Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Felipe Brum de Brito
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3905
Resumo: O presente trabalho trata do desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de gerenciamento da qualidade para o transporte coletivo de longa distância por ônibus. Essa metodologia é dividida em duas partes, uma parte relacionada à qualidade sistêmica ou tangível, e outra referente à qualidade percebida ou intangível. A qualidade tangível é desenvolvida a partir do gerenciamento de processos em uma empresa padrão do setor, e divide-se em 12 etapas. Esta parte tangível objetiva levantar os processos determinantes da qualidade de serviço e seus respectivos indicadores de monitoramento. A avaliação da qualidade intangível é realizada a partir da análise dos gaps ou lacunas da qualidade em uma linha de ônibus, objetivando selecionar os processos críticos a serem melhorados entre os processos definidos na parte tangível. Finalmente, são definidos os processos a serem monitorados na linha de ônibus analisada, e sugeridos alguns indicadores de desempenho para esses processos.
id URGS_986e674f07383f1e749b57c48abc4820
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3905
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sousa, Felipe Brum de BritoLindau, Luis Antonio2007-06-06T17:31:14Z2004http://hdl.handle.net/10183/3905000450553O presente trabalho trata do desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de gerenciamento da qualidade para o transporte coletivo de longa distância por ônibus. Essa metodologia é dividida em duas partes, uma parte relacionada à qualidade sistêmica ou tangível, e outra referente à qualidade percebida ou intangível. A qualidade tangível é desenvolvida a partir do gerenciamento de processos em uma empresa padrão do setor, e divide-se em 12 etapas. Esta parte tangível objetiva levantar os processos determinantes da qualidade de serviço e seus respectivos indicadores de monitoramento. A avaliação da qualidade intangível é realizada a partir da análise dos gaps ou lacunas da qualidade em uma linha de ônibus, objetivando selecionar os processos críticos a serem melhorados entre os processos definidos na parte tangível. Finalmente, são definidos os processos a serem monitorados na linha de ônibus analisada, e sugeridos alguns indicadores de desempenho para esses processos.application/pdfporGestão da qualidadeTransporte coletivoÔnibusGerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000450553.pdf000450553.pdfTexto completoapplication/pdf710383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3905/1/000450553.pdfe148300dd10c960ef1f25f7f94864c00MD51TEXT000450553.pdf.txt000450553.pdf.txtExtracted Texttext/plain391676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3905/2/000450553.pdf.txtaaf72c977b9d853f5c0613fb34bc1151MD52THUMBNAIL000450553.pdf.jpg000450553.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3905/3/000450553.pdf.jpgd0c2478d9079a5c2a5324832271f0ca6MD5310183/39052018-10-08 09:15:40.045oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:15:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus
title Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus
spellingShingle Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus
Sousa, Felipe Brum de Brito
Gestão da qualidade
Transporte coletivo
Ônibus
title_short Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus
title_full Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus
title_fullStr Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus
title_full_unstemmed Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus
title_sort Gerenciamento da qualidade no transporte coletivo de longa distância por ônibus
author Sousa, Felipe Brum de Brito
author_facet Sousa, Felipe Brum de Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Felipe Brum de Brito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lindau, Luis Antonio
contributor_str_mv Lindau, Luis Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade
Transporte coletivo
Ônibus
topic Gestão da qualidade
Transporte coletivo
Ônibus
description O presente trabalho trata do desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de gerenciamento da qualidade para o transporte coletivo de longa distância por ônibus. Essa metodologia é dividida em duas partes, uma parte relacionada à qualidade sistêmica ou tangível, e outra referente à qualidade percebida ou intangível. A qualidade tangível é desenvolvida a partir do gerenciamento de processos em uma empresa padrão do setor, e divide-se em 12 etapas. Esta parte tangível objetiva levantar os processos determinantes da qualidade de serviço e seus respectivos indicadores de monitoramento. A avaliação da qualidade intangível é realizada a partir da análise dos gaps ou lacunas da qualidade em uma linha de ônibus, objetivando selecionar os processos críticos a serem melhorados entre os processos definidos na parte tangível. Finalmente, são definidos os processos a serem monitorados na linha de ônibus analisada, e sugeridos alguns indicadores de desempenho para esses processos.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:31:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3905
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000450553
url http://hdl.handle.net/10183/3905
identifier_str_mv 000450553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3905/1/000450553.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3905/2/000450553.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3905/3/000450553.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e148300dd10c960ef1f25f7f94864c00
aaf72c977b9d853f5c0613fb34bc1151
d0c2478d9079a5c2a5324832271f0ca6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085035186847744