Dificuldades e estratégias de adaptação acadêmica em universitários com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na transição para a universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braun, Karen Cristina Rech
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202568
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por uma série de sintomas relacionados à desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade. Por muito tempo, pensava-se que o TDAH era um transtorno exclusivo da infância. Contudo, pesquisas apontam que cerca de 70% dos casos diagnosticados nessa idade persistem ao longo da vida, causando prejuízos em diversos contextos. Considerando que a entrada na universidade vem se tornando realidade para um número cada vez maior de pessoas, dentre ela indivíduos com TDAH, o objetivo desse estudo foi investigar as percepções de estudantes universitários diagnosticados com TDAH sobre as dificuldades enfrentadas no processo de transição do ensino médio para universidade e as estratégias utilizadas por eles para lidar com as mesmas. Essa pesquisa está dividida em dois estudos. No primeiro, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o processo de transição do ensino médio para o ensino superior. Os resultados mostram que há uma série de fatores que podem influenciar de maneira positiva e negativa esse momento. A escassez de estudos brasileiros aponta para uma lacuna a ser preenchida sobre a temática. No segundo, foi realizado um estudo qualitativo com o objetivo de investigar as percepções de estudantes universitários diagnosticados com TDAH sobre as dificuldades enfrentadas no processo de adaptação à universidade e as estratégias utilizadas por eles para lidar com as mesmas. Os participantes foram seis estudantes universitários com TDAH, de ambos os sexos, cursando diferentes cursos e períodos da graduação em uma universidade federal do Sul do Brasil. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da análise temática e possibilitaram uma compreensão do da experiência dos participantes em ter TDAH, bem como as dificuldades e as estratégias de enfrentamento desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica dos mesmos. Limitações e implicações dos resultados obtidos são discutidas ao final da dissertação.
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spelling Braun, Karen Cristina RechDias, Ana Cristina Garcia2019-12-17T04:01:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/202568001083166O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por uma série de sintomas relacionados à desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade. Por muito tempo, pensava-se que o TDAH era um transtorno exclusivo da infância. Contudo, pesquisas apontam que cerca de 70% dos casos diagnosticados nessa idade persistem ao longo da vida, causando prejuízos em diversos contextos. Considerando que a entrada na universidade vem se tornando realidade para um número cada vez maior de pessoas, dentre ela indivíduos com TDAH, o objetivo desse estudo foi investigar as percepções de estudantes universitários diagnosticados com TDAH sobre as dificuldades enfrentadas no processo de transição do ensino médio para universidade e as estratégias utilizadas por eles para lidar com as mesmas. Essa pesquisa está dividida em dois estudos. No primeiro, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o processo de transição do ensino médio para o ensino superior. Os resultados mostram que há uma série de fatores que podem influenciar de maneira positiva e negativa esse momento. A escassez de estudos brasileiros aponta para uma lacuna a ser preenchida sobre a temática. No segundo, foi realizado um estudo qualitativo com o objetivo de investigar as percepções de estudantes universitários diagnosticados com TDAH sobre as dificuldades enfrentadas no processo de adaptação à universidade e as estratégias utilizadas por eles para lidar com as mesmas. Os participantes foram seis estudantes universitários com TDAH, de ambos os sexos, cursando diferentes cursos e períodos da graduação em uma universidade federal do Sul do Brasil. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da análise temática e possibilitaram uma compreensão do da experiência dos participantes em ter TDAH, bem como as dificuldades e as estratégias de enfrentamento desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica dos mesmos. Limitações e implicações dos resultados obtidos são discutidas ao final da dissertação.Attention Deficit / Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by a series of symptoms related to inattention and/or hyperactivity and impulsivity. For a long time, it was thought that ADHD was an exclusive disorder of childhood. However, studies indicate about 70% of cases diagnosed at this age persist throughout life, causing damage in several contexts. Considering that college has become a reality for an increasing number of people, including individuals with ADHD, the aim of this study was to investigate the perceptions of college students diagnosed with ADHD on the difficulties in the transition from high school to college and strategies used by them to deal with these difficulties. This research is divided into two studies. In the first one, a systematic review of the literature on the transition process from high school to higher education was carried out. There are several factors that can influence in a positive and negative way this period. A lack of Brazilian studies indicates a gap to be filled on the subject. In the second, a qualitative study aimed to investigate the perceptions of college students with ADHD on the difficulties faced in the college adjustment process and the strategies used by them to deal with it. Participants were six university students with ADHD, of both sexes, attending different majors and graduation periods at a federal university in the South of Brazil. The results were analyzed from the perspective of the thematic analysis and enable to understand participants' experiences with ADHD, as well as difficulties and coping strategies developed along their academic trajectory. Limitations and implications of the results are discussed in the end of the thesis.application/pdfporEstudantes universitáriosTranstorno da falta de atenção com hiperatividadePsicologia do desenvolvimentoTransition to collegeCoping strategiesCollege studentsADHDDificuldades e estratégias de adaptação acadêmica em universitários com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na transição para a universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083166.pdf.txt001083166.pdf.txtExtracted Texttext/plain155179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202568/2/001083166.pdf.txta4db51021fc05c9fa3bcd905cbb38ee3MD52ORIGINAL001083166.pdfTexto completoapplication/pdf965510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202568/1/001083166.pdf39f56697ddbcb36ec2b3d057d61cffb1MD5110183/2025682023-03-30 03:24:16.536125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-30T06:24:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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