Berçário: além da perspectiva do cuidar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4569 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo conhecer as fases do desenvolvimento do bebê no aspecto físico motor, cognitivo e emocional. Também, discutir o conceito sobre cuidar e o educar no berçário e entender o que se faz necessário desenvolver com o bebê no berçário. O método utilizado foi pesquisa de campo, no qual foi observada a rotina de uma turma de berçário e realizado entrevista com professores do berçário sobre sua concepção e prática pedagógica. Constatou-se que os bebês estão a todo tempo aprendendo e assimilam tudo o que acontece ao seu redor. É importante dar a devida atenção às fases do desenvolvimento e proporcionar momentos que estimulam o mesmo. Conclui-se que a visão de que no berçário é somente cuidado e de que não há possibilidade de o bebê aprender está ainda muito presente na cultura e discurso das pessoas. Porém percebe-se avanços significativos e cada vez mais o berçário é visto pelos professores como um espaço o qual precisa proporcionar subsídios para desenvolver o bebê integralmente e não somente o cuidado. |
id |
UNIJ_d434255e8cfadf5661c43956fa031968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4569 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBerçário: além da perspectiva do cuidar2017-09-0620172017-09-06T19:40:43Z2017-09-06T19:40:43ZEste trabalho tem por objetivo conhecer as fases do desenvolvimento do bebê no aspecto físico motor, cognitivo e emocional. Também, discutir o conceito sobre cuidar e o educar no berçário e entender o que se faz necessário desenvolver com o bebê no berçário. O método utilizado foi pesquisa de campo, no qual foi observada a rotina de uma turma de berçário e realizado entrevista com professores do berçário sobre sua concepção e prática pedagógica. Constatou-se que os bebês estão a todo tempo aprendendo e assimilam tudo o que acontece ao seu redor. É importante dar a devida atenção às fases do desenvolvimento e proporcionar momentos que estimulam o mesmo. Conclui-se que a visão de que no berçário é somente cuidado e de que não há possibilidade de o bebê aprender está ainda muito presente na cultura e discurso das pessoas. Porém percebe-se avanços significativos e cada vez mais o berçário é visto pelos professores como um espaço o qual precisa proporcionar subsídios para desenvolver o bebê integralmente e não somente o cuidado.24 f.Ciências HumanasPedagogiaBerçárioCuidarEducarProfessorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4569DMD_hdl_123456789/4569Schorr, Anna Ruthporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnna%20Ruth%20Schorr.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4569/1/Anna%20Ruth%20Schorr.pdfapplication/pdf234265http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4569/1/Anna%20Ruth%20Schorr.pdfab3f3867e523fcb456bff28b587f60d3MD5123456789_4569_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Berçário: além da perspectiva do cuidar |
title |
Berçário: além da perspectiva do cuidar |
spellingShingle |
Berçário: além da perspectiva do cuidar Schorr, Anna Ruth Ciências Humanas Pedagogia Berçário Cuidar Educar Professor |
title_short |
Berçário: além da perspectiva do cuidar |
title_full |
Berçário: além da perspectiva do cuidar |
title_fullStr |
Berçário: além da perspectiva do cuidar |
title_full_unstemmed |
Berçário: além da perspectiva do cuidar |
title_sort |
Berçário: além da perspectiva do cuidar |
author |
Schorr, Anna Ruth |
author_facet |
Schorr, Anna Ruth |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schorr, Anna Ruth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Berçário Cuidar Educar Professor |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Berçário Cuidar Educar Professor |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho tem por objetivo conhecer as fases do desenvolvimento do bebê no aspecto físico motor, cognitivo e emocional. Também, discutir o conceito sobre cuidar e o educar no berçário e entender o que se faz necessário desenvolver com o bebê no berçário. O método utilizado foi pesquisa de campo, no qual foi observada a rotina de uma turma de berçário e realizado entrevista com professores do berçário sobre sua concepção e prática pedagógica. Constatou-se que os bebês estão a todo tempo aprendendo e assimilam tudo o que acontece ao seu redor. É importante dar a devida atenção às fases do desenvolvimento e proporcionar momentos que estimulam o mesmo. Conclui-se que a visão de que no berçário é somente cuidado e de que não há possibilidade de o bebê aprender está ainda muito presente na cultura e discurso das pessoas. Porém percebe-se avanços significativos e cada vez mais o berçário é visto pelos professores como um espaço o qual precisa proporcionar subsídios para desenvolver o bebê integralmente e não somente o cuidado. 24 f. |
description |
Este trabalho tem por objetivo conhecer as fases do desenvolvimento do bebê no aspecto físico motor, cognitivo e emocional. Também, discutir o conceito sobre cuidar e o educar no berçário e entender o que se faz necessário desenvolver com o bebê no berçário. O método utilizado foi pesquisa de campo, no qual foi observada a rotina de uma turma de berçário e realizado entrevista com professores do berçário sobre sua concepção e prática pedagógica. Constatou-se que os bebês estão a todo tempo aprendendo e assimilam tudo o que acontece ao seu redor. É importante dar a devida atenção às fases do desenvolvimento e proporcionar momentos que estimulam o mesmo. Conclui-se que a visão de que no berçário é somente cuidado e de que não há possibilidade de o bebê aprender está ainda muito presente na cultura e discurso das pessoas. Porém percebe-se avanços significativos e cada vez mais o berçário é visto pelos professores como um espaço o qual precisa proporcionar subsídios para desenvolver o bebê integralmente e não somente o cuidado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-09-06T19:40:43Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-06T19:40:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4569 DMD_hdl_123456789/4569 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4569 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265204826112 |