Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luiz Dultra Nascimento da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179591
Resumo: Após o fim da Segunda Guerra Mundial, teve início um processo de aumento da utilização dos automóveis nos grandes centros urbanos que modificou o desenho das cidades e o padrão de deslocamento nesses espaços. Uma das diversas consequências negativas da consolidação do automóvel como principal meio de transporte nas metrópoles foi o aumento do número de acidentes no trânsito, principalmente os que envolviam os usuários de transporte ativo – pedestres e ciclistas. A promoção dos modos de transporte não motorizados, como a bicicleta, é tida como ação complementar para reversão desse processo, porém, para tanto, é necessário melhorar a percepção de segurança sobre o modo cicloviário. A tomada de decisão por parte dos gestores do tráfego acerca das intervenções viárias que melhoram a segurança dos ciclistas carece de entendimento sobre os elementos que influenciam a ocorrência de acidentes envolvendo estes usuários. Desse modo, o trabalho desenvolvido nesta dissertação tem como objetivo a verificação da existência de relação entre os elementos urbanos construídos, os fatores socioeconômicos e outras possíveis fontes de risco com a frequência e severidade dos acidentes cicloviários na cidade de Porto Alegre O processo de investigação utilizou softwares de georreferenciamento para consolidar os dados coletados segundo as unidades de análise definidas. A frequência de acidentes foi modelada através de Modelo de Regressão Binomial Negativo e a severidade de acidentes foi modelada através de Modelo Logit Multinomial. O modelo de frequência de acidentes apresentou duas variáveis significativas. Em seguida, foi gerado um novo modelo de frequência de acidentes a partir da eliminação de possíveis fontes de discrepância dos dados. Os resultados indicaram que este segundo modelo estava melhor ajustado ao cenário estudado. O modelo de severidade de acidentes foi composto por 18 variáveis significativas. Por fim, os elementos que demonstraram maior prevalência sobre a acidentalidade de ciclistas foram a interação com automóveis, a presença de vias arteriais, a proximidade com áreas de interseção e o envolvimento de usuários vulneráveis (jovens e idosos em bicicletas) nos acidentes.
id URGS_5a53bd59cb1e01c4f75928276c634b37
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179591
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, André Luiz Dultra Nascimento daNodari, Christine Tessele2018-06-20T02:30:11Z2018http://hdl.handle.net/10183/179591001068576Após o fim da Segunda Guerra Mundial, teve início um processo de aumento da utilização dos automóveis nos grandes centros urbanos que modificou o desenho das cidades e o padrão de deslocamento nesses espaços. Uma das diversas consequências negativas da consolidação do automóvel como principal meio de transporte nas metrópoles foi o aumento do número de acidentes no trânsito, principalmente os que envolviam os usuários de transporte ativo – pedestres e ciclistas. A promoção dos modos de transporte não motorizados, como a bicicleta, é tida como ação complementar para reversão desse processo, porém, para tanto, é necessário melhorar a percepção de segurança sobre o modo cicloviário. A tomada de decisão por parte dos gestores do tráfego acerca das intervenções viárias que melhoram a segurança dos ciclistas carece de entendimento sobre os elementos que influenciam a ocorrência de acidentes envolvendo estes usuários. Desse modo, o trabalho desenvolvido nesta dissertação tem como objetivo a verificação da existência de relação entre os elementos urbanos construídos, os fatores socioeconômicos e outras possíveis fontes de risco com a frequência e severidade dos acidentes cicloviários na cidade de Porto Alegre O processo de investigação utilizou softwares de georreferenciamento para consolidar os dados coletados segundo as unidades de análise definidas. A frequência de acidentes foi modelada através de Modelo de Regressão Binomial Negativo e a severidade de acidentes foi modelada através de Modelo Logit Multinomial. O modelo de frequência de acidentes apresentou duas variáveis significativas. Em seguida, foi gerado um novo modelo de frequência de acidentes a partir da eliminação de possíveis fontes de discrepância dos dados. Os resultados indicaram que este segundo modelo estava melhor ajustado ao cenário estudado. O modelo de severidade de acidentes foi composto por 18 variáveis significativas. Por fim, os elementos que demonstraram maior prevalência sobre a acidentalidade de ciclistas foram a interação com automóveis, a presença de vias arteriais, a proximidade com áreas de interseção e o envolvimento de usuários vulneráveis (jovens e idosos em bicicletas) nos acidentes.After the end of the World War II, many cities around the world have experienced an increase on car using which changed the way cities were planned and also mobility patterns. That process has generated some problems at urban areas like road accidents increasing, most of them related to active transport modes - pedestrians and cyclers. Non motorized transportation modes fomentation, for example cycling, emerges as an alternative to change this issue. However, before it happens, cyclers need to feel more safe on transit. Understanding the influence of the elements that affect cyclers's safety gives to decision makers and traffic managers a better possibility to make the right decisions on safety improvement. Thus, this thesis aims to verify the relationship between built environment, socialeconomic factors and other risk sources and frequency and severity of traffic crashes involving cyclists in Porto Alegre. By using GIS softwares, the