Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gauer Júnior, João
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254397
Resumo: Para responder às necessidades relacionadas à educação na saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessária a produção de metodologias que atendam ao desafio de formar os profissionais segundo o seu contexto de trabalho. A educação na modalidade a distância (EaD) pode representar um caminho estratégico ao conciliar estudo e trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar o curso EaD — ‘Processo de trabalho em saúde bucal: conhecendo as atribuições da Atenção Primária à Saúde e os protocolos de encaminhamento à rede especializada’ — como um espaço de apren-dizagem e acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS. A intenção foi identificar vantagens e desafios desta modalidade de educação, trazendo a percepção de seus participantes. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes do curso foram 32 profissionais que compõem as equipes de saúde bucal do SUS, entre cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal (TSB) e auxiliares em saúde bucal (ASB). A coleta dos dados foi realizada ao longo do desenvolvimento do curso por meio de fóruns e da interação do pesquisador/profes-sor com os profissionais cursistas. Além disso, foi utilizado um questionário de avaliação do curso composto por perguntas abertas e fechadas respondidas pelos participantes concluintes do mesmo. Os cursistas mostraram a formação EaD como vantajosa em re-lação à flexibilidade e facilidade de acesso conforme a disponibilidade comparada com à educação presencial. O curso constitui-se em um espaço de aprendizagem e de troca de saberes entre os educandos quando tem a participação ativa do professor. O estudo mostrou a EaD como uma possibilidade de educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS.
id UFRGS-2_5df8659f1b336771cc4a11ce0096a815
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254397
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gauer Júnior, JoãoZiede, Mariangela Kraemer Lenz2023-02-08T05:01:59Z20222525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/254397001161064Para responder às necessidades relacionadas à educação na saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessária a produção de metodologias que atendam ao desafio de formar os profissionais segundo o seu contexto de trabalho. A educação na modalidade a distância (EaD) pode representar um caminho estratégico ao conciliar estudo e trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar o curso EaD — ‘Processo de trabalho em saúde bucal: conhecendo as atribuições da Atenção Primária à Saúde e os protocolos de encaminhamento à rede especializada’ — como um espaço de apren-dizagem e acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS. A intenção foi identificar vantagens e desafios desta modalidade de educação, trazendo a percepção de seus participantes. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes do curso foram 32 profissionais que compõem as equipes de saúde bucal do SUS, entre cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal (TSB) e auxiliares em saúde bucal (ASB). A coleta dos dados foi realizada ao longo do desenvolvimento do curso por meio de fóruns e da interação do pesquisador/profes-sor com os profissionais cursistas. Além disso, foi utilizado um questionário de avaliação do curso composto por perguntas abertas e fechadas respondidas pelos participantes concluintes do mesmo. Os cursistas mostraram a formação EaD como vantajosa em re-lação à flexibilidade e facilidade de acesso conforme a disponibilidade comparada com à educação presencial. O curso constitui-se em um espaço de aprendizagem e de troca de saberes entre os educandos quando tem a participação ativa do professor. O estudo mostrou a EaD como uma possibilidade de educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS.To respond to the needs related to health education of professionals in the Unified Health System (SUS), it is necessary to produce methodologies that meet the challenge of training professionals according to their work context. Distance education (EaD) can represent a strategic path in reconciling study and work. The objective of this study was to analyze the EaD course — ‘Work process in oral health: knowing the attributions of Prima-ry Health Care and the protocols for referral to the specialized network’ —, as a learning space and access to permanent education for health professionals. SUS oral health. The intention was to identify advantages and challenges of this type of education bringing the perception of its participants. The research is characterized by a qualitative approach, of the case study type. The course participants were 32 professionals who make up the oral health teams of the SUS, including dentists, oral health technicians (TSB) and oral health assistants (ASB). Data collection was carried out throughout the development of the course through forums and interaction between the researcher/teacher and the course professionals. In addition, a course evaluation questionnaire composed of open and closed questions answered by the participants completing the course was used. The course participants showed EaD training as advantageous in terms of flexibility and ease of access according to availability compared to face-to-face education. The course is a learning space and exchanging knowledge among students when it has the active participation of the teacher. The study showed EaD as a possibility of permanent education for SUS oral health professionals.Para responder a las necesidades relacionadas con la educación en salud de los profesionales del Sistema Único de Salud (SUS), es necesario producir metodologías que respondan al desafío de formar profesionales de acu-erdo con su contexto de trabajo. La educación a distancia (EaD) puede representar un camino estratégico en la conciliación del estudio y el trabajo. El objetivo de este estudio fue analizar el curso EaD – ‘Proceso de trabajo en salud bucal: conociendo las atribuciones de la Atención Primaria de Salud y los protocolos de derivación a la red especializada’ –, como espacio de aprendizaje y acceso a la educación permanente para los profesionales de la salud SUS salud bucal. La intención fue identificar ventajas y desafíos de este tipo de educación, acer-cando