A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18252
Resumo: Esta tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), linha de pesquisa ambientes informatizados e ensino a distância, tem como objetivo geral analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) relacionados com os elementos de gestão em cursos de educação a distância via internet. Como objetivos específicos busca identificar os FCS no gerenciamento dos recursos nos cursos em educação a distância via internet; e propor novos elementos que auxiliem o processo de gestão dos cursos de educação a distância via internet. Os elementos de gestão para a educação a distância (EAD) foram definidos com base na literatura e pela análise conjunta da autora e de especialistas. A partir disto destacam-se os elementos de gestão: qualidade, gerenciamento, infra-estrutura, recursos humanos, recursos financeiros, e modelo pedagógico. Estes elementos utilizados no protocolo do estudo de caso para a identificação dos FCS foram validados com especialistas em EAD e no Curso de Graduação em Administração a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A metodologia da pesquisa é o estudo de casos-múltiplos baseado no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura (PEAD), e no Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS. A partir dos resultados obtidos nos estudos de caso constatou-se que alguns dos FCS identificados não estavam associados aos elementos correspondentes. Verificou-se também, que um mesmo FCS está ou pode estar relacionado a mais de um elemento de gestão. Neste sentido, os FCS identificados foram resgatados e reagrupados nas categorias dos elementos de gestão. Estas constatações possibilitaram uma nova reflexão sobre os FCS e os elementos de gestão. A partir do resgate teórico, percebe-se a existência de FCS que, embora não tenham sido identificados na pesquisa, merecem uma atenção especial. Dessa forma, alguns fatores foram incorporados, por estarem relacionados com os novos elementos de gestão da EAD. Assim, apresentam-se os novos elementos para auxiliar o processo de gestão em cursos de educação a distância via internet são: qualidade do ensino, responsabilidade da coordenação do curso, gerenciamento dos recursos e modelo pedagógico do curso.
id URGS_5c4d339a667ec587555ebc2125096b06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18252
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Retamal, Daniela Rodrigues CunhaBehar, Patrícia AlejandraMaçada, Antônio Carlos Gastaud2010-01-09T04:14:42Z2009http://hdl.handle.net/10183/18252000727582Esta tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), linha de pesquisa ambientes informatizados e ensino a distância, tem como objetivo geral analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) relacionados com os elementos de gestão em cursos de educação a distância via internet. Como objetivos específicos busca identificar os FCS no gerenciamento dos recursos nos cursos em educação a distância via internet; e propor novos elementos que auxiliem o processo de gestão dos cursos de educação a distância via internet. Os elementos de gestão para a educação a distância (EAD) foram definidos com base na literatura e pela análise conjunta da autora e de especialistas. A partir disto destacam-se os elementos de gestão: qualidade, gerenciamento, infra-estrutura, recursos humanos, recursos financeiros, e modelo pedagógico. Estes elementos utilizados no protocolo do estudo de caso para a identificação dos FCS foram validados com especialistas em EAD e no Curso de Graduação em Administração a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A metodologia da pesquisa é o estudo de casos-múltiplos baseado no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura (PEAD), e no Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS. A partir dos resultados obtidos nos estudos de caso constatou-se que alguns dos FCS identificados não estavam associados aos elementos correspondentes. Verificou-se também, que um mesmo FCS está ou pode estar relacionado a mais de um elemento de gestão. Neste sentido, os FCS identificados foram resgatados e reagrupados nas categorias dos elementos de gestão. Estas constatações possibilitaram uma nova reflexão sobre os FCS e os elementos de gestão. A partir do resgate teórico, percebe-se a existência de FCS que, embora não tenham sido identificados na pesquisa, merecem uma atenção especial. Dessa forma, alguns fatores foram incorporados, por estarem relacionados com os novos elementos de gestão da EAD. Assim, apresentam-se os novos elementos para auxiliar o processo de gestão em cursos de educação a distância via internet são: qualidade do ensino, responsabilidade da coordenação do curso, gerenciamento dos recursos e modelo pedagógico do curso.The general objective of this thesis, which was presented at the Graduate Program in Computer Science in Education (PPGIE), line of research computed environments and distance learning, is to analyze Critical Success Factors (CSF) associated with management elements in distance learning courses via the Internet. The specific objective is to identify CSFs in the management of resources in distance learning courses via the Internet and to propose new elements to help the management process in distance learning courses via the Internet. Management elements for distance learning (DL) were defined based on the literature and on a conjoint analysis by the author and specialists. The following management elements stood out: quality, management, infrastructure, human resources, financial resources and pedagogical model. These elements, used in the case study protocol to identify CSFs, were validated by specialists in DL and by the Distance Business Undergraduate Course of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The research methodology is the study of multiple cases based on the Undergraduate Course in Pedagogy - Teaching (PEAD) and on the Technological Undergraduate Course - Planning and Management for Rural Development (PLAGEDER) of UFRGS. Based on the results obtained from case studies, some CSFs