Berçário: além da perspectiva do cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schorr, Anna Ruth
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4569
Resumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer as fases do desenvolvimento do bebê no aspecto físico motor, cognitivo e emocional. Também, discutir o conceito sobre cuidar e o educar no berçário e entender o que se faz necessário desenvolver com o bebê no berçário. O método utilizado foi pesquisa de campo, no qual foi observada a rotina de uma turma de berçário e realizado entrevista com professores do berçário sobre sua concepção e prática pedagógica. Constatou-se que os bebês estão a todo tempo aprendendo e assimilam tudo o que acontece ao seu redor. É importante dar a devida atenção às fases do desenvolvimento e proporcionar momentos que estimulam o mesmo. Conclui-se que a visão de que no berçário é somente cuidado e de que não há possibilidade de o bebê aprender está ainda muito presente na cultura e discurso das pessoas. Porém percebe-se avanços significativos e cada vez mais o berçário é visto pelos professores como um espaço o qual precisa proporcionar subsídios para desenvolver o bebê integralmente e não somente o cuidado.
id UNIJ_d434255e8cfadf5661c43956fa031968
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4569
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBerçário: além da perspectiva do cuidar2017-09-0620172017-09-06T19:40:43Z2017-09-06T19:40:43ZEste trabalho tem por objetivo conhecer as fases do desenvolvimento do bebê no aspecto físico motor, cognitivo e emocional. Também, discutir o conceito sobre cuidar e o educar no berçário e entender o que se faz necessário desenvolver com o bebê no berçário. O método utilizado foi pesquisa de campo, no qual foi observada a rotina de uma turma de berçário e realizado entrevista com professores do berçário sobre sua concepção e prática pedagógica. Constatou-se que os bebês estão a todo tempo aprendendo e assimilam tudo o que acontece ao seu redor. É importante dar a devida atenção às fases do desenvolvimento e proporcionar momentos que estimulam o mesmo. Conclui-se que a visão de que no berçário é somente cuidado e de que não há possibilidade de o bebê aprender está ainda muito presente na cultura e discurso das pessoas. Porém percebe-se avanços significativos e cada vez mais o berçário é visto pelos professores como um espaço o qual precisa proporcionar subsídios para desenvolver o bebê integralmente e não somente o cuidado.24 f.Ciências HumanasPedagogiaBerçárioCuidarEducarProfessorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4569DMD_hdl_123456789/4569Schorr, Anna Ruthporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnna%20Ruth%20Schorr.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4569/1/Anna%20Ruth%20Schorr.pdfapplication/pdf234265http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4569/1/Anna%20Ruth%20Schorr.pdfab3f3867e523fcb456bff28b587f60d3MD5123456789_4569_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Berçário: além da perspectiva do cuidar
title Berçário: além da perspectiva do cuidar
spellingShingle Berçário: além da perspectiva do cuidar
Schorr, Anna Ruth
Ciências Humanas
Pedagogia
Berçário
Cuidar
Educar
Professor
title_short Berçário: além da perspectiva do cuidar
title_full Berçário: além da perspectiva do cuidar
title_fullStr Berçário: além da perspectiva do cuidar
title_full_unstemmed Berçário: além da perspectiva do cuidar
title_sort Berçário: além da perspectiva do cuidar
author Schorr, Anna Ruth
author_facet Schorr, Anna Ruth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schorr, Anna Ruth
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Berçário
Cuidar
Educar
Professor
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Berçário
Cuidar
Educar
Professor
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo conhecer as fases do desenvolvimento do bebê no aspecto físico motor, cognitivo e emocional. Também, discutir o conceito sobre cuidar e o educar no berçário e entender o que se faz necessário desenvolver com o bebê no berçário. O método utilizado foi pesquisa de campo, no qual foi observada a rotina de uma turma de berçário e realizado entrevista com professores do berçário sobre sua concepção e prática pedagógica. Constatou-se que os bebês estão a todo tempo aprendendo e assimilam tudo o que acontece ao seu redor. É importante dar a devida atenção às fases do desenvolvimento e proporcionar momentos que estimulam o mesmo. Conclui-se que a visão de que no berçário é somente cuidado e de que não há possibilidade de o bebê aprender está ainda muito presente na cultura e discurso das pessoas. Porém percebe-se avanços significativos e cada vez mais o berçário é visto pelos professores como um espaço o qual precisa proporcionar subsídios para desenvolver o bebê integralmente e não somente o cuidado.
24 f.
description Este trabalho tem por objetivo conhecer as fases do desenvolvimento do bebê no aspecto físico motor, cognitivo e emocional. Também, discutir o conceito sobre cuidar e o educar no berçário e entender o que se faz necessário desenvolver com o bebê no berçário. O método utilizado foi pesquisa de campo, no qual foi observada a rotina de uma turma de berçário e realizado entrevista com professores do berçário sobre sua concepção e prática pedagógica. Constatou-se que os bebês estão a todo tempo aprendendo e assimilam tudo o que acontece ao seu redor. É importante dar a devida atenção às fases do desenvolvimento e proporcionar momentos que estimulam o mesmo. Conclui-se que a visão de que no berçário é somente cuidado e de que não há possibilidade de o bebê aprender está ainda muito presente na cultura e discurso das pessoas. Porém percebe-se avanços significativos e cada vez mais o berçário é visto pelos professores como um espaço o qual precisa proporcionar subsídios para desenvolver o bebê integralmente e não somente o cuidado.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-06
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-09-06T19:40:43Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-06T19:40:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4569
DMD_hdl_123456789/4569
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4569
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265204826112