A política do cotidiano nas pornochanchadas : construções fílmicas de relações interpessoais durante a ditadura civil-militar brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Guilherme Fumeo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230829
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral a constituição do conceito de política do cotidiano a partir da análise das pornochanchadas brasileiras, como um todo, e mais especificamente de sete filmes do gênero, a partir da sua construção dos aspectos políticos nas relações interpessoais cotidianas. São eles: Como é boa nossa empregada (Ismar Porto e Victor di Mello, 1973), As cangaceiras eróticas (Roberto Mauro, 1974), Bem dotado – o homem de Itu (José Miziara, 1978), Nos embalos de Ipanema (Antonio Calmon, 1978), A dama do lotação (Neville d´Almeida, 1978), Os sete gatinhos (Neville d´Almeida, 1980) e A noite das taras (David Cardoso, Ody Fraga e John Doo, 1980). Como principais referências teóricas, são utilizadas as discussões de autores como Abreu (2002), Simões (2007), Seligman (2000, 2003), Figueiredo (2017), Foucault (1979), Bourdieu (2009), Freyre (2006), Schwarcz (1998, 2019), Gonzalez (1984), Holanda (1995), Sennett (2014), Heller (2008), Lefebvre (1991), Gramsci (1999) e Williams (2005). A tese é constituída pela introdução e por outros quatro capítulos, além das considerações finais e de um apêndice. O processo de construção conceitual da política do cotidiano articula metodologicamente a discussão teórica e o objeto empírico. A construção conceitual da política do cotidiano e a fundamentação metodológica também são compostas por discussões da teoria do cinema e das artes visuais dedicadas ao papel estético do exercício do olhar. Como resultados de pesquisa, destaque para a capacidade de as pornochanchadas apresentarem de forma complexa a relação entre sexo e política no cotidiano dos brasileiros, conciliando, questionando e refletindo os costumes, a censura, os limites e os preconceitos da época em que estavam inseridas. A política do cotidiano que se consolida como resultado desta pesquisa, por sua vez, se apresenta enquanto um conceito sólido, com diversas especificidades e capaz de refletir de forma complexa sobre as potências políticas dos comportamentos dos indivíduos em seu cotidiano.
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Como principais referências teóricas, são utilizadas as discussões de autores como Abreu (2002), Simões (2007), Seligman (2000, 2003), Figueiredo (2017), Foucault (1979), Bourdieu (2009), Freyre (2006), Schwarcz (1998, 2019), Gonzalez (1984), Holanda (1995), Sennett (2014), Heller (2008), Lefebvre (1991), Gramsci (1999) e Williams (2005). A tese é constituída pela introdução e por outros quatro capítulos, além das considerações finais e de um apêndice. O processo de construção conceitual da política do cotidiano articula metodologicamente a discussão teórica e o objeto empírico. A construção conceitual da política do cotidiano e a fundamentação metodológica também são compostas por discussões da teoria do cinema e das artes visuais dedicadas ao papel estético do exercício do olhar. Como resultados de pesquisa, destaque para a capacidade de as pornochanchadas apresentarem de forma complexa a relação entre sexo e política no cotidiano dos brasileiros, conciliando, questionando e refletindo os costumes, a censura, os limites e os preconceitos da época em que estavam inseridas. A política do cotidiano que se consolida como resultado desta pesquisa, por sua vez, se apresenta enquanto um conceito sólido, com diversas especificidades e capaz de refletir de forma complexa sobre as potências políticas dos comportamentos dos indivíduos em seu cotidiano.This work has as general objective the constitution of the concept of everyday politics, through the analysis of the Brazilian pornochanchadas, as a whole, and more specifically seven genre´s films, from its construction of the political aspects in everyday interpersonal relationships. They are: Como é boa nossa empregada (Ismar Porto e Victor di Mello, 1973), As cangaceiras eróticas (Roberto Mauro, 1974), O bem dotado - homem de Itu (José Miziara, 1978), Nos embalos de Ipanema (Antonio Calmon, 1978), A dama do lotação (Neville d´Almeida, 1978), Os sete gatinhos (Neville d´Almeida, 1980) e A noite das taras (David Cardoso, Ody Fraga e John Doo, 1980). As main theoretical references, are used discussions by authors such as Abreu (2002), Simões (2007), Seligman (2000, 2003), Figueiredo (2017), Foucault (1979), Bourdieu (2009), Freyre (2006), Schwarcz (1998, 2019), Gonzalez (1984), Holanda (1995), Sennett (2014), Heller (2008), Lefebvre (1991), Gramsci (1999) and Williams (2005). The thesis consists of the introduction and four other chapters, in addition to the final considerations and an appendix. The process of conceptual construction of the everyday politics methodologically articulates the theoretical discussion and the empirical object. The conceptual construction of the politics of everyday politics and the methodological foundation are also composed of discussions on film theory and visual arts dedicated to the aesthetic role of the exercise of the gaze. As research results, we highlight the ability of pornochanchadas to present in a complex way the relationship between sex and politics in the daily lives of Brazilians, reconciling, questioning and reflecting the customs, censorship, limits and prejudices of the time in which they were inserted. The everyday politics that is consolidated as a result of this research, presents itself as a solid concept, with several specificities and capable of reflecting in a complex way on political powers of the behavior of individuals in their daily lives.application/pdfporPornochanchadaCinema brasileiroBrazilian cinemaCivil military dictatorshipPornochanchadaEveryday politicsA política do cotidiano nas pornochanchadas : construções fílmicas de relações interpessoais durante a ditadura civil-militar brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132536.pdf.txt001132536.pdf.txtExtracted Texttext/plain390694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230829/2/001132536.pdf.txt8a06ebd5340f8b3924e99a0b4fa86277MD52ORIGINAL001132536.pdfTexto completoapplication/pdf91700109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230829/1/001132536.pdf3b8ca69de35ec87b8b69832add4e347bMD5110183/2308292022-02-22 04:43:27.460259oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:43:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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