la percepción de sus participantes. La investigación se caracteriza por un enfoque cualitativo, del tipo estudio de caso. Los participantes del curso fueron 32 profesionales que integran los equipos de salud bucal del SUS, entre odontólogos, técnicos de salud bucal (TSB) y auxiliares de salud bucal (ASB). La recolección de datos se realizó a lo largo del desarrollo del curso a través de foros e interacción entre el investigador/docente y los profesionales del curso. Además, se utilizó un cuestionario de evaluación del curso compuesto por pre-guntas abiertas y cerradas respondidas por los participantes que completaron el curso. Los participantes del curso mostraron formación EaD como ventajosa en términos de flexibilidad y facilidad de acceso según la dis-ponibilidad en comparación con la educación presencial. El curso es un espacio de aprendizaje e intercambio de conocimientos entre los estudiantes cuando se cuenta con la participación activa del docente. El estudio mostró la EaD como una posibilidad de educación permanente para los profesionales de la salud bucal del SUS.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (ago./dez. 2022), p. 1-11Educação continuadaEducação a distânciaSaúde bucalDistance educationEducation continuingOral healthUnified Health SystemEducación a distanciaEducación continuaSalud bucalSistema Único de SaludEducação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúdeDistance education: a possibility of access to permanent education for oral health professionals in the Unified Health System Educación a distancia: una posibilidad de acceso a la educación permanente para profesionales de la salud bucal en el Sistema Único de Salud info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161064.pdf.txt001161064.pdf.txtExtracted Texttext/plain36266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254397/2/001161064.pdf.txt5732f77e454f8c5a625aa71e98a69069MD52ORIGINAL001161064.pdfTexto completoapplication/pdf464072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254397/1/001161064.pdf2fee993d5d7268bc8f3baf9252069319MD5110183/2543972024-08-21 06:39:04.094127oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254397Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-21T09:39:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Distance education: a possibility of access to permanent education for oral health professionals in the Unified Health System
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación a distancia: una posibilidad de acceso a la educación permanente para profesionales de la salud bucal en el Sistema Único de Salud
title Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
spellingShingle Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
Gauer Júnior, João
Educação continuada
Educação a distância
Saúde bucal
Distance education
Education continuing
Oral health
Unified Health System
Educación a distancia
Educación continua
Salud bucal
Sistema Único de Salud
title_short Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
title_full Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
title_fullStr Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
title_full_unstemmed Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
title_sort Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
author Gauer Júnior, João
author_facet Gauer Júnior, João
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author_role author
author2 Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gauer Júnior, João
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Educação a distância
Saúde bucal
topic Educação continuada
Educação a distância
Saúde bucal
Distance education
Education continuing
Oral health
Unified Health System
Educación a distancia
Educación continua
Salud bucal
Sistema Único de Salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Education continuing
Oral health
Unified Health System
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación a distancia
Educación continua
Salud bucal
Sistema Único de Salud
description Para responder às necessidades relacionadas à educação na saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessária a produção de metodologias que atendam ao desafio de formar os profissionais segundo o seu contexto de trabalho. A educação na modalidade a distância (EaD) pode representar um caminho estratégico ao conciliar estudo e trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar o curso EaD — ‘Processo de trabalho em saúde bucal: conhecendo as atribuições da Atenção Primária à Saúde e os protocolos de encaminhamento à rede especializada’ — como um espaço de apren-dizagem e acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS. A intenção foi identificar vantagens e desafios desta modalidade de educação, trazendo a percepção de seus participantes. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes do curso foram 32 profissionais que compõem as equipes de saúde bucal do SUS, entre cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal (TSB) e auxiliares em saúde bucal (ASB). A coleta dos dados foi realizada ao longo do desenvolvimento do curso por meio de fóruns e da interação do pesquisador/profes-sor com os profissionais cursistas. Além disso, foi utilizado um questionário de avaliação do curso composto por perguntas abertas e fechadas respondidas pelos participantes concluintes do mesmo. Os cursistas mostraram a formação EaD como vantajosa em re-lação à flexibilidade e facilidade de acesso conforme a disponibilidade comparada com à educação presencial. O curso constitui-se em um espaço de aprendizagem e de troca de saberes entre os educandos quando tem a participação ativa do professor. O estudo mostrou a EaD como uma possibilidade de educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-08T05:01:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254397
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161064
identifier_str_mv 2525-507X
001161064
url http://hdl.handle.net/10183/254397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (ago./dez. 2022), p. 1-11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254397/2/001161064.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254397/1/001161064.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5732f77e454f8c5a625aa71e98a69069
2fee993d5d7268bc8f3baf9252069319
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447818601496576