Atividades de educação permanente em uma campanha de combate ao câncer bucal (projeto maio vermelho)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herpich, Tiago Luís
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246130
Resumo: Muitos cirurgiões-dentistas (CDs) relatam dificuldades no diagnóstico de doenças bucais, como o câncer de boca. Apesar da percepção de pouco preparo sobre o tema, poucos profissionais procuram atividades de educação para atualizar-se. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer de boca. Apesar de frequentemente questionar sobre o hábito de fumar durante a anamnese, poucos CDs realizam o aconselhamento para cessação do tabagismo (ACT), o que se justifica pela falta de conhecimento e de capacitação. O objetivo dessa dissertação foi reportar duas atividades de educação permanente (AEP) para CDs, estudantes de odontologia e equipes de saúde bucal, realizadas pelo Projeto Maio Vermelho, organizadas sob a forma de dois artigos científicos. No primeiro, realizou-se um treinamento sobre diagnóstico de lesões bucais baseado na discussão de casos com o auxílio de um sistema de resposta de audiência (SRA). No segundo, foi oferecida uma palestra sobre ACT na forma de entrevista, sendo aplicado um questionário pré e pós intervenção para avaliar conhecimentos e atitudes dos participantes em relação ao tema e impacto da atividade. Na primeira atividade, os participantes demonstraram boa aceitação sobre o uso do SRA utilizado e consideraram que a ferramenta pode aumentar a atenção e estimular uma participação ativa. Além disso, os dados coletados por meio da ferramenta demonstraram uma associação entre habilidades diagnósticas e autoconfiança para manejo de lesões bucais. A segunda AEP mostrou que CDs e estudantes de odontologia acreditam na eficácia do ACT e que a intervenção educacional gerou aumento da autoconfiança dos participantes para se engajar nesta abordagem. Quando avaliados em conjunto, os resultados desses estudos mostram que AEPs são estratégias válidas no combate ao câncer de boca, na medida em que aumentam motivação, engajamento e autoconfiança de profissionais de saúde para se envolver no enfrentamento desta doença.
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No primeiro, realizou-se um treinamento sobre diagnóstico de lesões bucais baseado na discussão de casos com o auxílio de um sistema de resposta de audiência (SRA). No segundo, foi oferecida uma palestra sobre ACT na forma de entrevista, sendo aplicado um questionário pré e pós intervenção para avaliar conhecimentos e atitudes dos participantes em relação ao tema e impacto da atividade. Na primeira atividade, os participantes demonstraram boa aceitação sobre o uso do SRA utilizado e consideraram que a ferramenta pode aumentar a atenção e estimular uma participação ativa. Além disso, os dados coletados por meio da ferramenta demonstraram uma associação entre habilidades diagnósticas e autoconfiança para manejo de lesões bucais. A segunda AEP mostrou que CDs e estudantes de odontologia acreditam na eficácia do ACT e que a intervenção educacional gerou aumento da autoconfiança dos participantes para se engajar nesta abordagem. Quando avaliados em conjunto, os resultados desses estudos mostram que AEPs são estratégias válidas no combate ao câncer de boca, na medida em que aumentam motivação, engajamento e autoconfiança de profissionais de saúde para se envolver no enfrentamento desta doença.Many dentists report difficulties in diagnosing oral lesions, such as oral cancer. Despite the perception of lack of preparation on the subject, few professionals seek educational activities about it. Smoking is one of the main risk factors for oral cancer. Despite frequently questioning about tobacco use during the anamnesis, dentists do not usually intervene in tobacco counseling cessation (TCC). Lack of knowledge and training are the main barriers reported by dental professionals to not frequently perform TCC. This dissertation aimed to report two continuing education activities (CEA) for dental professionals and students carried out by the Maio Vermelho Project, and it was organized in the form of two scientific articles. In the first article, we reported a CEA that offered training on the diagnosis of oral lesions, based on the discussion of cases with the help of an audience response system (SRA). In the second, a lecture on TCC was offered in the form of an interview, with a pre and post-intervention questionnaire being carried out to assess participants‘ knowledge and attitudes regarding the theme and impact of the activity. In the first activity, participants showed good acceptance of the use of the SRA and considered that the tool can increase attention and encourage active participation. In addition, data collected through the tool demonstrated an association between diagnostic skills and self-confidence in the management of oral lesions. The second CEA showed that dental professionals and students believe in the effectiveness of the TCC and that the educational intervention increased participants‘ self-confidence to engage in this process. When evaluated together, the results of these studies show that CEAs are valid strategies for combating oral cancer, as they increase motivation, engagement and self-confidence of health professionals to deal against this disease.application/pdfporAtividades de ensinoNeoplasias bucaisTabagismoContinuing education actionOral cancerTobacco useAtividades de educação permanente em uma campanha de combate ao câncer bucal (projeto maio vermelho)Continuing education actions in a campaing against oral cancer (red May project) info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146930.pdf.txt001146930.pdf.txtExtracted Texttext/plain93656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246130/2/001146930.pdf.txt950590064e53cb478c04a1ad843f8272MD52ORIGINAL001146930.pdfTexto completoapplication/pdf1674535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246130/1/001146930.pdff49616df84da45b91d9b09ec4b760739MD5110183/2461302024-07-19 06:21:28.218076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-19T09:21:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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