Ensino de história para os anos iniciais do ensino fundamental : construção de caixa pedagógica a partir do protagonismo guarani na apropriação da escrita alfabética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Luciana Borba Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212269
Resumo: Esta pesquisa tem como problema a produção de caixa pedagógica sobre a história da apropriação da escrita alfabética pelos Guarani, nas reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões, no século XVIII. Tal produto será voltado para estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental. Busca-se por intermédio desse material: a) que os alunos, no ambiente dos Anos Iniciais, reconheçam a potencialidade da escrita para instrumentalizar suas demandas; b) promover uma educação antirracista de acordo com os preceitos da pluralidade e diversidade expressos no artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). A produção desta pesquisa e da caixa pedagógica baseia-se no recorte teórico metodológico da tese Práticas letradas Guarani: produção e usos da escrita indígena (séculos XVII e XVIII), de Eduardo Santos Neumann (2005). Tal escrita abrangia desde registros históricos até a comunicação guarani durante o período das Guerras Guaraníticas e o autogerenciamento. A relação de protagonismo histórico dos Guarani, cujos usos da prática letrada ultrapassaram as atribuições estipuladas pelos colonizadores e passaram a ser definidos pelos próprios indígenas, serviu de mote a este trabalho. A proposição da caixa pedagógica baseia-se, portanto, em uma dinâmica de mediação em ensino de História, focada na ampliação dos usos da escrita e do protagonismo guarani. Vinculada ao emprego da escrita pelos Guarani na contemporaneidade, em uma proposta de ensino de História que possa promover a concepção das temporalidades históricas de passado, presente e porvir por parte dos alunos, persegue o entendimento de que a escrita é uma ferramenta para o alcance de objetivos individuais, e principalmente comuns, por esses mesmos educandos.
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A produção desta pesquisa e da caixa pedagógica baseia-se no recorte teórico metodológico da tese Práticas letradas Guarani: produção e usos da escrita indígena (séculos XVII e XVIII), de Eduardo Santos Neumann (2005). Tal escrita abrangia desde registros históricos até a comunicação guarani durante o período das Guerras Guaraníticas e o autogerenciamento. A relação de protagonismo histórico dos Guarani, cujos usos da prática letrada ultrapassaram as atribuições estipuladas pelos colonizadores e passaram a ser definidos pelos próprios indígenas, serviu de mote a este trabalho. A proposição da caixa pedagógica baseia-se, portanto, em uma dinâmica de mediação em ensino de História, focada na ampliação dos usos da escrita e do protagonismo guarani. Vinculada ao emprego da escrita pelos Guarani na contemporaneidade, em uma proposta de ensino de História que possa promover a concepção das temporalidades históricas de passado, presente e porvir por parte dos alunos, persegue o entendimento de que a escrita é uma ferramenta para o alcance de objetivos individuais, e principalmente comuns, por esses mesmos educandos.The research problem of this work is the production of a pedagogical toolbox about the appropriation of alphabetical writing by the Guarani people in the Jesuit reductions of the Seven Peoples of the Missions in the 18th century. This product will be aimed at students of the third year of elementary school. Through this material it is expected: a) that students, in the environment of elementary school, recognize the potenciality of writing to solve their demands; b) to promote na antiracism education according to the precepts of plurality and diversity expressed in the article 26-A of the Law of Directives and Bases of National Education - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). The production of this research and the pedagogy toolbox is based on the methodological theoretical cut of the thesis Práticas letradas Guarani: produção e usos da escrita indígena (séculos XVII e XVIII), by Eduardo Santos Neumann (2005). This thesis comprehended from historical registers to guarani communication during the period of the Guaranitic Wars (Guerras Guaraníticas) and self-management. The relation of the Guarani’s historic protagonism, whose uses of the literacy practices surpassed the attributions stipulated by the colonizers and started to be established by the indians themselves, served as the subject matter for this work. The proposition of a pedagogy toolbox is based on, therefore, a mediation dynamic in History teaching, focused on the magnification of the uses of guarani writing and protagonism. Connected to the use of writing by the Guarani in current days and in a proposal of teaching History that can promote the conception of historical temporalities of past, present and future of the students, it is pursued the understanding that writing is a tool to reach not only personal individual goals, but collective ones too, by these students.application/pdfporEnsino de históriaEnsino fundamentalEscrita indígenaIndios guaranisEscritaAlfabetizaçãoHistory teachingElementary schoolHistory of the guarani writingPedagogical toolboxEnsino de história para os anos iniciais do ensino fundamental : construção de caixa pedagógica a partir do protagonismo guarani na apropriação da escrita alfabéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115646.pdf.txt001115646.pdf.txtExtracted Texttext/plain184602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212269/2/001115646.pdf.txt6e39c55fdbe3a4254a2f4e2ca829a612MD52ORIGINAL001115646.pdfTexto completoapplication/pdf7846545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212269/1/001115646.pdf08ed6a1d55e9c9bf9a942b4645e1ef79MD5110183/2122692020-07-23 03:40:31.945342oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-23T06:40:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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