A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krás, Guilherme Hahn
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273620
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar quais são as concepções construídas por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre Resolução de Problemas e seus aspectos pedagógicos. Para tanto, desenvolvemos um curso de extensão universitária sobre tal tema, com três licenciandos tendo participação assídua. As discussões giraram em torno do conceito de problema, de conexões construídas durante a resolução de um problema e de aspectos pedagógicos e ações docentes vinculadas à Resolução de Problemas. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados produzidos por meio de questionários, observações dos encontros, materiais elaborados pelos participantes e gravações de áudio, de acordo com as seguintes categorias: concepções dos licenciandos sobre resolução de problemas; concepções dos licenciandos sobre abordagens de ensino envolvendo resolução de problemas; e ações dos licenciandos durante os momentos de resolução de problemas. Os resultados da pesquisa apontam que o curso de extensão promoveu uma compreensão maior sobre o tema discutido e permitiu que os licenciandos compartilhassem suas dificuldades com o grande grupo, indicando possíveis caminhos para abordar a Resolução de Problemas na formação inicial dos professores de Matemática. Por conta disso, defendemos que a discussão e reflexão sobre a Resolução de Problemas e seus aspectos pedagógicos deve ser incentivada durante o curso de licenciatura em Matemática, com o objetivo de orientar cada vez mais a sua formação para uma educação matemática escolar que promova a autonomia intelectual, utilizando a resolução de problemas como um meio para tal fim.
id URGS_5e0f707795fdfeb71d490e93a1fa4bb7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273620
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Krás, Guilherme HahnSant'Ana, Marilaine de Fraga2024-03-15T05:01:51Z2023http://hdl.handle.net/10183/273620001196668O objetivo desta pesquisa é analisar quais são as concepções construídas por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre Resolução de Problemas e seus aspectos pedagógicos. Para tanto, desenvolvemos um curso de extensão universitária sobre tal tema, com três licenciandos tendo participação assídua. As discussões giraram em torno do conceito de problema, de conexões construídas durante a resolução de um problema e de aspectos pedagógicos e ações docentes vinculadas à Resolução de Problemas. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados produzidos por meio de questionários, observações dos encontros, materiais elaborados pelos participantes e gravações de áudio, de acordo com as seguintes categorias: concepções dos licenciandos sobre resolução de problemas; concepções dos licenciandos sobre abordagens de ensino envolvendo resolução de problemas; e ações dos licenciandos durante os momentos de resolução de problemas. Os resultados da pesquisa apontam que o curso de extensão promoveu uma compreensão maior sobre o tema discutido e permitiu que os licenciandos compartilhassem suas dificuldades com o grande grupo, indicando possíveis caminhos para abordar a Resolução de Problemas na formação inicial dos professores de Matemática. Por conta disso, defendemos que a discussão e reflexão sobre a Resolução de Problemas e seus aspectos pedagógicos deve ser incentivada durante o curso de licenciatura em Matemática, com o objetivo de orientar cada vez mais a sua formação para uma educação matemática escolar que promova a autonomia intelectual, utilizando a resolução de problemas como um meio para tal fim.The objective of this research is to analyze which are the conceptions built by students in the Mathematics Teacher Education Program at the Federal University of Rio Grande do Sul regarding Problem Solving and its pedagogical aspects. To do so, we developed a university extension course on this topic, with three teacher candidates having regular participation. The discussions revolved around the concept of problem, connections built during problem-solving, and pedagogical aspects and teaching actions related to Problem Solving. A qualitative analysis was carried out on the data produced through questionnaires, observations of the meetings, materials developed by the participants, and audio recordings, according to the following categories: teacher candidates’ conceptions of problem-solving; teacher candidates’ conceptions of teaching approaches involving problem-solving; and teacher candidates’ actions while solving problems. The research results indicate that the extension course promoted a better understanding of the discussed topic and allowed the undergraduates to share their difficulties with the group, suggesting possible ways for approaching Problem Solving in the initial training of Mathematics teachers. Therefore, we argue that discussion and reflection on Problem Solving and its pedagogical aspects should be encouraged during the Mathematics Teacher Education Program, with the aim of orienting their training towards a school mathematics education that promotes intellectual autonomy, using problem solving as a means to this end.application/pdfporResolução de problemasLicenciaturaFormação de professores : MatemáticaFormação inicialProblem solvingMathematics teacher educationTeacher training in mathematicsA resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemáticaProblem solving and its pedagogical aspects : a reflection with (future) mathematics teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196668.pdf.txt001196668.pdf.txtExtracted Texttext/plain295231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273620/2/001196668.pdf.txt47f34d1e5ea2729a861877ea90063e40MD52ORIGINAL001196668.pdfTexto completoapplication/pdf3163190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273620/1/001196668.pdf8ff0f08c2cd2eb10ddf5285187580b03MD5110183/2736202024-03-16 05:08:10.275307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-16T08:08:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Problem solving and its pedagogical aspects : a reflection with (future) mathematics teachers
title A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
spellingShingle A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
Krás, Guilherme Hahn
Resolução de problemas
Licenciatura
Formação de professores : Matemática
Formação inicial
Problem solving
Mathematics teacher education
Teacher training in mathematics
title_short A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
title_full A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
title_fullStr A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
title_full_unstemmed A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
title_sort A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
author Krás, Guilherme Hahn
author_facet Krás, Guilherme Hahn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krás, Guilherme Hahn
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Licenciatura
Formação de professores : Matemática
Formação inicial
topic Resolução de problemas
Licenciatura
Formação de professores : Matemática
Formação inicial
Problem solving
Mathematics teacher education
Teacher training in mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Mathematics teacher education
Teacher training in mathematics
description O objetivo desta pesquisa é analisar quais são as concepções construídas por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre Resolução de Problemas e seus aspectos pedagógicos. Para tanto, desenvolvemos um curso de extensão universitária sobre tal tema, com três licenciandos tendo participação assídua. As discussões giraram em torno do conceito de problema, de conexões construídas durante a resolução de um problema e de aspectos pedagógicos e ações docentes vinculadas à Resolução de Problemas. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados produzidos por meio de questionários, observações dos encontros, materiais elaborados pelos participantes e gravações de áudio, de acordo com as seguintes categorias: concepções dos licenciandos sobre resolução de problemas; concepções dos licenciandos sobre abordagens de ensino envolvendo resolução de problemas; e ações dos licenciandos durante os momentos de resolução de problemas. Os resultados da pesquisa apontam que o curso de extensão promoveu uma compreensão maior sobre o tema discutido e permitiu que os licenciandos compartilhassem suas dificuldades com o grande grupo, indicando possíveis caminhos para abordar a Resolução de Problemas na formação inicial dos professores de Matemática. Por conta disso, defendemos que a discussão e reflexão sobre a Resolução de Problemas e seus aspectos pedagógicos deve ser incentivada durante o curso de licenciatura em Matemática, com o objetivo de orientar cada vez mais a sua formação para uma educação matemática escolar que promova a autonomia intelectual, utilizando a resolução de problemas como um meio para tal fim.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-15T05:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273620
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196668
url http://hdl.handle.net/10183/273620
identifier_str_mv 001196668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273620/2/001196668.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273620/1/001196668.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 47f34d1e5ea2729a861877ea90063e40
8ff0f08c2cd2eb10ddf5285187580b03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737090847637504