Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72793 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções sobre justiça social dos adolescentes, de acordo com a Psicologia Crítica e o paradigma da justiça social de Isaac Prilleltensky. Buscou-se verificar também a relação percebida entre as condições de justiça social (pessoal, relacional e coletiva) e o bem-estar, analisar o protagonismo dos adolescentes frente às questões de justiça social e, também, conhecer como os adolescentes relacionam a atual conjuntura sociopolítica e cultural brasileira com os princípios de justiça social. Foram realizados 7 grupos focais, com 46 participantes no total, com idades entre 14 e 17 anos, estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da rede de ensino da cidade de Lajeado/RS. O roteiro de debate dos grupos focais considerou como questão-chave a percepção dos adolescentes sobre o conceito de justiça social. Os dados coletados foram analisados qualitativamente. Foram identificados indicadores relacionados às categorias: poder, capacidade, oportunidade, classe social, dinheiro, raça, cultura, educação e aparência. Observaram-se a naturalização com relação à cultura sobre questões de preconceito racial e a necessidade de educação em valores humanos através da implantação de políticas governamentais. |
id |
URGS_5df0474640faa6ac66f6e8f700d3cd62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72793 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Caroline LimaCastellá Sarriera, Jorge2013-06-28T01:43:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/72793000884122O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções sobre justiça social dos adolescentes, de acordo com a Psicologia Crítica e o paradigma da justiça social de Isaac Prilleltensky. Buscou-se verificar também a relação percebida entre as condições de justiça social (pessoal, relacional e coletiva) e o bem-estar, analisar o protagonismo dos adolescentes frente às questões de justiça social e, também, conhecer como os adolescentes relacionam a atual conjuntura sociopolítica e cultural brasileira com os princípios de justiça social. Foram realizados 7 grupos focais, com 46 participantes no total, com idades entre 14 e 17 anos, estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da rede de ensino da cidade de Lajeado/RS. O roteiro de debate dos grupos focais considerou como questão-chave a percepção dos adolescentes sobre o conceito de justiça social. Os dados coletados foram analisados qualitativamente. Foram identificados indicadores relacionados às categorias: poder, capacidade, oportunidade, classe social, dinheiro, raça, cultura, educação e aparência. Observaram-se a naturalização com relação à cultura sobre questões de preconceito racial e a necessidade de educação em valores humanos através da implantação de políticas governamentais.The purpose of this study was to understand the adolescents‟ perceptions about social justice based on Critical Psychology and social justice paradigm. In addition, this study sought to investigate the relationship between the perceived conditions of social justice (personal, relational and collective) and well-being. The work also examined the role of adolescents facing issues of social justice and (also to know) how teens relate the current sociopolitical and cultural Brazilian context with the principles of social justice. Seven focus groups were conducted with 46 total participants of both sexes, aged between 14 and 17 years. The adolescents are high school students from public and private schools of teaching network of Lajeado/RS. The script of debate in the focus groups considered as a key issue the adolescents‟ perception about the concept of social justice. The collected data were analyzed qualitatively by the method of analysis of the content. Indicators have been identified related to the categories: power, ability, opportunity, social class, money, race, culture, education, and appearance. It is observed the naturalization of culture on issues of racial prejudice and the need for education in human values through the implementation of government policies.application/pdfporJustiça socialBem-estarAdolescentePercepção socialPsicologia comunitáriaSocial justiceAdolescenceWell-beingRole of adolescentsJustiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884122.pdf000884122.pdfTexto completoapplication/pdf1134067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72793/1/000884122.pdfdc11a907fc776643ffc16206f259bd33MD51TEXT000884122.pdf.txt000884122.pdf.txtExtracted Texttext/plain206073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72793/2/000884122.pdf.txt5a97620f1d0741624fcced1c4e184c0eMD52THUMBNAIL000884122.pdf.jpg000884122.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72793/3/000884122.pdf.jpg6c076bafd90e6efc15760d47f0fc8127MD5310183/727932018-10-17 07:44:36.368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:44:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária |
title |
Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária |
spellingShingle |
Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária Silva, Caroline Lima Justiça social Bem-estar Adolescente Percepção social Psicologia comunitária Social justice Adolescence Well-being Role of adolescents |
title_short |
Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária |
title_full |
Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária |
title_fullStr |
Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária |
title_full_unstemmed |
Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária |
title_sort |
Justiça social na adolescência : a voz dos protagonistas sobre a ética das relações comunitária |
author |
Silva, Caroline Lima |
author_facet |
Silva, Caroline Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Caroline Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castellá Sarriera, Jorge |
contributor_str_mv |
Castellá Sarriera, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Justiça social Bem-estar Adolescente Percepção social Psicologia comunitária |
topic |
Justiça social Bem-estar Adolescente Percepção social Psicologia comunitária Social justice Adolescence Well-being Role of adolescents |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social justice Adolescence Well-being Role of adolescents |
description |
O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções sobre justiça social dos adolescentes, de acordo com a Psicologia Crítica e o paradigma da justiça social de Isaac Prilleltensky. Buscou-se verificar também a relação percebida entre as condições de justiça social (pessoal, relacional e coletiva) e o bem-estar, analisar o protagonismo dos adolescentes frente às questões de justiça social e, também, conhecer como os adolescentes relacionam a atual conjuntura sociopolítica e cultural brasileira com os princípios de justiça social. Foram realizados 7 grupos focais, com 46 participantes no total, com idades entre 14 e 17 anos, estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da rede de ensino da cidade de Lajeado/RS. O roteiro de debate dos grupos focais considerou como questão-chave a percepção dos adolescentes sobre o conceito de justiça social. Os dados coletados foram analisados qualitativamente. Foram identificados indicadores relacionados às categorias: poder, capacidade, oportunidade, classe social, dinheiro, raça, cultura, educação e aparência. Observaram-se a naturalização com relação à cultura sobre questões de preconceito racial e a necessidade de educação em valores humanos através da implantação de políticas governamentais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-28T01:43:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72793 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000884122 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72793 |
identifier_str_mv |
000884122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72793/1/000884122.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72793/2/000884122.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72793/3/000884122.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc11a907fc776643ffc16206f259bd33 5a97620f1d0741624fcced1c4e184c0e 6c076bafd90e6efc15760d47f0fc8127 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085261022855168 |