Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Anielle Conceição
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265954
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender, identificar e analisar aspectos da representatividade de bailarinas negras brasileiras atuantes em companhias profissionais de dança no Brasil e no exterior. Para delinear metodologicamente este estudo, de cunho qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2002) e sua posterior análise sob o ponto da interseccionalidade. Como critérios estabelecidos, fizeram parte do estudo bailarinas negras, brasileiras, atuantes nos elencos de companhias de dança profissionais. Trata-se de companhias que pertencem ao campo da dança no âmbito da grande ou média produção, que possuem visibilidade no Brasil e no exterior. Buscando uma melhor compreensão do contexto étnico-racial nas artes e na dança profissional, utilizou-se material de apoio coletado da internet, como entrevistas, biografias, vídeos e reportagens sobre artistas mulheres em escala internacional, artistas de pioneirismo para a inserção de mulheres negras na dança, bem como histórias de bailarinas contemporâneas que utilizam a dança como forma de ativismo e incentivo para a ocupação de espaços profissionais. A partir das coletas, transcrição, organização e análise de dados, traçou-se um olhar e reflexão teórica através da perspectiva interseccional (Crenshaw, 1991; Carneiro, 2003a; 2003b; Gonzalez, 2020), dialogando com autoras que abordam feminismo negro (Ribeiro, 2019; Davis, 2017; hooks, 2019a; 2019b; Collins, 2000), feminismo nas artes (Hollanda, 2018), lugar de fala (Ribeiro, 2019), empoderamento (Berth, 2019), racismo estrutural (Almeida, 2019) e estereótipo do corpo negro que dança (De Paula; De Paula, 2015), que auxiliaram a compreender as possibilidades e dificuldades de inserção de mulheres negras na dança profissional, bem como os discursos sobre visibilidades de bailarinas negras em elencos de grande projeção nacional e internacional.
id URGS_86e54fadfdc32db9d47b27a7796f48a8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265954
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lemos, Anielle ConceiçãoSilva, Suzane Weber da2023-10-12T03:33:48Z2023http://hdl.handle.net/10183/265954001177446Esta pesquisa tem por objetivo compreender, identificar e analisar aspectos da representatividade de bailarinas negras brasileiras atuantes em companhias profissionais de dança no Brasil e no exterior. Para delinear metodologicamente este estudo, de cunho qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2002) e sua posterior análise sob o ponto da interseccionalidade. Como critérios estabelecidos, fizeram parte do estudo bailarinas negras, brasileiras, atuantes nos elencos de companhias de dança profissionais. Trata-se de companhias que pertencem ao campo da dança no âmbito da grande ou média produção, que possuem visibilidade no Brasil e no exterior. Buscando uma melhor compreensão do contexto étnico-racial nas artes e na dança profissional, utilizou-se material de apoio coletado da internet, como entrevistas, biografias, vídeos e reportagens sobre artistas mulheres em escala internacional, artistas de pioneirismo para a inserção de mulheres negras na dança, bem como histórias de bailarinas contemporâneas que utilizam a dança como forma de ativismo e incentivo para a ocupação de espaços profissionais. A partir das coletas, transcrição, organização e análise de dados, traçou-se um olhar e reflexão teórica através da perspectiva interseccional (Crenshaw, 1991; Carneiro, 2003a; 2003b; Gonzalez, 2020), dialogando com autoras que abordam feminismo negro (Ribeiro, 2019; Davis, 2017; hooks, 2019a; 2019b; Collins, 2000), feminismo nas artes (Hollanda, 2018), lugar de fala (Ribeiro, 2019), empoderamento (Berth, 2019), racismo estrutural (Almeida, 2019) e estereótipo do corpo negro que dança (De Paula; De Paula, 2015), que auxiliaram a compreender as possibilidades e dificuldades de inserção de mulheres negras na dança profissional, bem como os discursos sobre visibilidades de bailarinas negras em elencos de grande projeção nacional e internacional.This research aims to understand, identify, and analyze aspects of the representation of Black Brazilian dancers working in professional dance companies in Brazil and abroad. To methodologically outline this qualitative study, data collection was carried out through narrative interviews (Jovchelovitch; Bauer, 2002) followed by analyses of the narratives from an intersectional perspective. As established criteria, the study included Black Brazilian dancers actively participating in the casts of professional dance companies. These companies belong to the dance field in the realm of large or medium productions and hold visibility both in Brazil and internationally. To gain a better understanding of the ethnic-racial context within arts and professional dance, supportive material was collected from the internet, such as interviews, biographies, videos, and articles about female artists on an international scale, pioneering artists for the inclusion of Black women in dance, as well as stories of contemporary dancers who use dance as a form of activism and encouragement