Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108420
Resumo: Esta pesquisa teve como campo privilegiado de interesse a Educação Infantil - etapa da Educação Básica voltada ao atendimento a crianças na faixa etária de O a 6 anos. Os sujeitos da investigação foram trinta educadoras e cinco educadores infantis que vêm desenvolvendo suas atividades profissionais junto aos grupos etários de O a 2 anos - turmas de Berçário, em cinco Escolas Municipais Infantis de Porto Alegre/RS - EMis. O objetivo da investigação foi uma aproximação ao trabalho destas/es profissionais, tendo como foco "o ser/estar um/a educador(a) de bebês"; apontando algumas implicações pregressas; aspectos da situação atual; e algumas penpectivas futuras. F oram utilizados para tal dois conceitos básicos: o de relações de gênero e o de classe social. Os dados relativos ao trabalho desenvolvido nas instituições foram analisados a partir de referenciais sócio-interacionistas, contemplando Paulo Freire, Piaget, Vygotsky e Wallon, de acordo com os referenciais que orientam a ação pedagógica nas EMis. Para a coleta de dados, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando entrevistas abertas, semi-estruturadas, organizadas a partir de quatro eixos básicos: o "ser/estar" educador/a de Berçário; o histórico da profissão enquanto um espaço de trabalho predominantemente ocupado por mulheres; a entrada de educadores nas EMis; e a ação educativo-pedagógica desenvolvida junto às crianças. A partir dos , dados, evidenciou-se o caráter ainda em construção da instituição educativa para bebês, das definições sobre a formação de profissionais e da ação pedagógica voltadas a crianças de zero a dois anos. Destaca-se, a partir desta pesquisa, a importância de que as políticas de formação inicial e em serviço para profissionais da Educação Infantil contemplem estudos sobre a história da Educação Infantil e sobre os conceitos de relações de gênero e de classe social, em suas interfaces com a Educação e, em especial, com a educação de crianças pequenas.
id URGS_5b5bbd2811bdc2d24736852a3269ec72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108420
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Flores, Maria Luiza RodriguesBordas, Merion Campos2014-12-18T02:15:20Z2000http://hdl.handle.net/10183/108420000270307Esta pesquisa teve como campo privilegiado de interesse a Educação Infantil - etapa da Educação Básica voltada ao atendimento a crianças na faixa etária de O a 6 anos. Os sujeitos da investigação foram trinta educadoras e cinco educadores infantis que vêm desenvolvendo suas atividades profissionais junto aos grupos etários de O a 2 anos - turmas de Berçário, em cinco Escolas Municipais Infantis de Porto Alegre/RS - EMis. O objetivo da investigação foi uma aproximação ao trabalho destas/es profissionais, tendo como foco "o ser/estar um/a educador(a) de bebês"; apontando algumas implicações pregressas; aspectos da situação atual; e algumas penpectivas futuras. F oram utilizados para tal dois conceitos básicos: o de relações de gênero e o de classe social. Os dados relativos ao trabalho desenvolvido nas instituições foram analisados a partir de referenciais sócio-interacionistas, contemplando Paulo Freire, Piaget, Vygotsky e Wallon, de acordo com os referenciais que orientam a ação pedagógica nas EMis. Para a coleta de dados, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando entrevistas abertas, semi-estruturadas, organizadas a partir de quatro eixos básicos: o "ser/estar" educador/a de Berçário; o histórico da profissão enquanto um espaço de trabalho predominantemente ocupado por mulheres; a entrada de educadores nas EMis; e a ação educativo-pedagógica desenvolvida junto às crianças. A partir dos , dados, evidenciou-se o caráter ainda em construção da instituição educativa para bebês, das definições sobre a formação de profissionais e da ação pedagógica voltadas a crianças de zero a dois anos. Destaca-se, a partir desta pesquisa, a importância de que as políticas de formação inicial e em serviço para profissionais da Educação Infantil contemplem estudos sobre a história da Educação Infantil e sobre os conceitos de relações de gênero e de classe social, em suas interfaces com a Educação e, em especial, com a educação de crianças pequenas.This research had as privileged tield of interest the Infantile Education - levei of education directed to the attendance of children from O to 6 years old. The investigation focus contemplate thirty infantile female educators and tive infantile male educators who come developing its professional activities together the groups from O to 2 years old - groups of Nursery, in tive Infantile City Schools in Porto Alegre/RS/Brazil. The objective of the investigation was an approach to these workers, having as focus the "to be I had been" a babies 's educator; pointing some former implications; aspects of the current situation; and some future perspectives. Two basic concepts had been used for such: the concept of gender relations and the concept of social class. The investigation's data about the pedagogical work with children were analyzed with theories from Pablo Freire, Piaget, Vygotsky and W allon studies, in accordance with the developed action in these schools. For the data's collection it was used a qualitative aproach, using opened interviews that was organized in a four basic