Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abarno, Cristiane Jung
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259356
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos legais e as políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise bibliográfica e documental com mapeamento e diagnóstico de publicações de teses e dissertações sobre a Educação Alimentar e Nutricional relacionadas, ou não, com a Educação Integral. Apresenta um registro sobre Alimentação, Nutrição, Saúde e Educação no Brasil e no mundo dentro de seus contextos históricos e de suas problemáticas, como as pandemias da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas. Inclui leis, documentos oficiais, programas governamentais do Brasil e de organizações internacionais relacionados aos temas: Saúde, Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e Educação Integral, dentre os quais destacam-se as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Soberania Alimentar, Marco de Referência para Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). Na busca por documentos que relacionem a Educação Integral e a Educação Alimentar e Nutricional se chegou ao livro "Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de Saberes", tornando-se o mais relevante objeto desta pesquisa, levando a uma análise de conteúdo com recorte na conexão entre os temas Educação Alimentar e Nutricional e Educação Integral. Este estudo nos leva a concluir que é necessário o desenvolvimento de pesquisas que ampliem e aprofundem o estudo da correlação destas temáticas, uma vez que a Educação Alimentar e Nutricional associada a Educação Integral se mostra como potente espaço de interconexão de saberes nos campos das ciências naturais e sociais. Compreendendo-se que a Educação Alimentar e Nutricional enquanto compo-nente da Educação Integral é uma urgente e prioritária estratégia para a conquista dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade do Planeta.
id URGS_59b07fcc928f0e0738acc6df753a1b5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259356
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Abarno, Cristiane JungMoll, Jaqueline2023-06-24T03:34:28Z2023http://hdl.handle.net/10183/259356001170651Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos legais e as políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise bibliográfica e documental com mapeamento e diagnóstico de publicações de teses e dissertações sobre a Educação Alimentar e Nutricional relacionadas, ou não, com a Educação Integral. Apresenta um registro sobre Alimentação, Nutrição, Saúde e Educação no Brasil e no mundo dentro de seus contextos históricos e de suas problemáticas, como as pandemias da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas. Inclui leis, documentos oficiais, programas governamentais do Brasil e de organizações internacionais relacionados aos temas: Saúde, Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e Educação Integral, dentre os quais destacam-se as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Soberania Alimentar, Marco de Referência para Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). Na busca por documentos que relacionem a Educação Integral e a Educação Alimentar e Nutricional se chegou ao livro "Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de Saberes", tornando-se o mais relevante objeto desta pesquisa, levando a uma análise de conteúdo com recorte na conexão entre os temas Educação Alimentar e Nutricional e Educação Integral. Este estudo nos leva a concluir que é necessário o desenvolvimento de pesquisas que ampliem e aprofundem o estudo da correlação destas temáticas, uma vez que a Educação Alimentar e Nutricional associada a Educação Integral se mostra como potente espaço de interconexão de saberes nos campos das ciências naturais e sociais. Compreendendo-se que a Educação Alimentar e Nutricional enquanto compo-nente da Educação Integral é uma urgente e prioritária estratégia para a conquista dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade do Planeta.This study aimed to understand the legal aspects and government policies that guide Food and Nutrition Education from the perspective of a Comprehensive Education of the Brazilian population. This is a qualitative research of bibliographic and documental analysis with the mapping and diagnosis of thesis and dissertation publications about Food and Nutrition Education related, or not, to Integral Education. It presents a register about Food, Nutrition, Health, and Education in Brazil and in the world within their historical contexts and their problems, such as obesity, malnutrition, and climate change pandemics. It includes laws, official documents, governmental programs from Brazil and international organizations related to the themes: Health, Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) (Human Right to Adequate Food), and Integral Education, among which we highlight public policies on Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) (Food and Nutritional Security), Food Sovereignty, Marco de Referência para Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (Reference Frame for Food and Nutritional Education for Public Politics), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (National School Feeding Program), and Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) (Food Guide for the Brazilian Population). In the search for documents that relate