Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakahara, Suyen Matsumura
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7655
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo experimental sobre o desempenho de reforços de pavimentos asfálticos de uma via urbana com elevado volume de tráfego comercial pesado no município de São Paulo, monitorados durante quatro anos desde a mais recente restauração executada. A pesquisa envolveu o acompanhamento sistemático de seções pré-selecionadas na Avenida dos Bandeirantes, por meio de medidas de irregularidade longitudinal com um medidor tipo resposta bem como do trincamento superficial com o mapeamento e registros realizados em campo. A Avenida dos Bandeirantes é o principal corredor de interligação entre as vias localizadas no Oeste do Estado de São Paulo com o Porto de Santos, absorvendo 58% do total de veículos que passam pela Região Metropolitana, totalizando aproximadamente de 250.000 veículos/dia (em ambos os sentidos), sendo destes, cerca de 20.000 caminhões. Com base em dados levantados em campo e em projetos de restauração anteriormente realizadosforam desenvolvidos modelos empíricos de previsão de desempenho dos reforçosde pavimentos asfálticos,levando em consideração fatores relevantes para seu comportamento. Para isto, foram testados modelos lineares com diferentes estruturas de covariância e também modelos de regressão logística, que ao final mostraram-se mais conservadores que aqueles empregados na previsão de desempenho do programa HDM-4, para as condições do problema, no que tange à evolução do trincamento. No caso de previsão de irregularidade, observaram-se resultados similares entre os modelos desenvolvidos e aqueles preconizados pelo programa HDM-4. Fornecer suporte para decisões relacionadas à gerência de manutenção de pavimentos urbanos de grandes metrópoles e considerar modelos estatísticos ainda pouco utilizados para prever desempenho foram as principais contribuições buscadas durante a realização da pesquisa.
id URGS_58f86f35931dd55f3fea668d353f54f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7655
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nakahara, Suyen MatsumuraBalbo, José TadeuHo, Linda Lee2007-06-06T19:08:41Z2005http://hdl.handle.net/10183/7655000550793O presente trabalho apresenta um estudo experimental sobre o desempenho de reforços de pavimentos asfálticos de uma via urbana com elevado volume de tráfego comercial pesado no município de São Paulo, monitorados durante quatro anos desde a mais recente restauração executada. A pesquisa envolveu o acompanhamento sistemático de seções pré-selecionadas na Avenida dos Bandeirantes, por meio de medidas de irregularidade longitudinal com um medidor tipo resposta bem como do trincamento superficial com o mapeamento e registros realizados em campo. A Avenida dos Bandeirantes é o principal corredor de interligação entre as vias localizadas no Oeste do Estado de São Paulo com o Porto de Santos, absorvendo 58% do total de veículos que passam pela Região Metropolitana, totalizando aproximadamente de 250.000 veículos/dia (em ambos os sentidos), sendo destes, cerca de 20.000 caminhões. Com base em dados levantados em campo e em projetos de restauração anteriormente realizadosforam desenvolvidos modelos empíricos de previsão de desempenho dos reforçosde pavimentos asfálticos,levando em consideração fatores relevantes para seu comportamento. Para isto, foram testados modelos lineares com diferentes estruturas de covariância e também modelos de regressão logística, que ao final mostraram-se mais conservadores que aqueles empregados na previsão de desempenho do programa HDM-4, para as condições do problema, no que tange à evolução do trincamento. No caso de previsão de irregularidade, observaram-se resultados similares entre os modelos desenvolvidos e aqueles preconizados pelo programa HDM-4. Fornecer suporte para decisões relacionadas à gerência de manutenção de pavimentos urbanos de grandes metrópoles e considerar modelos estatísticos ainda pouco utilizados para prever desempenho foram as principais contribuições buscadas durante a realização da pesquisa.application/pdfporPavimentos flexíveisEnsaios (Engenharia)Pavimentação urbanaBandeirantes, Avenida dos (São Paulo, SP)Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade de São PauloEscola PolitécnicaPrograma [de Pós-Graduação em ] Engenharia de TransportesSão Paulo, BR-SP2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000550793.pdf.txt000550793.pdf.txtExtracted Texttext/plain619493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7655/2/000550793.pdf.txtd803ca2240cc6072d265bbb7f179d131MD52ORIGINAL000550793.pdf000550793.pdfTexto completoapplication/pdf6030159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7655/1/000550793.pdf3b9d2524811aa814006a6367e85a2533MD51THUMBNAIL000550793.pdf.jpg000550793.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7655/3/000550793.pdf.jpge2d2a97b231410f1fa794520e93d18d6MD5310183/76552023-03-15 03:23:33.625429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-15T06:23:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado
title Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado
spellingShingle Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado
Nakahara, Suyen Matsumura
Pavimentos flexíveis
Ensaios (Engenharia)
Pavimentação urbana
Bandeirantes, Avenida dos (São Paulo, SP)
title_short Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado
title_full Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado
title_fullStr Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado
title_full_unstemmed Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado
title_sort Estudo do desempenho de reforços de pavimentos asfálticos em via urbana sujeita à tráfego comercial pesado
author Nakahara, Suyen Matsumura
author_facet Nakahara, Suyen Matsumura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakahara, Suyen Matsumura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balbo, José Tadeu
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ho, Linda Lee
contributor_str_mv Balbo, José Tadeu
Ho, Linda Lee
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentos flexíveis
Ensaios (Engenharia)
Pavimentação urbana
Bandeirantes, Avenida dos (São Paulo, SP)
topic Pavimentos flexíveis
Ensaios (Engenharia)
Pavimentação urbana
Bandeirantes, Avenida dos (São Paulo, SP)
description O presente trabalho apresenta um estudo experimental sobre o desempenho de reforços de pavimentos asfálticos de uma via urbana com elevado volume de tráfego comercial pesado no município de São Paulo, monitorados durante quatro anos desde a mais recente restauração executada. A pesquisa envolveu o acompanhamento sistemático de seções pré-selecionadas na Avenida dos Bandeirantes, por meio de medidas de irregularidade longitudinal com um medidor tipo resposta bem como do trincamento superficial com o mapeamento e registros realizados em campo. A Avenida dos Bandeirantes é o principal corredor de interligação entre as vias localizadas no Oeste do Estado de São Paulo com o Porto de Santos, absorvendo 58% do total de veículos que passam pela Região Metropolitana, totalizando aproximadamente de 250.000 veículos/dia (em ambos os sentidos), sendo destes, cerca de 20.000 caminhões. Com base em dados levantados em campo e em projetos de restauração anteriormente realizadosforam desenvolvidos modelos empíricos de previsão de desempenho dos reforçosde pavimentos asfálticos,levando em consideração fatores relevantes para seu comportamento. Para isto, foram testados modelos lineares com diferentes estruturas de covariância e também modelos de regressão logística, que ao final mostraram-se mais conservadores que aqueles empregados na previsão de desempenho do programa HDM-4, para as condições do problema, no que tange à evolução do trincamento. No caso de previsão de irregularidade, observaram-se resultados similares entre os modelos desenvolvidos e aqueles preconizados pelo programa HDM-4. Fornecer suporte para decisões relacionadas à gerência de manutenção de pavimentos urbanos de grandes metrópoles e considerar modelos estatísticos ainda pouco utilizados para prever desempenho foram as principais contribuições buscadas durante a realização da pesquisa.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:08:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7655
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000550793
url http://hdl.handle.net/10183/7655
identifier_str_mv 000550793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7655/2/000550793.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7655/1/000550793.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7655/3/000550793.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d803ca2240cc6072d265bbb7f179d131
3b9d2524811aa814006a6367e85a2533
e2d2a97b231410f1fa794520e93d18d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085079483940864