for occupying professional spaces. From the data collection, transcription, organization, and analysis, a theoretical perspective and reflection were developed through the lens of intersectionality (Crenshaw, 1991; Carneiro, 2003a; 2003b; Gonzalez, 2020), engaging with authors who address Black feminism (Ribeiro, 2019; Davis, 2017; hooks, 2019a; 2019b; Collins, 2000), feminism in the arts (Hollanda, 2018), standpoint theory (Ribeiro, 2019), empowerment (Berth, 2019), structural racism (Almeida, 2019), and the stereotype of the Black dancing body (De Paula; De Paula, 2015). These sources aided in understanding the challenges and opportunities for the inclusion of Black women in professional dance, as well as the discourses surrounding the visibility of Black dancers in casts with significant national and international projection.application/pdfporRepresentatividadeDançaMulher negraInterseccionalidadeRepresentationBlack dancersProfessional danceBlack womenIntersectionalityInserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177446.pdf.txt001177446.pdf.txtExtracted Texttext/plain375103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265954/2/001177446.pdf.txt83b0b104666339649a6bb99ec08d6771MD52ORIGINAL001177446.pdfTexto completoapplication/pdf3598035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265954/1/001177446.pdfcdfd34f2fcf30485900b6fcc05fe66a9MD5110183/2659542023-10-13 03:37:02.021868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-13T06:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
title Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
spellingShingle Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
Lemos, Anielle Conceição
Representatividade
Dança
Mulher negra
Interseccionalidade
Representation
Black dancers
Professional dance
Black women
Intersectionality
title_short Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
title_full Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
title_fullStr Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
title_full_unstemmed Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
title_sort Inserção e permanência de bailarinas negras brasileiras no campo profissional da dança como representatividade negra e modo de resistência ao racismo
author Lemos, Anielle Conceição
author_facet Lemos, Anielle Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Anielle Conceição
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Suzane Weber da
contributor_str_mv Silva, Suzane Weber da
dc.subject.por.fl_str_mv Representatividade
Dança
Mulher negra
Interseccionalidade
topic Representatividade
Dança
Mulher negra
Interseccionalidade
Representation
Black dancers
Professional dance
Black women
Intersectionality
dc.subject.eng.fl_str_mv Representation
Black dancers
Professional dance
Black women
Intersectionality
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender, identificar e analisar aspectos da representatividade de bailarinas negras brasileiras atuantes em companhias profissionais de dança no Brasil e no exterior. Para delinear metodologicamente este estudo, de cunho qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2002) e sua posterior análise sob o ponto da interseccionalidade. Como critérios estabelecidos, fizeram parte do estudo bailarinas negras, brasileiras, atuantes nos elencos de companhias de dança profissionais. Trata-se de companhias que pertencem ao campo da dança no âmbito da grande ou média produção, que possuem visibilidade no Brasil e no exterior. Buscando uma melhor compreensão do contexto étnico-racial nas artes e na dança profissional, utilizou-se material de apoio coletado da internet, como entrevistas, biografias, vídeos e reportagens sobre artistas mulheres em escala internacional, artistas de pioneirismo para a inserção de mulheres negras na dança, bem como histórias de bailarinas contemporâneas que utilizam a dança como forma de ativismo e incentivo para a ocupação de espaços profissionais. A partir das coletas, transcrição, organização e análise de dados, traçou-se um olhar e reflexão teórica através da perspectiva interseccional (Crenshaw, 1991; Carneiro, 2003a; 2003b; Gonzalez, 2020), dialogando com autoras que abordam feminismo negro (Ribeiro, 2019; Davis, 2017; hooks, 2019a; 2019b; Collins, 2000), feminismo nas artes (Hollanda, 2018), lugar de fala (Ribeiro, 2019), empoderamento (Berth, 2019), racismo estrutural (Almeida, 2019) e estereótipo do corpo negro que dança (De Paula; De Paula, 2015), que auxiliaram a compreender as possibilidades e dificuldades de inserção de mulheres negras na dança profissional, bem como os discursos sobre visibilidades de bailarinas negras em elencos de grande projeção nacional e internacional.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-12T03:33:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177446
url http://hdl.handle.net/10183/265954
identifier_str_mv 001177446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265954/2/001177446.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265954/1/001177446.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 83b0b104666339649a6bb99ec08d6771
cdfd34f2fcf30485900b6fcc05fe66a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085630538940416