Integral Education and Food and Nutrition Education, the book "Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de Saberes" was found, becoming the most relevant object of this research, leading to a content analysis focused on the connection between the themes of Food and Nutrition Education and Integral Education. This study leads us to conclude that it is necessary to develop research to broaden and deepen the study of the correlation of these themes, since Food and Nutrition Edu-cation associated with Integral Education is a powerful space for the interconnection of knowledge in the fields of natural and social sciences. Understanding that Food and Nutrition Education as a component of Integral Education is an urgent and top priority strategy for the achi-evement of Human Rights and the Sustainability of the Planet.application/pdfporEducação alimentar e nutricionalSegurança alimentarDireito Humano à Alimentação AdequadaFood and nutrition educationIntegral educationFood and nutrition securityHuman right to adequate foodFood sovereigntyAlimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170651.pdf.txt001170651.pdf.txtExtracted Texttext/plain296976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259356/2/001170651.pdf.txtf424cbd52471d717892b85a50ad1203fMD52ORIGINAL001170651.pdfTexto completoapplication/pdf5330770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259356/1/001170651.pdf2d92f431e53e89ed828e598a1009ffeeMD5110183/2593562023-06-25 03:41:25.058208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:41:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
title Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
spellingShingle Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
Abarno, Cristiane Jung
Educação alimentar e nutricional
Segurança alimentar
Direito Humano à Alimentação Adequada
Food and nutrition education
Integral education
Food and nutrition security
Human right to adequate food
Food sovereignty
title_short Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
title_full Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
title_fullStr Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
title_full_unstemmed Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
title_sort Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
author Abarno, Cristiane Jung
author_facet Abarno, Cristiane Jung
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abarno, Cristiane Jung
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moll, Jaqueline
contributor_str_mv Moll, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar e nutricional
Segurança alimentar
Direito Humano à Alimentação Adequada
topic Educação alimentar e nutricional
Segurança alimentar
Direito Humano à Alimentação Adequada
Food and nutrition education
Integral education
Food and nutrition security
Human right to adequate food
Food sovereignty
dc.subject.eng.fl_str_mv Food and nutrition education
Integral education
Food and nutrition security
Human right to adequate food
Food sovereignty
description Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos legais e as políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise bibliográfica e documental com mapeamento e diagnóstico de publicações de teses e dissertações sobre a Educação Alimentar e Nutricional relacionadas, ou não, com a Educação Integral. Apresenta um registro sobre Alimentação, Nutrição, Saúde e Educação no Brasil e no mundo dentro de seus contextos históricos e de suas problemáticas, como as pandemias da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas. Inclui leis, documentos oficiais, programas governamentais do Brasil e de organizações internacionais relacionados aos temas: Saúde, Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e Educação Integral, dentre os quais destacam-se as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Soberania Alimentar, Marco de Referência para Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). Na busca por documentos que relacionem a Educação Integral e a Educação Alimentar e Nutricional se chegou ao livro "Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de Saberes", tornando-se o mais relevante objeto desta pesquisa, levando a uma análise de conteúdo com recorte na conexão entre os temas Educação Alimentar e Nutricional e Educação Integral. Este estudo nos leva a concluir que é necessário o desenvolvimento de pesquisas que ampliem e aprofundem o estudo da correlação destas temáticas, uma vez que a Educação Alimentar e Nutricional associada a Educação Integral se mostra como potente espaço de interconexão de saberes nos campos das ciências naturais e sociais. Compreendendo-se que a Educação Alimentar e Nutricional enquanto compo-nente da Educação Integral é uma urgente e prioritária estratégia para a conquista dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade do Planeta.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:34:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259356
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170651
url http://hdl.handle.net/10183/259356
identifier_str_mv 001170651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259356/2/001170651.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259356/1/001170651.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f424cbd52471d717892b85a50ad1203f
2d92f431e53e89ed828e598a1009ffee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085620330004480