identified were not associated with the corresponding elements. It was also observed that one CSF is or may be related to more than one management element. In this sense, identified CSFs were rescued and regrouped into the categories of management elements. Such findings allowed a new reflection on CSFs and management elements. Based on the theoretical background, there is an existence of CSFs that, although not being identified in the study, deserve special attention. Therefore, some factors were incorporated for being related to new management elements of DL. Thus, the new elements presented to aid the management process in distance learning courses via the Internet are as follows: teaching quality, responsibility of course coordination, resource management and course pedagogical model.application/pdfporEnsino a distânciaAmbiente de aprendizagemInternetGestão da educaçãoQualidade do ensinoEnsino superiorCurso de graduaçãoCritical success factorsDistance learningLearning environmentInternetManagement educationQuality of educationUndergraduateHigher educationA gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucessoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727582.pdf000727582.pdfTexto completoapplication/pdf1308604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18252/1/000727582.pdfde8d307ffa0fe37768c72677c27b6c95MD51TEXT000727582.pdf.txt000727582.pdf.txtExtracted Texttext/plain384349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18252/2/000727582.pdf.txt52b387ed9c948dcf2422a9014b33438bMD52THUMBNAIL000727582.pdf.jpg000727582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18252/3/000727582.pdf.jpg747714cf4f39968a450a3f0a5c9aa283MD5310183/182522021-12-06 05:41:57.046123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
title A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
spellingShingle A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
Ensino a distância
Ambiente de aprendizagem
Internet
Gestão da educação
Qualidade do ensino
Ensino superior
Curso de graduação
Critical success factors
Distance learning
Learning environment
Internet
Management education
Quality of education
Undergraduate
Higher education
title_short A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
title_full A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
title_fullStr A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
title_full_unstemmed A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
title_sort A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
author Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
author_facet Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ambiente de aprendizagem
Internet
Gestão da educação
Qualidade do ensino
Ensino superior
Curso de graduação
topic Ensino a distância
Ambiente de aprendizagem
Internet
Gestão da educação
Qualidade do ensino
Ensino superior
Curso de graduação
Critical success factors
Distance learning
Learning environment
Internet
Management education
Quality of education
Undergraduate
Higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical success factors
Distance learning
Learning environment
Internet
Management education
Quality of education
Undergraduate
Higher education
description Esta tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), linha de pesquisa ambientes informatizados e ensino a distância, tem como objetivo geral analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) relacionados com os elementos de gestão em cursos de educação a distância via internet. Como objetivos específicos busca identificar os FCS no gerenciamento dos recursos nos cursos em educação a distância via internet; e propor novos elementos que auxiliem o processo de gestão dos cursos de educação a distância via internet. Os elementos de gestão para a educação a distância (EAD) foram definidos com base na literatura e pela análise conjunta da autora e de especialistas. A partir disto destacam-se os elementos de gestão: qualidade, gerenciamento, infra-estrutura, recursos humanos, recursos financeiros, e modelo pedagógico. Estes elementos utilizados no protocolo do estudo de caso para a identificação dos FCS foram validados com especialistas em EAD e no Curso de Graduação em Administração a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A metodologia da pesquisa é o estudo de casos-múltiplos baseado no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura (PEAD), e no Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS. A partir dos resultados obtidos nos estudos de caso constatou-se que alguns dos FCS identificados não estavam associados aos elementos correspondentes. Verificou-se também, que um mesmo FCS está ou pode estar relacionado a mais de um elemento de gestão. Neste sentido, os FCS identificados foram resgatados e reagrupados nas categorias dos elementos de gestão. Estas constatações possibilitaram uma nova reflexão sobre os FCS e os elementos de gestão. A partir do resgate teórico, percebe-se a existência de FCS que, embora não tenham sido identificados na pesquisa, merecem uma atenção especial. Dessa forma, alguns fatores foram incorporados, por estarem relacionados com os novos elementos de gestão da EAD. Assim, apresentam-se os novos elementos para auxiliar o processo de gestão em cursos de educação a distância via internet são: qualidade do ensino, responsabilidade da coordenação do curso, gerenciamento dos recursos e modelo pedagógico do curso.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-09T04:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18252
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000727582
url http://hdl.handle.net/10183/18252
identifier_str_mv 000727582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18252/1/000727582.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18252/2/000727582.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18252/3/000727582.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de8d307ffa0fe37768c72677c27b6c95
52b387ed9c948dcf2422a9014b33438b
747714cf4f39968a450a3f0a5c9aa283
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308983356981248