Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra, Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223920
Resumo: Este artigo trata de um estudo cujo objetivo é analisar os elementos de gestão em cursos em Educação a Distância (EAD) via Internet. Para isso, identificaram-se os elementos de gestão com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e na Visão Baseada em Recursos (RBV); verificar os recursos e como ocorre o gerenciamento destes e, por fim, propor os elementos para apoiar o processo de gestão. A metodologia da pesquisa e o estudo de caso baseado no curso de graduação em Administração a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde o protocolo do estudo de caso foi validado com especialistas em EAD. Com o auxílio da RBV, os resultados obtidos a partir deste caso destacam que alguns FCS estão relacionados com os elementos de gestão. Pretende-se utilizar o protocolo desenvolvido e validado no presente estudo para a realização de estudos de caso-múltiplos.
id UFRGS-2_ec680a42574b98acb07b28d313e3da8a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223920
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Retamal, Daniela Rodrigues CunhaBehar, Patrícia AlejandraMaçada, Antônio Carlos Gastaud2021-07-14T04:32:52Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/223920001095893Este artigo trata de um estudo cujo objetivo é analisar os elementos de gestão em cursos em Educação a Distância (EAD) via Internet. Para isso, identificaram-se os elementos de gestão com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e na Visão Baseada em Recursos (RBV); verificar os recursos e como ocorre o gerenciamento destes e, por fim, propor os elementos para apoiar o processo de gestão. A metodologia da pesquisa e o estudo de caso baseado no curso de graduação em Administração a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde o protocolo do estudo de caso foi validado com especialistas em EAD. Com o auxílio da RBV, os resultados obtidos a partir deste caso destacam que alguns FCS estão relacionados com os elementos de gestão. Pretende-se utilizar o protocolo desenvolvido e validado no presente estudo para a realização de estudos de caso-múltiplos.The aim of this article is to analyze the management elements used in Distance Learning (DL) courses via the Internet. To do so, Critical Success Factors (CSF) and the Resource-Based View (RBV) are used to identify management elements, analyze resources and how they are managed, and finally propose elements to support the management process. The methodology is a case study investigation based on the Undergraduate Distance Learning Business Program of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) where the case study protocol was validated by DL specialists. With the aid of RBV, evidence was obtained from this case which highlighted some CSF related to management elements. It is intended to use the protocol developed and validated in the present study to carry out multiple-case studies.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), p. 1-10Educação a distânciaGestãoCritical success factorsResource-based viewManagement of distance learning coursesElementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recursoManagement elements for distance learning : a study based on critical success factors and resource-based viewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095893.pdf.txt001095893.pdf.txtExtracted Texttext/plain40200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223920/2/001095893.pdf.txtea2adf63d0faf0310b25fa7cf7fa7369MD52ORIGINAL001095893.pdfTexto completoapplication/pdf112745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223920/1/001095893.pdf182a9091f0bbc6fd6fe36a7dabbb783dMD5110183/2239202021-08-18 04:49:45.653645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:49:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Management elements for distance learning : a study based on critical success factors and resource-based view
title Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
spellingShingle Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
Educação a distância
Gestão
Critical success factors
Resource-based view
Management of distance learning courses
title_short Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
title_full Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
title_fullStr Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
title_full_unstemmed Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
title_sort Elementos de gestão para educação a distância : um estudo a partir dos fatores críticos de sucesso e da visão baseada em recurso
author Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
author_facet Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
Behar, Patrícia Alejandra
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Retamal, Daniela Rodrigues Cunha
Behar, Patrícia Alejandra
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Gestão
topic Educação a distância
Gestão
Critical success factors
Resource-based view
Management of distance learning courses
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical success factors
Resource-based view
Management of distance learning courses
description Este artigo trata de um estudo cujo objetivo é analisar os elementos de gestão em cursos em Educação a Distância (EAD) via Internet. Para isso, identificaram-se os elementos de gestão com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e na Visão Baseada em Recursos (RBV); verificar os recursos e como ocorre o gerenciamento destes e, por fim, propor os elementos para apoiar o processo de gestão. A metodologia da pesquisa e o estudo de caso baseado no curso de graduação em Administração a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde o protocolo do estudo de caso foi validado com especialistas em EAD. Com o auxílio da RBV, os resultados obtidos a partir deste caso destacam que alguns FCS estão relacionados com os elementos de gestão. Pretende-se utilizar o protocolo desenvolvido e validado no presente estudo para a realização de estudos de caso-múltiplos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:32:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223920
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095893
identifier_str_mv 1679-1916
001095893
url http://hdl.handle.net/10183/223920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jul. 2009), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223920/2/001095893.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223920/1/001095893.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea2adf63d0faf0310b25fa7cf7fa7369
182a9091f0bbc6fd6fe36a7dabbb783d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025887404032