A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Carla de Castro Gomes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10645
Resumo: Esta dissertação é uma reflexão sobre temas e desafios relacionados a educação a distância, mediada por ambientes virtuais de aprendizagem, na formação continuada de professores. Seu desenvolvimento resulta de uma descrição analítica do contexto empírico a partir de uma reflexão teórica realizada por diferentes aspectos. Referese, especialmente, ao cuidado com a gestão das relações humanas, além de se preocupar com a compreensão sobre a sociedade na qual vivemos e sua conexão com os processos educativos, sobretudo, nas formas de organização da metodologia à distância, mostrando o novo paradigma educacional no qual estamos imersos. Esta reflexão mostra que o processo educativo acontece a partir de diferentes elementos e da interpretação que se tem por parte de educandos e educadores, e que na educação a distância, novas formas de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas a partir dos novos meios tecnológicos disponíveis à sociedade atual. Tal situação tem gerado interesse quanto a viabilidade e eficácia das ferramentas utilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem oferecidos a partir da Internet. Os processos de gestão na utilização de ambientes virtuais perpassam por inúmeros contextos destacando a necessidade de redimensionamento do papel de um gestor educacional “virtual”. Não se espera com esta reflexão a conclusão quanto alguma forma correta de se promover educação mediada pelas novas tecnologias digitais, mas apresenta reflexões de como privilegiar situações que levam à cooperação, comunicação, resolução de problemas, criatividade, autonomia, interaprendizagem, autoria, entre outros, na efetiva proposta de desenvolvimento da educação a distância.
id URGS_59987a57db88ce1e9a74b6fe5f63af40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10645
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Madeira, Carla de Castro GomesDorneles, Malvina do Amaral2007-09-11T05:09:53Z2006http://hdl.handle.net/10183/10645000597094Esta dissertação é uma reflexão sobre temas e desafios relacionados a educação a distância, mediada por ambientes virtuais de aprendizagem, na formação continuada de professores. Seu desenvolvimento resulta de uma descrição analítica do contexto empírico a partir de uma reflexão teórica realizada por diferentes aspectos. Referese, especialmente, ao cuidado com a gestão das relações humanas, além de se preocupar com a compreensão sobre a sociedade na qual vivemos e sua conexão com os processos educativos, sobretudo, nas formas de organização da metodologia à distância, mostrando o novo paradigma educacional no qual estamos imersos. Esta reflexão mostra que o processo educativo acontece a partir de diferentes elementos e da interpretação que se tem por parte de educandos e educadores, e que na educação a distância, novas formas de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas a partir dos novos meios tecnológicos disponíveis à sociedade atual. Tal situação tem gerado interesse quanto a viabilidade e eficácia das ferramentas utilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem oferecidos a partir da Internet. Os processos de gestão na utilização de ambientes virtuais perpassam por inúmeros contextos destacando a necessidade de redimensionamento do papel de um gestor educacional “virtual”. Não se espera com esta reflexão a conclusão quanto alguma forma correta de se promover educação mediada pelas novas tecnologias digitais, mas apresenta reflexões de como privilegiar situações que levam à cooperação, comunicação, resolução de problemas, criatividade, autonomia, interaprendizagem, autoria, entre outros, na efetiva proposta de desenvolvimento da educação a distância.This dissertation is a reflection about themes and related challenges of the Distance Education, mediated by virtual atmospheres of learning, in the teachers' continuous formation. Its development results of an analytical description of the empiric context starting from a theoretical reflection accomplished by different aspects. It refers, especially, to the care of the management of the human relationships, besides worrying about the understanding of the society in which we live and its connection with the educational processes, especially in the organization forms of distance methodologies, showing the new education paradigm in which we are submerged. This reflection reveals that the management in education happens according to different elements and the interpretation that students and teachers have about the process itself. Especially in the distance education, new forms of development of the teaching and learning process are being used starting from the new technologies available on the current society, producing interest in the viability and effectiveness of the tools used in the virtual environment of learning offered by the Internet. The management processes of using virtual environments are inserted in countless contexts particularly in a new perspective of the role of the virtual educational manager. This reflection doesn’t finish the correct way of promoting education with the new digital technologies, but it can cause a reflection about how to promote the best way of cooperation, communication, problems solution, creativity, autonomy, interactive