collected data were consolidated according to the defined analysis units. Accident’s frequencies were modeled and the coefficients were estimated by using Negative Binomial Regression Model and the severity of accidents was modeled as a Multinomial Logit Model. The accident frequency model counted with two sginificant variables. Then, a new accident frequency model was estimated from the elimination of possible sources of data discrepancy. Results have shown that the second model fit better on the studied scenario. The accident severity model resulted in 18 significant variables. Finally, the elements that showed highest prevalences on cyclists safety were car interaction, presence of arterial roads, proximity to intersection areas and vulnerable cyclists users (young and old ones cycling) involvement on accidents.application/pdfporSegurança viáriaCicloviasAcidentes de trânsitoBicicletaPorto Alegre (RS)Road safetyBuilt environmentNegative binomialMultinomial logitGeoreferencingModelingPrevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068576.pdf001068576.pdfTexto completoapplication/pdf1748274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179591/1/001068576.pdf8e9a4021a8e392d32b2e8e27fc8587daMD51TEXT001068576.pdf.txt001068576.pdf.txtExtracted Texttext/plain188324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179591/2/001068576.pdf.txt943365a026c1c4b9deecde68e4ada0d8MD5210183/1795912018-06-21 02:32:38.762046oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-06-21T05:32:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
title Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
spellingShingle Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
Silva, André Luiz Dultra Nascimento da
Segurança viária
Ciclovias
Acidentes de trânsito
Bicicleta
Porto Alegre (RS)
Road safety
Built environment
Negative binomial
Multinomial logit
Georeferencing
Modeling
title_short Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
title_full Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
title_fullStr Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
title_full_unstemmed Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
title_sort Prevalência de fatores associados à ocorrência e severidade de acidentes com bicicleta em Porto Alegre
author Silva, André Luiz Dultra Nascimento da
author_facet Silva, André Luiz Dultra Nascimento da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luiz Dultra Nascimento da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nodari, Christine Tessele
contributor_str_mv Nodari, Christine Tessele
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança viária
Ciclovias
Acidentes de trânsito
Bicicleta
Porto Alegre (RS)
topic Segurança viária
Ciclovias
Acidentes de trânsito
Bicicleta
Porto Alegre (RS)
Road safety
Built environment
Negative binomial
Multinomial logit
Georeferencing
Modeling
dc.subject.eng.fl_str_mv Road safety
Built environment
Negative binomial
Multinomial logit
Georeferencing
Modeling
description Após o fim da Segunda Guerra Mundial, teve início um processo de aumento da utilização dos automóveis nos grandes centros urbanos que modificou o desenho das cidades e o padrão de deslocamento nesses espaços. Uma das diversas consequências negativas da consolidação do automóvel como principal meio de transporte nas metrópoles foi o aumento do número de acidentes no trânsito, principalmente os que envolviam os usuários de transporte ativo – pedestres e ciclistas. A promoção dos modos de transporte não motorizados, como a bicicleta, é tida como ação complementar para reversão desse processo, porém, para tanto, é necessário melhorar a percepção de segurança sobre o modo cicloviário. A tomada de decisão por parte dos gestores do tráfego acerca das intervenções viárias que melhoram a segurança dos ciclistas carece de entendimento sobre os elementos que influenciam a ocorrência de acidentes envolvendo estes usuários. Desse modo, o trabalho desenvolvido nesta dissertação tem como objetivo a verificação da existência de relação entre os elementos urbanos construídos, os fatores socioeconômicos e outras possíveis fontes de risco com a frequência e severidade dos acidentes cicloviários na cidade de Porto Alegre O processo de investigação utilizou softwares de georreferenciamento para consolidar os dados coletados segundo as unidades de análise definidas. A frequência de acidentes foi modelada através de Modelo de Regressão Binomial Negativo e a severidade de acidentes foi modelada através de Modelo Logit Multinomial. O modelo de frequência de acidentes apresentou duas variáveis significativas. Em seguida, foi gerado um novo modelo de frequência de acidentes a partir da eliminação de possíveis fontes de discrepância dos dados. Os resultados indicaram que este segundo modelo estava melhor ajustado ao cenário estudado. O modelo de severidade de acidentes foi composto por 18 variáveis significativas. Por fim, os elementos que demonstraram maior prevalência sobre a acidentalidade de ciclistas foram a interação com automóveis, a presença de vias arteriais, a proximidade com áreas de interseção e o envolvimento de usuários vulneráveis (jovens e idosos em bicicletas) nos acidentes.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-20T02:30:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179591
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068576
url http://hdl.handle.net/10183/179591
identifier_str_mv 001068576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179591/1/001068576.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179591/2/001068576.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e9a4021a8e392d32b2e8e27fc8587da
943365a026c1c4b9deecde68e4ada0d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736975315533824