A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ricardo Martins de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88003
Resumo: Esta dissertação busca verificar que representações os alunos do Ensino a distância do Colégio Militar de Manaus fazem da Amazônia e, mais especificamente, de sua paisagem. Para que fosse possível descrever essas representações, fez-se necessário: identificar as percepções da paisagem amazônica pelos alunos do CREAD/CMM, apresentar as representações midiáticas da paisagem amazônica e analisar a dialética das imagens construídas acerca da paisagem amazônica a partir da vivência social dos alunos. A apreensão das representações da Amazônia se deu através da aplicação de questionários aos alunos do ensino básico dos polos do CREAD/CMM de Tefé e Tabatinga. A escolha dessas localidades levou em conta o fato de ambas serem das maiores em quantidade de alunos, o que propicia um universo maior e mais diversificado de alunos dos diversos estados brasileiros que foram residir nestes municípios amazônicos. Isso ocorre em função de os alunos serem filhos de militares que vão exercer suas atividades profissionais nessas localidades. A entrevista foi dividida em duas partes, uma sobre a percepção da Amazônia e outra sobre a percepção da paisagem amazônica. Constatou-se que, no universo desses alunos de variados estados brasileiros, a representação da Amazônia mais presente está relacionada à natureza/floresta, as populações tradicionais e a problemática do desenvolvimento. Em relação à paisagem, percebe-se que a natureza prevalece como marca/matriz.
id URGS_5e07c161485960914de84eade213ad21
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88003
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Freitas, Ricardo Martins deRego, Nelson2014-02-28T01:51:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/88003000911426Esta dissertação busca verificar que representações os alunos do Ensino a distância do Colégio Militar de Manaus fazem da Amazônia e, mais especificamente, de sua paisagem. Para que fosse possível descrever essas representações, fez-se necessário: identificar as percepções da paisagem amazônica pelos alunos do CREAD/CMM, apresentar as representações midiáticas da paisagem amazônica e analisar a dialética das imagens construídas acerca da paisagem amazônica a partir da vivência social dos alunos. A apreensão das representações da Amazônia se deu através da aplicação de questionários aos alunos do ensino básico dos polos do CREAD/CMM de Tefé e Tabatinga. A escolha dessas localidades levou em conta o fato de ambas serem das maiores em quantidade de alunos, o que propicia um universo maior e mais diversificado de alunos dos diversos estados brasileiros que foram residir nestes municípios amazônicos. Isso ocorre em função de os alunos serem filhos de militares que vão exercer suas atividades profissionais nessas localidades. A entrevista foi dividida em duas partes, uma sobre a percepção da Amazônia e outra sobre a percepção da paisagem amazônica. Constatou-se que, no universo desses alunos de variados estados brasileiros, a representação da Amazônia mais presente está relacionada à natureza/floresta, as populações tradicionais e a problemática do desenvolvimento. Em relação à paisagem, percebe-se que a natureza prevalece como marca/matriz.This work aims at analyzing how the students participating in the Distance Learning Program at the Military School of Manaus (CREAD/CMM) build their representations of the Amazon Forest, specially its landscape. In order to describe these representations it was necessary to present the media representations of the Amazon’s landscape and analyze the dialectic of the images based on the student´s life experience. These representations were acquired through questionnaires applied to students participating in the CREAD/CMM program in Tefé and Tabatinga, since these two cities hold the majority of the students enrolled in the program and therefore a higher and more diversified universe of students who come from many different states in Brazil but are now living in these Amazon cities to join their parents who have moved to these place to serve their military duties. The interview was divided into two parts: their perception of the Amazon and their perception of the Amazon's landscape. It was noticed that among the students, from different States in Brazil, the most common impressions are related to nature/forest, to the traditional population, and to developmental problems. In relation to the landscape, it was possible to perceive that nature is the main feature in the student’s representations.application/pdfporGeografia ambientalGeografia : EnsinoEnsino a distânciaAmazôniaAmazonLandscapePerceptionRepresentationMediaA Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manausinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911426.pdf000911426.pdfTexto completoapplication/pdf1995278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88003/1/000911426.pdf16367d198506d73ed77a871499e2661eMD51TEXT000911426.pdf.txt000911426.pdf.txtExtracted Texttext/plain231921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88003/2/000911426.pdf.txt9054540f8e0a5ff33f2c850144f33005MD52THUMBNAIL000911426.pdf.jpg000911426.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88003/3/000911426.pdf.jpg65b6d29ccdc262ca1f5da62fd606cb82MD5310183/880032021-12-06 05:41:13.053925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus
title A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus
spellingShingle A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus
Freitas, Ricardo Martins de
Geografia ambiental
Geografia : Ensino
Ensino a distância
Amazônia
Amazon
Landscape
Perception
Representation
Media
title_short A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus
title_full A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus
title_fullStr A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus
title_full_unstemmed A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus
title_sort A Percepção da paisagem Amazônica pelos alunos do curso regular de ensino a distância (CREAD) do Colégio Militar de Manaus
author Freitas, Ricardo Martins de
author_facet Freitas, Ricardo Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ricardo Martins de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Nelson
contributor_str_mv Rego, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia ambiental
Geografia : Ensino
Ensino a distância
Amazônia
topic Geografia ambiental
Geografia : Ensino
Ensino a distância
Amazônia
Amazon
Landscape
Perception
Representation
Media
dc.subject.eng.fl_str_mv Amazon
Landscape
Perception
Representation
Media
description Esta dissertação busca verificar que representações os alunos do Ensino a distância do Colégio Militar de Manaus fazem da Amazônia e, mais especificamente, de sua paisagem. Para que fosse possível descrever essas representações, fez-se necessário: identificar as percepções da paisagem amazônica pelos alunos do CREAD/CMM, apresentar as representações midiáticas da paisagem amazônica e analisar a dialética das imagens construídas acerca da paisagem amazônica a partir da vivência social dos alunos. A apreensão das representações da Amazônia se deu através da aplicação de questionários aos alunos do ensino básico dos polos do CREAD/CMM de Tefé e Tabatinga. A escolha dessas localidades levou em conta o fato de ambas serem das maiores em quantidade de alunos, o que propicia um universo maior e mais diversificado de alunos dos diversos estados brasileiros que foram residir nestes municípios amazônicos. Isso ocorre em função de os alunos serem filhos de militares que vão exercer suas atividades profissionais nessas localidades. A entrevista foi dividida em duas partes, uma sobre a percepção da Amazônia e outra sobre a percepção da paisagem amazônica. Constatou-se que, no universo desses alunos de variados estados brasileiros, a representação da Amazônia mais presente está relacionada à natureza/floresta, as populações tradicionais e a problemática do desenvolvimento. Em relação à paisagem, percebe-se que a natureza prevalece como marca/matriz.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-28T01:51:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88003
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911426
url http://hdl.handle.net/10183/88003
identifier_str_mv 000911426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88003/1/000911426.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88003/2/000911426.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88003/3/000911426.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 16367d198506d73ed77a871499e2661e
9054540f8e0a5ff33f2c850144f33005
65b6d29ccdc262ca1f5da62fd606cb82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309044501544960