Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berwanger, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221660
Resumo: Esta tese de doutorado possui como temática a construção da prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A motivação para o delineamento do problema de investigação foi a intensificação das políticas neoliberais implementadas pela gestão municipal, 2017-2020. Assim, o objetivo foi compreender, descrever e interpretar este contexto a partir da seguinte questão norteadora: como os professores de Educação Física constroem suas práticas pedagógicas em tempos de avanços de políticas neoliberais? Para tanto, na primeira parte, faço uma contextualização do problema na qual apresento o cenário político atual em que o estudo foi realizado, as reflexões sobre a Educação Física escolar, os impactos das políticas neoliberais no componente curricular e os caminhos particulares que conduziram à construção do problema de pesquisa. Na segunda parte, apresento as decisões teórico metodológicas, que foram embasadas nos conceitos da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico. Foram utilizados a entrevista semiestruturada, o questionário, a observação participante, a análise documental e o diário de campo, como instrumentos de coleta de informações. Na terceira parte, descrevo a análise e a interpretação dos resultados, em dois capítulos: “A Cultura Docente e a Prática Pedagógica” e “A Prática Pedagógica e o Neoliberalismo”. Com esse estudo, foi possível compreender que a prática pedagógica é construída a partir do diálogo com as diversas culturas escolares e que o neoliberalismo busca desconstituir essas relações, dificultando ao máximo as possibilidades do trabalho coletivo.
id URGS_5af086eafcd4fe20956b22cd9bea88d8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221660
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Berwanger, Carlos EduardoBossle, Fabiano2021-05-28T04:26:15Z2020http://hdl.handle.net/10183/221660001125101Esta tese de doutorado possui como temática a construção da prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A motivação para o delineamento do problema de investigação foi a intensificação das políticas neoliberais implementadas pela gestão municipal, 2017-2020. Assim, o objetivo foi compreender, descrever e interpretar este contexto a partir da seguinte questão norteadora: como os professores de Educação Física constroem suas práticas pedagógicas em tempos de avanços de políticas neoliberais? Para tanto, na primeira parte, faço uma contextualização do problema na qual apresento o cenário político atual em que o estudo foi realizado, as reflexões sobre a Educação Física escolar, os impactos das políticas neoliberais no componente curricular e os caminhos particulares que conduziram à construção do problema de pesquisa. Na segunda parte, apresento as decisões teórico metodológicas, que foram embasadas nos conceitos da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico. Foram utilizados a entrevista semiestruturada, o questionário, a observação participante, a análise documental e o diário de campo, como instrumentos de coleta de informações. Na terceira parte, descrevo a análise e a interpretação dos resultados, em dois capítulos: “A Cultura Docente e a Prática Pedagógica” e “A Prática Pedagógica e o Neoliberalismo”. Com esse estudo, foi possível compreender que a prática pedagógica é construída a partir do diálogo com as diversas culturas escolares e que o neoliberalismo busca desconstituir essas relações, dificultando ao máximo as possibilidades do trabalho coletivo.The current doctorate thesis presents the designing of pedagogical practices of Physical Education teachers of the Municipal Schools of Porto Alegre. The motivation for the delineation of the investigation problem was the intensification of neoliberal policies implemented in the municipal management from 2017 to 2020. For this reason, the purpose of this study was to comprehend, describe and interpret this context from the following guiding question: how do Physical Education teachers design their pedagogical practices in times of neo-liberal policy advancements? Therefore, in the first part, an approximation of the problem is made, and the current political scenario is presented, in which the study was carried out; the considerations about Physical Education in schools; the impact of neoliberal policies in the syllabus of Physical Education; and the particular paths that led to the construction of the problem of the research. In the second part, the theoretical and methodological decisions are presented, which were based on the concepts of qualitative research of the ethnographic type. A semi-structured interview, a questionnaire, an observation of the participants, a documental analysis, and a field journal were used as instruments to collect data. In the third part, the analysis and the interpretation of the results are described in two chapters: “The Teaching Culture and the Pedagogical Practice” and “The Pedagogical Practice and the Neo-Liberalism.” It was possible to understand from this study that the pedagogical practice is designed from the dialog with diverse scholar cultures, and neo-liberalism tries to deconstruct these relations, making it more challenging to work collectively.application/pdfporEducação física escolarNeoliberalismoPrática pedagógicaEtnografiaScholar Physical EducationPedagogical PracticesEducação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125101.pdf.txt001125101.pdf.txtExtracted Texttext/plain330659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221660/2/001125101.pdf.txtd94e76832a3b8e7357b66bc86cf80c36MD52ORIGINAL001125101.pdfTexto completoapplication/pdf985747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221660/1/001125101.pdf208deeef80e3d07e4e64bc67056d418aMD5110183/2216602021-08-18 04:39:47.864945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:39:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS
title Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS
spellingShingle Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS
Berwanger, Carlos Eduardo
Educação física escolar
Neoliberalismo
Prática pedagógica
Etnografia
Scholar Physical Education
Pedagogical Practices
title_short Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS
title_full Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS
title_fullStr Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS
title_full_unstemmed Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS
title_sort Educação física em tempos de neoliberalismo : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, RS
author Berwanger, Carlos Eduardo
author_facet Berwanger, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berwanger, Carlos Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Neoliberalismo
Prática pedagógica
Etnografia
topic Educação física escolar
Neoliberalismo
Prática pedagógica
Etnografia
Scholar Physical Education
Pedagogical Practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Scholar Physical Education
Pedagogical Practices
description Esta tese de doutorado possui como temática a construção da prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A motivação para o delineamento do problema de investigação foi a intensificação das políticas neoliberais implementadas pela gestão municipal, 2017-2020. Assim, o objetivo foi compreender, descrever e interpretar este contexto a partir da seguinte questão norteadora: como os professores de Educação Física constroem suas práticas pedagógicas em tempos de avanços de políticas neoliberais? Para tanto, na primeira parte, faço uma contextualização do problema na qual apresento o cenário político atual em que o estudo foi realizado, as reflexões sobre a Educação Física escolar, os impactos das políticas neoliberais no componente curricular e os caminhos particulares que conduziram à construção do problema de pesquisa. Na segunda parte, apresento as decisões teórico metodológicas, que foram embasadas nos conceitos da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico. Foram utilizados a entrevista semiestruturada, o questionário, a observação participante, a análise documental e o diário de campo, como instrumentos de coleta de informações. Na terceira parte, descrevo a análise e a interpretação dos resultados, em dois capítulos: “A Cultura Docente e a Prática Pedagógica” e “A Prática Pedagógica e o Neoliberalismo”. Com esse estudo, foi possível compreender que a prática pedagógica é construída a partir do diálogo com as diversas culturas escolares e que o neoliberalismo busca desconstituir essas relações, dificultando ao máximo as possibilidades do trabalho coletivo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T04:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125101
url http://hdl.handle.net/10183/221660
identifier_str_mv 001125101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221660/2/001125101.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221660/1/001125101.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d94e76832a3b8e7357b66bc86cf80c36
208deeef80e3d07e4e64bc67056d418a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085554004426752