Nadir, Inaicyra e Amélia : mulheres negras, artistas, pesquisadoras, professoras, autoras e suas contribuições teóricas para o campo da dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ariadne Paz da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219187
Resumo: A pesquisa tem como tema o campo da dança, as noções de representatividade e empoderamento da mulher negra, partindo inicialmente da ideia de pesquisar quem são as mulheres negras que trabalham com dança e escrevem sobre dança no Brasil e o que elas têm produzido. A partir deste questionamento desenvolvi a pesquisa escrevendo sobre o referencial teórico produzido por três mulheres negras, artistas e professoras, e as temáticas abordadas em suas escritas. Refletindo acerca da questão: que discursos mulheres negras que se constituíram como referenciais no campo da Dança têm articulado e movimentado na área da dança e artes da cena? Assim, pretende-se contribuir com a visibilidade e representatividade da mulher negra na dança, considerando que essas referências muitas vezes são desconhecidas, invisibilizadas e raramente abordadas nos cursos superiores em dança. A metodologia desta pesquisa segue o cunho de pesquisas bibliográficas e de revisões de bibliografia, na qual é organizada uma síntese de algumas produções acadêmicas de Nadir Nóbrega de Oliveira, Inaicyra Falcão dos Santos e Amélia Vitória de Souza Conrado. Na pesquisa foi elaborado também um levantamento das temáticas abordadas nos textos, dos autores utilizados como referencial e das metodologias utilizadas por essas autoras, com o intuito de destacar a contribuição dessas mulheres para a área das artes da cena. Propondo também uma reflexão acerca da representatividade, visibilidade e empoderamento da mulher negra, temáticas que perpassam questões e conceitos de identidade e interseccionalidade, que estão presentes nos textos das autoras.
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