontece sob características específicas da Realidade Virtual, articulada a esse contexto; a segunda se refere à “Cyberformação em Agency”, a qual se mostra quando os/as participantes estão construindo suas atividades-matemáticas-com-RV para posteriormente desenvolvê-las em sala de aula e essa ação ocorre com vontade e senso de realização. A terceira categoria se refere à “Cyberformação em Ato Imersivo”, a qual se mostra quando os/as participantes estão imersos/imersas no ambiente de RV, com o aparato tecnológico, em termos dos atos de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD-de-RV. Sendo assim, nossa pesquisa entende que a Cyberformação dos(as) professores(as) em forma/ação se mostra matematicamente situada em RV, pedagogicamente em agency e tecnologicamente em ato imersivo.
id URGS_58355e1c3a9217cec6d0dd0abe55a9bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215494
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pinheiro, Rosana PiovesanRosa, Maurício2020-11-27T04:10:51Z2020http://hdl.handle.net/10183/215494001119986Essa pesquisa objetiva investigar como se mostra a Cyberformação com professoras/professores de um curso de extensão que trabalha com Realidade Virtual (RV) em relação às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica dessa forma/ação. Nesses termos, a pesquisa possui dois eixos basilares, a Realidade Virtual que é considerada a realidade que vivenciamos quando estamos no/com o ambiente cibernético e a Cyberformação, a qual é entendida como a junção do prefixo “cyber”, que se refere à inserção das Tecnologias Digitais ao outro termo que é “formação”, considerada como um fluxo contínuo e infindável de ações realizadas com o/a professor/professora e pelo/pela professor/professora em todas as dimensões dessa formação. Além disso, para analisar o que foi investigado, nossa fundamentação teórica esteve voltada para as concepções de Aprendizagem Situada, Imersão com o mundo-vida e para diferentes dimensões matemáticas. Aprendizagem Situada, culminou na ideia de estarmos imersos em um ambiente de RV, ou seja, o contexto criado por esse ambiente apresenta características próprias e essas, possibilitam que o problema e a solução se evidenciem no/com ele. A ideia sobre imersão com mundo-vida vinculou a imersão à sensação de estarmos envoltos por um ambiente estranho e essa imersão ocorre no/com o mundo-vida, o qual consideramos como “um mundo que tem vida” e que engloba a realidade mundana e o ambiente cibernético. Na discussão sobre diferentes dimensões matemáticas, trouxemos alguns sentidos da palavra dimensão de forma a articulá-los, assim como, evidenciar outros tópicos que se elucidam nessa dimensão. Sob esse viés, a produção de dados foi realizada por meio de momentos do curso de extensão e a análise de dados foi dividida em três categorias. A primeira categoria é a “Cyberformação Situada em RV”, a qual se mostra em termos da dimensão matemática, uma vez que essa dimensão acontece sob características específicas da Realidade Virtual, articulada a esse contexto; a segunda se refere à “Cyberformação em Agency”, a qual se mostra quando os/as participantes estão construindo suas atividades-matemáticas-com-RV para posteriormente desenvolvê-las em sala de aula e essa ação ocorre com vontade e senso de realização. A terceira categoria se refere à “Cyberformação em Ato Imersivo”, a qual se mostra quando os/as participantes estão imersos/imersas no ambiente de RV, com o aparato tecnológico, em termos dos atos de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD-de-RV. Sendo assim, nossa pesquisa entende que a Cyberformação dos(as) professores(as) em forma/ação se mostra matematicamente situada em RV, pedagogicamente em agency e tecnologicamente em ato imersivo.This research aims to investigate how the Cybereducation with teachers of an extension course that works with Virtual Reality (VR) in relation to the mathematical, pedagogical and technological dimensions of this education/formation is shown. In these terms, the research has two basic axes, Virtual Reality, which is considered the reality we experience when we are in/with the cyber environment and Cybereducation, which is understood as the junction of the prefix “cyber”, which refers to the insertion from Digital Technologies to the other term which is “education”, considered as a continuous and endless flow of actions carried out with the teacher and by the teacher in all dimensions of this training. In addition, to analyse what was investigated, our theoretical foundation was focused on the concepts of Situated Learning, Immersion with the life-world and different mathematical dimensions. Situated Learning, culminated in the idea of being immersed in a VR environment, that is, the context created by this environment has its own characteristics and these, allow the problem and the solution to be evident in/with it. The idea of immersion with the world-life linked immersion to the feeling of being surrounded by a strange environment and this immersion occurs in/with the world-life, which we consider as “a world that has life” and that encompasses the mundane and the cyber environment. In the discussion about different mathematical dimensions, we brought some meanings of the word dimension in order to articulate them, as well as to highlight other topics that are elaborated in that dimension. Under this bias, data production was performed through moments of the extension course and data analysis was divided into three categories. The first category is the “Cybereducation Situated in VR”, which is shown in terms of the mathematical dimension, since this dimension occurs under specific characteristics of Virtual Reality, articulated to this context; the second refers to the “Cybereducation in Agency”, which is shown when the participants are building their mathematical-activities with VR to later develop them in the classroom and this action occurs with willingness and sense of accomplishment. The third category refers to the “Cybereducation in Immersive Act”, which shows when the participants are immersed in the VR environment, with the technological apparatus, in terms of the acts of being-with, thinking-with and knowing -do-with-TD-de-RV. Therefore, our research understands that the Cybereducation of teachers in form/action is mathematically situated in VR, pedagogically in agency and technologically in an immersive act.application/pdfporFormação docenteRealidade virtualEducação MatemáticaProfessores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119986.pdf.txt001119986.pdf.txtExtracted Texttext/plain363170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215494/2/001119986.pdf.txt3a6796c33e40b3339169086fd47602fdMD52ORIGINAL001119986.pdfTexto completoapplication/pdf2176805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215494/1/001119986.pdf059a92c0edf9c66a60f7738326aa51bfMD5110183/2154942020-11-28 05:20:26.770608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215494Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-28T07:20:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?
title Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?
spellingShingle Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?
Pinheiro, Rosana Piovesan
Formação docente
Realidade virtual
Educação Matemática
title_short Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?
title_full Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?
title_fullStr Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?
title_full_unstemmed Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?
title_sort Professores/professoras que ensinam matemática conectados/conectadas à realidade virtual : como se mostra a cyberfomação?
author Pinheiro, Rosana Piovesan
author_facet Pinheiro, Rosana Piovesan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rosana Piovesan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Maurício
contributor_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Realidade virtual
Educação Matemática
topic Formação docente
Realidade virtual
Educação Matemática
description Essa pesquisa objetiva investigar como se mostra a Cyberformação com professoras/professores de um curso de extensão que trabalha com Realidade Virtual (RV) em relação às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica dessa forma/ação. Nesses termos, a pesquisa possui dois eixos basilares, a Realidade Virtual que é considerada a realidade que vivenciamos quando estamos no/com o ambiente cibernético e a Cyberformação, a qual é entendida como a junção do prefixo “cyber”, que se refere à inserção das Tecnologias Digitais ao outro termo que é “formação”, considerada como um fluxo contínuo e infindável de ações realizadas com o/a professor/professora e pelo/pela professor/professora em todas as dimensões dessa formação. Além disso, para analisar o que foi investigado, nossa fundamentação teórica esteve voltada para as concepções de Aprendizagem Situada, Imersão com o mundo-vida e para diferentes dimensões matemáticas. Aprendizagem Situada, culminou na ideia de estarmos imersos em um ambiente de RV, ou seja, o contexto criado por esse ambiente apresenta características próprias e essas, possibilitam que o problema e a solução se evidenciem no/com ele. A ideia sobre imersão com mundo-vida vinculou a imersão à sensação de estarmos envoltos por um ambiente estranho e essa imersão ocorre no/com o mundo-vida, o qual consideramos como “um mundo que tem vida” e que engloba a realidade mundana e o ambiente cibernético. Na discussão sobre diferentes dimensões matemáticas, trouxemos alguns sentidos da palavra dimensão de forma a articulá-los, assim como, evidenciar outros tópicos que se elucidam nessa dimensão. Sob esse viés, a produção de dados foi realizada por meio de momentos do curso de extensão e a análise de dados foi dividida em três categorias. A primeira categoria é a “Cyberformação Situada em RV”, a qual se mostra em termos da dimensão matemática, uma vez que essa dimensão acontece sob características específicas da Realidade Virtual, articulada a esse contexto; a segunda se refere à “Cyberformação em Agency”, a qual se mostra quando os/as participantes estão construindo suas atividades-matemáticas-com-RV para posteriormente desenvolvê-las em sala de aula e essa ação ocorre com vontade e senso de realização. A terceira categoria se refere à “Cyberformação em Ato Imersivo”, a qual se mostra quando os/as participantes estão imersos/imersas no ambiente de RV, com o aparato tecnológico, em termos dos atos de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD-de-RV. Sendo assim, nossa pesquisa entende que a Cyberformação dos(as) professores(as) em forma/ação se mostra matematicamente situada em RV, pedagogicamente em agency e tecnologicamente em ato imersivo.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-27T04:10:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215494
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119986
url http://hdl.handle.net/10183/215494
identifier_str_mv 001119986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215494/2/001119986.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215494/1/001119986.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a6796c33e40b3339169086fd47602fd
059a92c0edf9c66a60f7738326aa51bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309172799012864