O currículo do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e seus efeitos na produção de currículos menores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Juliana Veiga de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257252
Resumo: Esta tese de doutorado insere-se na temática da formação inicial de professores e tem por objetivo analisar os modos de ser docente produzidos pelo currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS e seus efeitos na construção de currículos menores nas salas de aula em que atuam suas egressas. O currículo do curso de Pedagogia da UFRGS objeto desta pesquisa teve vigência de 2007/1 a 2018/1 e foi orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia (Resolução CNE n°01/2006). O escopo teórico deste estudo está pautado em uma tríade curricular composta pelas discussões que envolvem as políticas curriculares para a formação de professores (em especial, a Diretriz Curricular para o curso de Pedagogia), o currículo da Licenciatura em Pedagogia UFRGS e o currículo que acontece nas salas de aula (currículos menores) que, uma vez articulados, mobilizam modos de ser docente específicos na constituição das egressas. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está inserida na perspectiva pós-crítica. Como técnica metodológica, analisaramse as narrativas de nove egressas e um egresso do curso de Pedagogia da UFRGS produzidas por meio de grupos focais durante os meses de outubro a dezembro de 2021. Para análise dos dados, sustentado nas teorias foucaultinas, amparei-me nos estudos e discussões de Paraíso (2012), ao posicionar o sujeito como produto da linguagem e de determinada ordem discursiva. Como estratégia analítica para operar com o material empírico, considerando que os currículos que acontecem na sala de aula também emergem do encontro curricular entre a formação inicial e o exercício docente, considera-se a educação em seus níveis macro e microestrutural a partir dos conceitos de educação maior e educação menor de Silvio Gallo (2002) Por esse viés, compreende-se que a educação maior encontra-se presente nas políticas curriculares para a formação de professores e está a serviço da normatização, da condução dos currículos das licenciaturas, da orientação e da constituição da docência brasileira. Por outro lado, é no exercício cotidiano docente, no dia a dia da sala de aula, na relação entre professores e estudantes, em suas experiências e aprendizados que se abre espaço para que uma educação menor ocorra. Assim, a análise das narrativas parte do encontro entre uma educação maior – as políticas curriculares para a formação de professores (em especial, a Diretriz Curricular para o curso de Pedagogia) e o currículo da Licenciatura em Pedagogia – e uma educação menor – o currículo que acontece no interior da sala de aula – para a produção de modos de ser docente mobilizadas no exercício cotidiano da docência das egressas do curso de Pedagogia da UFRGS. O exame do material mostra que o currículo do curso de Pedagogia opera na constituição de dois modos de ser docente, quais sejam: a docência sensível e a docência autoral. Diante disso, minha tese é a de que o currículo do curso de Pedagogia da UFRGS produz ao menos dois modos de ser docente que impactam diretamente a construção de currículos menores no interior das salas de aula em que atuam as suas egressas. Ao constituírem-se como docentes sensíveis e autores do seu fazer pedagógico, as egressas e o egresso operam na construção cotidiana de dois tipos de currículos menores: o currículo do afeto (ou afetivo) e o currículo personalizado. Currículos menoress que permitem a consolidação de uma educação menor dentro dos espaços e das relações escolares, abrindo espaço para rupturas aos discursos instituídos pelos textos curriculares oficiais de uma educação maior.
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O escopo teórico deste estudo está pautado em uma tríade curricular composta pelas discussões que envolvem as políticas curriculares para a formação de professores (em especial, a Diretriz Curricular para o curso de Pedagogia), o currículo da Licenciatura em Pedagogia UFRGS e o currículo que acontece nas salas de aula (currículos menores) que, uma vez articulados, mobilizam modos de ser docente específicos na constituição das egressas. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está inserida na perspectiva pós-crítica. Como técnica metodológica, analisaramse as narrativas de nove egressas e um egresso do curso de Pedagogia da UFRGS produzidas por meio de grupos focais durante os meses de outubro a dezembro de 2021. Para análise dos dados, sustentado nas teorias foucaultinas, amparei-me nos estudos e discussões de Paraíso (2012), ao posicionar o sujeito como produto da linguagem e de determinada ordem discursiva. Como estratégia analítica para operar com o material empírico, considerando que os currículos que acontecem na sala de aula também emergem do encontro curricular entre a formação inicial e o exercício docente, considera-se a educação em seus níveis macro e microestrutural a partir dos conceitos de educação maior e educação menor de Silvio Gallo (2002) Por esse viés, compreende-se que a educação maior encontra-se presente nas políticas curriculares para a formação de professores e está a serviço da normatização, da condução dos currículos das licenciaturas, da orientação e da constituição da docência brasileira. Por outro lado, é no exercício cotidiano docente, no dia a dia da sala de aula, na relação entre professores e estudantes, em suas experiências e aprendizados que se abre espaço para que uma educação menor ocorra. Assim, a análise das narrativas parte do encontro entre uma educação maior – as políticas curriculares para a formação de professores (em especial, a Diretriz