O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/8930 |
Resumo: | Esta dissertação aborda os limites e os avanços do processo de implantação do Programa Federal de Melhoria e Expansão do Ensino Médio - PROMED - no Estado do Rio Grande do Sul na gestão Olívio Dutra (1999-2002), analisando suas contradições internas, relativas às dinâmicas e definições da SE, e externas, relacionadas com a Reforma no Ensino Médio implementada durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). Dialogando com o referencial teórico de Gramsci, em especial os conceitos de “revolução passiva” e “hegemonia” demonstro, ao longo do trabalho, que a Reforma constitui-se como resposta à reestruturação produtiva, a globalização econômica e a supremacia ideológica do neoliberalismo e da terceira via que, em seu conjunto, redefiniram o papel do Estado visando superar a crise do sistema do capital. Neste sentido, tem grande relevância o papel desempenhado pelos organismos internacionais, em especial o BID, na definição das metas, objetivos e metodologias presentes nas políticas públicas implementadas para esta etapa da educação básica no Brasil e demais países da América Latina e do Caribe. A análise do PROMED/RS permite compreendê-lo articulado aos pressupostos do governo de Olívio Dutra, de construção de uma esfera pública para controle do estado, da democracia participativa, com o envolvimento da cidadania na definição das políticas, e da garantia e universalização dos direitos sociais. Em seu conjunto, esses pressupostos desenharam um papel para o Estado em bases diferentes das que estavam sendo implementadas pelo Governo Federal, em conjunção com as agencias financiadoras multilaterais. Portanto, o Programa no Rio Grande do Sul pode ser caracterizado como um espaço de disputa entre diferentes concepções que se influenciaram mutuamente. |
id |
URGS_5ecb979764db4add7adf6c40b6517b32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8930 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rodrigues, Romir de OliveiraPeroni, Vera Maria Vidal2007-06-06T19:20:19Z2006http://hdl.handle.net/10183/8930000591054Esta dissertação aborda os limites e os avanços do processo de implantação do Programa Federal de Melhoria e Expansão do Ensino Médio - PROMED - no Estado do Rio Grande do Sul na gestão Olívio Dutra (1999-2002), analisando suas contradições internas, relativas às dinâmicas e definições da SE, e externas, relacionadas com a Reforma no Ensino Médio implementada durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). Dialogando com o referencial teórico de Gramsci, em especial os conceitos de “revolução passiva” e “hegemonia” demonstro, ao longo do trabalho, que a Reforma constitui-se como resposta à reestruturação produtiva, a globalização econômica e a supremacia ideológica do neoliberalismo e da terceira via que, em seu conjunto, redefiniram o papel do Estado visando superar a crise do sistema do capital. Neste sentido, tem grande relevância o papel desempenhado pelos organismos internacionais, em especial o BID, na definição das metas, objetivos e metodologias presentes nas políticas públicas implementadas para esta etapa da educação básica no Brasil e demais países da América Latina e do Caribe. A análise do PROMED/RS permite compreendê-lo articulado aos pressupostos do governo de Olívio Dutra, de construção de uma esfera pública para controle do estado, da democracia participativa, com o envolvimento da cidadania na definição das políticas, e da garantia e universalização dos direitos sociais. Em seu conjunto, esses pressupostos desenharam um papel para o Estado em bases diferentes das que estavam sendo implementadas pelo Governo Federal, em conjunção com as agencias financiadoras multilaterais. Portanto, o Programa no Rio Grande do Sul pode ser caracterizado como um espaço de disputa entre diferentes concepções que se influenciaram mutuamente.This dissertation approachs the limits and advancements of implantation process of the High Scholl Improvement and Expansion Program – PROMED – in the Rio Grande do Sul state, in Olívio Dutra administration (1999-2002), analyzeing its internal contradictions, related with the Education Departament definitions, and external, related with High Scholl Reformation implanted during Fernando Henrique Cardoso governament (1994-2000). Dialogueing with Gramsci theoretical reference, particularly the “passive revolution” and “hegemony” concepts, demonstrate, along of the work, that the Reformation was a response for the productive restruturation, the economic globalization and the ideology supremacy of the neoliberalism and the Third Way that, in aggregation, redefine the State role to get over the capital system crise. In this way, have great importance the role fulfill by the Multilateral Financing Agencies, particularly the BID, in definition of the goals, objectives and methodologies presents in the high scholl public policy implanted in Brasil and other countries of Latin América and Caribbean region. The analyzes of PROMED in the Rio Grande do Sul state allow to undestand it articulated with purposes of Olívio Dutra governament. These purposes were the construction of a public field of action to control the state, the participative democracy, including the citizenship in the definition of the policies, and the guaranty and universality of the social rights. In aggregation, this purposes draw a role for the state in different