topics: "to be " a Nursery educator; this profession while a female tield of work; the input of male educators in these schools; and the pedagogical action developed whith the children. It was observed in according to the data, that the educative institucion for babies is a new kind of school in Brazil that is also constructing the detinitions about its specitic pedagogical action, that will be the base to the definitions about the professional identity of the workers. ihis research put in evidence the importance that some govemmental politics for the professionals o f the Infantil e Education contemplate studies on the history of the Infantil e Education and on the concepts of gender relations and social class relations, in its interfaces with the Education and, in special, with the education of small children.application/pdfporProfessorBerçárioGêneroClasse socialEnsino público municipalPorto Alegre (RS)Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000270307.pdf000270307.pdfTexto completoapplication/pdf14153843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108420/1/000270307.pdf2916f4ee9bdda75a159bc2b96d61925fMD51TEXT000270307.pdf.txt000270307.pdf.txtExtracted Texttext/plain606720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108420/2/000270307.pdf.txtc9c2eb07edfc89de57611b1ff8c7199cMD52THUMBNAIL000270307.pdf.jpg000270307.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108420/3/000270307.pdf.jpg9e3adebf618262126fb20f7ff733e5e2MD5310183/1084202018-10-22 09:22:04.011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:22:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil
title Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil
spellingShingle Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil
Flores, Maria Luiza Rodrigues
Professor
Berçário
Gênero
Classe social
Ensino público municipal
Porto Alegre (RS)
title_short Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil
title_full Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil
title_fullStr Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil
title_full_unstemmed Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil
title_sort Conversando com educadoras e educadores de berçário : relações de gênero e de classe na educação infantil
author Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_facet Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Luiza Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordas, Merion Campos
contributor_str_mv Bordas, Merion Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Berçário
Gênero
Classe social
Ensino público municipal
Porto Alegre (RS)
topic Professor
Berçário
Gênero
Classe social
Ensino público municipal
Porto Alegre (RS)
description Esta pesquisa teve como campo privilegiado de interesse a Educação Infantil - etapa da Educação Básica voltada ao atendimento a crianças na faixa etária de O a 6 anos. Os sujeitos da investigação foram trinta educadoras e cinco educadores infantis que vêm desenvolvendo suas atividades profissionais junto aos grupos etários de O a 2 anos - turmas de Berçário, em cinco Escolas Municipais Infantis de Porto Alegre/RS - EMis. O objetivo da investigação foi uma aproximação ao trabalho destas/es profissionais, tendo como foco "o ser/estar um/a educador(a) de bebês"; apontando algumas implicações pregressas; aspectos da situação atual; e algumas penpectivas futuras. F oram utilizados para tal dois conceitos básicos: o de relações de gênero e o de classe social. Os dados relativos ao trabalho desenvolvido nas instituições foram analisados a partir de referenciais sócio-interacionistas, contemplando Paulo Freire, Piaget, Vygotsky e Wallon, de acordo com os referenciais que orientam a ação pedagógica nas EMis. Para a coleta de dados, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando entrevistas abertas, semi-estruturadas, organizadas a partir de quatro eixos básicos: o "ser/estar" educador/a de Berçário; o histórico da profissão enquanto um espaço de trabalho predominantemente ocupado por mulheres; a entrada de educadores nas EMis; e a ação educativo-pedagógica desenvolvida junto às crianças. A partir dos , dados, evidenciou-se o caráter ainda em construção da instituição educativa para bebês, das definições sobre a formação de profissionais e da ação pedagógica voltadas a crianças de zero a dois anos. Destaca-se, a partir desta pesquisa, a importância de que as políticas de formação inicial e em serviço para profissionais da Educação Infantil contemplem estudos sobre a história da Educação Infantil e sobre os conceitos de relações de gênero e de classe social, em suas interfaces com a Educação e, em especial, com a educação de crianças pequenas.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-18T02:15:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108420
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000270307
url http://hdl.handle.net/10183/108420
identifier_str_mv 000270307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108420/1/000270307.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108420/2/000270307.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108420/3/000270307.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2916f4ee9bdda75a159bc2b96d61925f
c9c2eb07edfc89de57611b1ff8c7199c
9e3adebf618262126fb20f7ff733e5e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085307686584320