learning, diversity, etc, in the effective proposal of development of the distance education.application/pdfporProfessorEducação continuadaEnsino a distânciaInovação educacionalTecnologia educacionalComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualSociedade da informaçãoEducaçãoFormaçãoDistance educationTechnologies in the educationContinuous formationManagementA educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexãoThe distance education in the continuous formation of educators : a reflectioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000597094.pdf000597094.pdfTexto completoapplication/pdf314858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10645/1/000597094.pdf25989ff76afe854db6749b8c0e5bba4bMD51TEXT000597094.pdf.txt000597094.pdf.txtExtracted Texttext/plain168101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10645/2/000597094.pdf.txt1ba7d84cfd5650ccded12b560f8ab9e5MD52THUMBNAIL000597094.pdf.jpg000597094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10645/3/000597094.pdf.jpg09601797278bd9bdd69fd1790d08d7a7MD5310183/106452021-12-06 05:40:35.253519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:40:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The distance education in the continuous formation of educators : a reflection
title A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
spellingShingle A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
Madeira, Carla de Castro Gomes
Professor
Educação continuada
Ensino a distância
Inovação educacional
Tecnologia educacional
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Sociedade da informação
Educação
Formação
Distance education
Technologies in the education
Continuous formation
Management
title_short A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
title_full A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
title_fullStr A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
title_full_unstemmed A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
title_sort A educação a distância na formação continuada de professores : uma reflexão
author Madeira, Carla de Castro Gomes
author_facet Madeira, Carla de Castro Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Carla de Castro Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorneles, Malvina do Amaral
contributor_str_mv Dorneles, Malvina do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Educação continuada
Ensino a distância
Inovação educacional
Tecnologia educacional
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Sociedade da informação
Educação
Formação
topic Professor
Educação continuada
Ensino a distância
Inovação educacional
Tecnologia educacional
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Sociedade da informação
Educação
Formação
Distance education
Technologies in the education
Continuous formation
Management
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Technologies in the education
Continuous formation
Management
description Esta dissertação é uma reflexão sobre temas e desafios relacionados a educação a distância, mediada por ambientes virtuais de aprendizagem, na formação continuada de professores. Seu desenvolvimento resulta de uma descrição analítica do contexto empírico a partir de uma reflexão teórica realizada por diferentes aspectos. Referese, especialmente, ao cuidado com a gestão das relações humanas, além de se preocupar com a compreensão sobre a sociedade na qual vivemos e sua conexão com os processos educativos, sobretudo, nas formas de organização da metodologia à distância, mostrando o novo paradigma educacional no qual estamos imersos. Esta reflexão mostra que o processo educativo acontece a partir de diferentes elementos e da interpretação que se tem por parte de educandos e educadores, e que na educação a distância, novas formas de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas a partir dos novos meios tecnológicos disponíveis à sociedade atual. Tal situação tem gerado interesse quanto a viabilidade e eficácia das ferramentas utilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem oferecidos a partir da Internet. Os processos de gestão na utilização de ambientes virtuais perpassam por inúmeros contextos destacando a necessidade de redimensionamento do papel de um gestor educacional “virtual”. Não se espera com esta reflexão a conclusão quanto alguma forma correta de se promover educação mediada pelas novas tecnologias digitais, mas apresenta reflexões de como privilegiar situações que levam à cooperação, comunicação, resolução de problemas, criatividade, autonomia, interaprendizagem, autoria, entre outros, na efetiva proposta de desenvolvimento da educação a distância.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-09-11T05:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10645
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000597094
url http://hdl.handle.net/10183/10645
identifier_str_mv 000597094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10645/1/000597094.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10645/2/000597094.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10645/3/000597094.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25989ff76afe854db6749b8c0e5bba4b
1ba7d84cfd5650ccded12b560f8ab9e5
09601797278bd9bdd69fd1790d08d7a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085098942365696