basis of that were been inplanted by Federal Administration with agreement of the Multilateral Financing Agencies. Therefore, the Program in Rio Grande do Sul can be signalize by a space of dispute between differents conceptions that reciprocal influence each other.application/pdfporPrograma de Expansão e Melhoria do Ensino Médio.Reforma do ensinoFinanciamento da educaçãoEnsino médioRio Grande do SulPolítica educacionalEducational policiesHigh school reformationMultilateral financing agenciesHegemonyPassive revolutionO Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000591054.pdf000591054.pdfTexto completoapplication/pdf545460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8930/1/000591054.pdf2ebf06bb25fe1ca9560960485b7fda6fMD51TEXT000591054.pdf.txt000591054.pdf.txtExtracted Texttext/plain360337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8930/2/000591054.pdf.txtdd03371b3e7475510640c6c4d08fd99cMD52THUMBNAIL000591054.pdf.jpg000591054.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8930/3/000591054.pdf.jpgf379f6d4716d1ef407dc2f37763732dcMD5310183/89302018-10-08 08:02:18.134oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:02:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais |
title |
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais |
spellingShingle |
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais Rodrigues, Romir de Oliveira Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio. Reforma do ensino Financiamento da educação Ensino médio Rio Grande do Sul Política educacional Educational policies High school reformation Multilateral financing agencies Hegemony Passive revolution |
title_short |
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais |
title_full |
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais |
title_fullStr |
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais |
title_full_unstemmed |
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais |
title_sort |
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul : 1999/2002 : a afirmação do público na construção das políticas educacionais |
author |
Rodrigues, Romir de Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Romir de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Romir de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peroni, Vera Maria Vidal |
contributor_str_mv |
Peroni, Vera Maria Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio. Reforma do ensino Financiamento da educação Ensino médio Rio Grande do Sul Política educacional |
topic |
Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio. Reforma do ensino Financiamento da educação Ensino médio Rio Grande do Sul Política educacional Educational policies High school reformation Multilateral financing agencies Hegemony Passive revolution |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational policies High school reformation Multilateral financing agencies Hegemony Passive revolution |
description |
Esta dissertação aborda os limites e os avanços do processo de implantação do Programa Federal de Melhoria e Expansão do Ensino Médio - PROMED - no Estado do Rio Grande do Sul na gestão Olívio Dutra (1999-2002), analisando suas contradições internas, relativas às dinâmicas e definições da SE, e externas, relacionadas com a Reforma no Ensino Médio implementada durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). Dialogando com o referencial teórico de Gramsci, em especial os conceitos de “revolução passiva” e “hegemonia” demonstro, ao longo do trabalho, que a Reforma constitui-se como resposta à reestruturação produtiva, a globalização econômica e a supremacia ideológica do neoliberalismo e da terceira via que, em seu conjunto, redefiniram o papel do Estado visando superar a crise do sistema do capital. Neste sentido, tem grande relevância o papel desempenhado pelos organismos internacionais, em especial o BID, na definição das metas, objetivos e metodologias presentes nas políticas públicas implementadas para esta etapa da educação básica no Brasil e demais países da América Latina e do Caribe. A análise do PROMED/RS permite compreendê-lo articulado aos pressupostos do governo de Olívio Dutra, de construção de uma esfera pública para controle do estado, da democracia participativa, com o envolvimento da cidadania na definição das políticas, e da garantia e universalização dos direitos sociais. Em seu conjunto, esses pressupostos desenharam um papel para o Estado em bases diferentes das que estavam sendo implementadas pelo Governo Federal, em conjunção com as agencias financiadoras multilaterais. Portanto, o Programa no Rio Grande do Sul pode ser caracterizado como um espaço de disputa entre diferentes concepções que se influenciaram mutuamente. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:20:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8930 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000591054 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8930 |
identifier_str_mv |
000591054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8930/1/000591054.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8930/2/000591054.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8930/3/000591054.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ebf06bb25fe1ca9560960485b7fda6f dd03371b3e7475510640c6c4d08fd99c f379f6d4716d1ef407dc2f37763732dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736788385890304 |