Expressões do tempo no cinema: uma análise comparativa entre os filmes Solaris (1972 e 2002)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194621 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como material privilegiado de análise os filmes Solaris (1972 e 2002), realizados por Andrei Tarkóvski e Steven Soderbergh, e objetiva demonstrar como os recursos técnicos são manejados e articulados nos filmes de modo a produzir lógicas figurativas que engendram percepções absolutamente distintas sobre o motivo da temporalidade, uma de natureza emergente e alternativa e a outra de caráter hegemônico, expressando a temporalidade vivenciada no atual estágio de desenvolvimento capitalista. Para tanto, elaborou-se uma abordagem da constituição histórica da temporalidade, apontando os elementos que a caracterizam contemporaneamente e, a seguir, debateu-se a forma como o cinema aborda o real. Finalmente, procurou-se examinar uma série de aspectos extradiegéticos e diegéticos (imagéticos, narratológicos e sonoros) a fim de elucidar como tais recursos são manipulados de modo a construir experiências específicas sobre a temporalidade, o que permitiu identificar que as obras estudadas postulam experiências temporais divergentes, uma consoante com o modo hegemônico como o tempo é vivenciado na contemporaneidade e outra alternativa aos padrões dominantes na vida social. |
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Comim, Daniela OliveiraPassiani, Enio2019-05-28T02:36:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/194621001094303Esta pesquisa tem como material privilegiado de análise os filmes Solaris (1972 e 2002), realizados por Andrei Tarkóvski e Steven Soderbergh, e objetiva demonstrar como os recursos técnicos são manejados e articulados nos filmes de modo a produzir lógicas figurativas que engendram percepções absolutamente distintas sobre o motivo da temporalidade, uma de natureza emergente e alternativa e a outra de caráter hegemônico, expressando a temporalidade vivenciada no atual estágio de desenvolvimento capitalista. Para tanto, elaborou-se uma abordagem da constituição histórica da temporalidade, apontando os elementos que a caracterizam contemporaneamente e, a seguir, debateu-se a forma como o cinema aborda o real. Finalmente, procurou-se examinar uma série de aspectos extradiegéticos e diegéticos (imagéticos, narratológicos e sonoros) a fim de elucidar como tais recursos são manipulados de modo a construir experiências específicas sobre a temporalidade, o que permitiu identificar que as obras estudadas postulam experiências temporais divergentes, uma consoante com o modo hegemônico como o tempo é vivenciado na contemporaneidade e outra alternativa aos padrões dominantes na vida social.This research uses as a main examination material the movies Solaris (1972 and 2002), directed by Andrei Tarkovsky and Steven Soderbergh, and aims to demonstrate how the technical resources are managed and articulated in the movies in order to produce figurative logics that generate absolutely distinct perceptions about the topic of temporality, one of emergent and alternative nature and the other of hegemonic character, expressing the temporality experienced in the current stage of capitalist development. To do so, it was elaborated an approach to the historical constitution of the temporality, pointing out the elements that characterize it contemporaneously, and then it was discussed how the cinema deals with the real. Finally, it was sought to examine a series of extradiegetic and diegetic aspects (imagetic, narratological and sonorous) aiming to elucidate how such resources are manipulated in order to build specific experiences about the temporality, which allowed us to identify that the studied works postulate divergent temporal experiences, one consonant with the hegemonic mode as time is experienced in contemporaneity and another alternative to the dominant patterns in social life.application/pdfporSolaris (Filme). Crítica e interpretaçãoCinemaTemporalidadeHegemoniaContemporaneidadeCapitalismoSociologiaTemporalitySociology of CinemaCapitalismContemporaneityHegemonyExpressões do tempo no cinema: uma análise comparativa entre os filmes Solaris (1972 e 2002)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094303.pdf.txt001094303.pdf.txtExtracted Texttext/plain606828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194621/2/001094303.pdf.txt70d05863a84308c87689666e412c57e8MD52ORIGINAL001094303.pdfTexto completoapplication/pdf3346821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194621/1/001094303.pdf155a149a2b6b734fa820f6df83af3f35MD5110183/1946212019-05-29 02:43:53.901771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-29T05:43:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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