O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hass, João Renê Pereira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/4336
Resumo: O presente estudo objetiva investigar o uso de sites (aqui denominados “sites institucionais”) na Internet a partir de duas aulas de língua inglesa como LE em que sites na Internet foram usados como insumo para a execução de tarefas que culminam com a produção textual da língua alvo por parte dos alunos. O estudo se insere como pesquisa qualitativa e etnográfica, embora haja também alguns dados quantitativos. Os dados gerados e analisados são oriundos de um curso livre de idiomas em Porto Alegre. Os dados mostram que, nas duas turmas, a Internet serviu como fonte de pesquisa e as informações inseridas nos sites institucionais e registradas em handouts serviram como insumo para as tarefas propostas como fechamento em que houve a produção oral e escrita da língua alvo. Na primeira aula, uma atividade lúdica de fechamento foi proposta e não foi considerada comunicativa, embora tivesse havido produção oral de inglês. As tarefas de fechamento na segunda aula, ao contrário, foram consideradas comunicativas por envolver os alunos em uma interação dialógica em que partilharam os dados coletados na Internet (information gap) e emitiram suas opiniões (opinion gap) acerca de qual de duas organizações não-governamentais (Greenpeace e PETA) apoiariam, seguidas de justificativas individuais.
id URGS_5a74aafdfcf889c1cdadb401b6a5dd2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4336
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hass, João Renê PereiraPaiva, Maria da Graça Gomes2007-06-06T17:35:33Z2004http://hdl.handle.net/10183/4336000455398O presente estudo objetiva investigar o uso de sites (aqui denominados “sites institucionais”) na Internet a partir de duas aulas de língua inglesa como LE em que sites na Internet foram usados como insumo para a execução de tarefas que culminam com a produção textual da língua alvo por parte dos alunos. O estudo se insere como pesquisa qualitativa e etnográfica, embora haja também alguns dados quantitativos. Os dados gerados e analisados são oriundos de um curso livre de idiomas em Porto Alegre. Os dados mostram que, nas duas turmas, a Internet serviu como fonte de pesquisa e as informações inseridas nos sites institucionais e registradas em handouts serviram como insumo para as tarefas propostas como fechamento em que houve a produção oral e escrita da língua alvo. Na primeira aula, uma atividade lúdica de fechamento foi proposta e não foi considerada comunicativa, embora tivesse havido produção oral de inglês. As tarefas de fechamento na segunda aula, ao contrário, foram consideradas comunicativas por envolver os alunos em uma interação dialógica em que partilharam os dados coletados na Internet (information gap) e emitiram suas opiniões (opinion gap) acerca de qual de duas organizações não-governamentais (Greenpeace e PETA) apoiariam, seguidas de justificativas individuais.application/pdfporLíngua inglesaEnsinoInternetLíngua estrangeiraProdução textualInformáticaEducaçãoO uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000455398.pdf000455398.pdfTexto completoapplication/pdf1669015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4336/1/000455398.pdfbf8f67db00e828a8a4c9c340cd26600dMD51TEXT000455398.pdf.txt000455398.pdf.txtExtracted Texttext/plain381799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4336/2/000455398.pdf.txt8e84441ffecd7da8d1c109544a9a079fMD52THUMBNAIL000455398.pdf.jpg000455398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4336/3/000455398.pdf.jpg3b21d7fb9e1faf6cf21950d68bf664aeMD5310183/43362018-10-15 09:28:22.995oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:28:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas
title O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas
spellingShingle O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas
Hass, João Renê Pereira
Língua inglesa
Ensino
Internet
Língua estrangeira
Produção textual
Informática
Educação
title_short O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas
title_full O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas
title_fullStr O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas
title_full_unstemmed O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas
title_sort O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas
author Hass, João Renê Pereira
author_facet Hass, João Renê Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hass, João Renê Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, Maria da Graça Gomes
contributor_str_mv Paiva, Maria da Graça Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Ensino
Internet
Língua estrangeira
Produção textual
Informática
Educação
topic Língua inglesa
Ensino
Internet
Língua estrangeira
Produção textual
Informática
Educação
description O presente estudo objetiva investigar o uso de sites (aqui denominados “sites institucionais”) na Internet a partir de duas aulas de língua inglesa como LE em que sites na Internet foram usados como insumo para a execução de tarefas que culminam com a produção textual da língua alvo por parte dos alunos. O estudo se insere como pesquisa qualitativa e etnográfica, embora haja também alguns dados quantitativos. Os dados gerados e analisados são oriundos de um curso livre de idiomas em Porto Alegre. Os dados mostram que, nas duas turmas, a Internet serviu como fonte de pesquisa e as informações inseridas nos sites institucionais e registradas em handouts serviram como insumo para as tarefas propostas como fechamento em que houve a produção oral e escrita da língua alvo. Na primeira aula, uma atividade lúdica de fechamento foi proposta e não foi considerada comunicativa, embora tivesse havido produção oral de inglês. As tarefas de fechamento na segunda aula, ao contrário, foram consideradas comunicativas por envolver os alunos em uma interação dialógica em que partilharam os dados coletados na Internet (information gap) e emitiram suas opiniões (opinion gap) acerca de qual de duas organizações não-governamentais (Greenpeace e PETA) apoiariam, seguidas de justificativas individuais.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:35:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/4336
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000455398
url http://hdl.handle.net/10183/4336
identifier_str_mv 000455398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4336/1/000455398.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4336/2/000455398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4336/3/000455398.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf8f67db00e828a8a4c9c340cd26600d
8e84441ffecd7da8d1c109544a9a079f
3b21d7fb9e1faf6cf21950d68bf664ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085040654123008