Curricular para o curso de Pedagogia) e o currículo da Licenciatura em Pedagogia – e uma educação menor – o currículo que acontece no interior da sala de aula – para a produção de modos de ser docente mobilizadas no exercício cotidiano da docência das egressas do curso de Pedagogia da UFRGS. O exame do material mostra que o currículo do curso de Pedagogia opera na constituição de dois modos de ser docente, quais sejam: a docência sensível e a docência autoral. Diante disso, minha tese é a de que o currículo do curso de Pedagogia da UFRGS produz ao menos dois modos de ser docente que impactam diretamente a construção de currículos menores no interior das salas de aula em que atuam as suas egressas. Ao constituírem-se como docentes sensíveis e autores do seu fazer pedagógico, as egressas e o egresso operam na construção cotidiana de dois tipos de currículos menores: o currículo do afeto (ou afetivo) e o currículo personalizado. Currículos menoress que permitem a consolidação de uma educação menor dentro dos espaços e das relações escolares, abrindo espaço para rupturas aos discursos instituídos pelos textos curriculares oficiais de uma educação maior.La presente tesis doctoral se ubica en el tema de la formación inicial de profesores y tiene como objetivo analizar los modos de ser profesor producidos por el currículo del curso de Licenciatura en Pedagogía de UFRGS y sus efectos en la construcción de currículos menores en las aulas llas que actúan sus egresados. El currículo del curso de Pedagogía de la UFRGS, objeto de estudio de este trabajo, estuvo en vigor de 2007/1 a 2018/1 y fue orientado por las Directrices Curriculares Nacionales para los Cursos de Pedagogía (Resolución CNE n°01/2006). El alcance teórico de este estudio se basa en una tríada curricular compuesta por las discusiones que involucran las políticas curriculares para la formación de profesores (en especial, la Directriz Curricular para el curso de Pedagogía), el currículo de la Licenciatura em Pedagogia UFRGS y el currículo que ocurre en las aulas (currículos menores) que, una vez articuladas, movilizan formas específicas de ser profesor en la constitución de los egresos. Esta investigación se caracteriza por ser cualitativa y se ubica en la perspectiva postcrítica. Como técnica metodológica, se analizaron las narrativas de nueve egresados y una egresada del curso de Pedagogía de UFRGS, producidas por medio de grupos focales, a lo largo de los meses de octubre a diciembre de 2021. Para el análisis de los datos, apoyándome en las teorías foucaultinas, me basé en los estudios y discusiones de Paraíso (2012), al posicionar al sujeto como producto del lenguaje y de un orden discursivo particular. Asimismo, como estrategia analítica para operar con el material empírico, considerando que los currículos que suceden en el aula también surgen del encuentro curricular entre la formación inicial y el ejercicio docente, considera la educación en sus niveles macro y microestructural a partir de las nociones de educación mayor y educación menor de Silvio Gallo (2002). Por este camino, se entiende que la educación mayor está presente en las políticas curriculares para la formación de profesores y está al servicio de la normalización, la conducción de los planes de estudio de las carreras, la orientación y la constitución de la enseñanza brasileña. Por otra parte, es en el ejercicio cotidiano de la enseñanza, en el aula, en la relación entre profesores y alumnos, en sus experiencias y aprendizajes, donde se abre el espacio para que tenga lugar una educación más pequeña. Así, el análisis de las narrativas parte del encuentro entre una educación mayor - las políticas curriculares para la formación de profesores (en especial, la Directriz Curricular para el curso de Pedagogía) y el currículo de la Licenciatura en Pedagogía - y una educación menor - el currículo que ocurre dentro del aula - para la producción de modos de ser profesor movilizados en el ejercicio diario de la enseñanza de los egresados del curso de Pedagogía de la UFRGS. El examen del material mostró que el currículo del curso de Pedagogía operaba en la constitución de dos formas de ser profesor, que son: la enseñanza sensible y la enseñanza autoral. Así, mi tesis es que el currículo del curso de Pedagogía de la UFRGS produce, por lo menos, dos formas de ser profesor que impactan, directamente, en la construcción de currículos menores dentro de las aulas donde actúan sus egresados. Al constituirse como profesores sensibles y autores de su trabajo pedagógico, los egresados operan en la construcción cotidiana de dos tipos de currículos menores: el currículo del afecto (o afectivo) y el currículo personalizado. Currículos menores que permiten la consolidación de una educación menor dentro de los espacios y relaciones escolares y, en este sentido, abren espacio para rupturas a los discursos establecidos por los textos curriculares oficiales de una educación mayor.application/pdfporProfessorPedagogiaCurrículoLicenciatura em PedagogiaFormación inicial del profesoradoPolíticas del plan de estudios nacionalO currículo do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e seus efeitos na produção de currículos menoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166328.pdf.txt001166328.pdf.txtExtracted Texttext/plain411769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257252/2/001166328.pdf.txt38e40604d11c8a06953dd719055bf54cMD52ORIGINAL001166328.pdfTexto completoapplication/pdf6947566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257252/1/001166328.pdfa05da14f47fc22306a9b1fba5f84f7b6MD5110183/2572522023-05-10 03:26:42.867474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:26:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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