Formação da agenda de investigação em um grupo de pesquisa do IFRS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patias, Fernando Bitencourt
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255071
Resumo: Ao longo dos últimos anos, o setor público de pesquisa ampliou sua participação nos sistemas nacionais de inovação de países industrializados e em vias de industrialização (MACIEL, 2001; CHIARINI, VIEIRA, 2012). No Brasil, os grupos de pesquisa são responsáveis, em grande medida, pela organização e produção de conhecimento científico das instituições científicas e tecnológicas (ICTs). A construção deste conhecimento passa pela formação das agendas de investigação, que dentro da nossa ótica, possuem influências da interação de estrutura e agência. Nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFECT), orientados à pesquisa aplicada, os grupos de pesquisa estão distribuídos em diferentes linhas, enfatizando às matemáticas, sociais e linguísticas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é compreender a construção da agenda de pesquisa no contexto da educação tecnológica sob uma perspectiva evolucionária e reticular. Combinamos a teoria neoschumpeteriana e a teoria do ator-rede para dar conta de diferentes níveis institucionais e de interesses e associações dos atores envolvidos na pesquisa aplicada. A metodologia escolhida para este trabalho foi: (1) estudo de caso único, (2) de natureza qualitativa, (3) de tipo exploratório. Realizamos entrevistas em profundidade com a professora líder do grupo de pesquisa, um representante da Diretoria de Pesquisa e Inovação do IFECT – Campus Osório, dois professores colaboradores, cinco jovens alunas/pesquisadoras do ensino médio técnico integrado em Administração membros do grupo, um pesquisador egresso e um representante de organização não governamental. Analisamos documentos da legislação federal/legislação interna e observamos práticas de pesquisa, tanto em laboratório quanto em encontros virtuais. A estratégia de pesquisa do IFECT cria modalidades de fomento que facilitam a entrada de jovens na iniciação científica e na geração de temas-livres, contribuindo para a diversidade temática dos projetos. A filiação disciplinar, o capital físico e as avaliações das competições de ciência são mediados pela micropolítica do grupo, que define os processos de viabilização metodológica e temática. A variação é uma conjugação entre as novas técnicas de química recentemente incorporadas, os interesses dos jovens pesquisadores, os interesses de agentes externos e a qualidade das dinâmicas regionais, que se unem ao grupo em forma de demandas de pesquisa ou fornecendo situações-problema acatadas pelos pesquisadores em seus projetos. Uma grande quantidade de elementos está envolvida na seleção e variação das pesquisas que compõe a agenda do grupo. A partir disso concluímos que (1) a ciência e a formação de seus objetos não são neutros, nem objetivos, pois acompanham a diversidade de interesses e tensões de agentes com racionalidade limitada e (2) a produção dos cientistas não ocorre de forma isolada, nem na origem nem na elaboração dos projetos de pesquisa, mas é a congregação de entidades humanas e não-humanas, tanto em níveis institucionais quanto os relativos à dimensão dos agentes.
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Desta forma, o objetivo deste trabalho é compreender a construção da agenda de pesquisa no contexto da educação tecnológica sob uma perspectiva evolucionária e reticular. Combinamos a teoria neoschumpeteriana e a teoria do ator-rede para dar conta de diferentes níveis institucionais e de interesses e associações dos atores envolvidos na pesquisa aplicada. A metodologia escolhida para este trabalho foi: (1) estudo de caso único, (2) de natureza qualitativa, (3) de tipo exploratório. Realizamos entrevistas em profundidade com a professora líder do grupo de pesquisa, um representante da Diretoria de Pesquisa e Inovação do IFECT – Campus Osório, dois professores colaboradores, cinco jovens alunas/pesquisadoras do ensino médio técnico integrado em Administração membros do grupo, um pesquisador egresso e um representante de organização não governamental. Analisamos documentos da legislação federal/legislação interna e observamos práticas de pesquisa, tanto em laboratório quanto em encontros virtuais. A estratégia de pesquisa do IFECT cria modalidades de fomento que facilitam a entrada de jovens na iniciação científica e na geração de temas-livres, contribuindo para a diversidade temática dos projetos. A filiação disciplinar, o capital físico e as avaliações das competições de ciência são mediados pela micropolítica do grupo, que define os processos de viabilização metodológica e temática. A variação é uma conjugação entre as novas técnicas de química recentemente incorporadas, os interesses dos jovens pesquisadores, os interesses de agentes externos e a qualidade das dinâmicas regionais, que se unem ao grupo em forma de demandas de pesquisa ou fornecendo situações-problema acatadas pelos pesquisadores em seus projetos. Uma grande quantidade de elementos está envolvida na seleção e variação das pesquisas que compõe a agenda do grupo. A partir disso concluímos que (1) a ciência e a formação de seus objetos não são neutros, nem objetivos, pois acompanham a diversidade de interesses e tensões de agentes com racionalidade limitada e (2) a produção dos cientistas não ocorre de forma isolada, nem na origem nem na elaboração dos projetos de pesquisa, mas é a congregação de entidades humanas e não-humanas, tanto em níveis institucionais quanto os relativos à dimensão dos agentes.Over the past few years, the public research sector has expanded its participation in national innovation systems in industrialized and industrializing countries (MACIEL, 2001; CHIARINI, VIEIRA, 2012). In Brazil, research groups are largely responsible for the organization and production of scientific knowledge by scientific and technological institutions (ICTs). The construction of this knowledge involves the formation of research agendas, which, from our point of view, are influenced by the interaction of structure and agency. In the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FIEST), oriented to applied research, the research groups are distributed in different lines, emphasizing mathematics, social and linguistics. Thus, the objective of this work is to understand the construction of the research agenda in the context of technological education from an evolutionary and reticular perspective. We combine neo-Schumpeterian theory and actor-network theory to account for different institutional levels and the interests and associations of actors involved in applied research. The methodology chosen for this work was: (1) a single case study, (2) of a qualitative nature, (3) of an exploratory nature. We conducted in-depth interviews with the leading professor of the research group, a representative of the Research and Innovation Board of the FIEST – Campus Osório, two collaborating professors, five young students/researchers of the technical high school integrated in Administration, members of the group, a and a representative of a non-governmental organization. We analyzed documents from federal legislation/domestic legislation and observed research practices, both in the laboratory and in virtual meetings. FIEST's research strategy creates funding modalities that facilitate the entry of young people into scientific initiation and the generation of free themes, contributing to the thematic diversity of projects. Disciplinary affiliation, physical capital and evaluations of science competitions are mediated by the group's micropolitics, which defines the methodological and thematic feasibility processes. The variation is a combination between the new chemistry techniques recently incorporated, the interests of young researchers, the interests of external agents and the quality of regional dynamics, which join the group in the form of research demands or providing problem situations accepted by the researchers in their projects. A large number of elements are involved in the selection and variation of research that make up the group's agenda. From this we conclude that (1) science and the formation of its objects are neither neutral nor objective, as they accompany the diversity of interests and tensions of agents with limited rationality and (2) the production of scientists does not occur in isolation, neither in the origin nor in the elaboration of the research projects, but it is the congregation of human and non-human entities, both at institutional levels and those related to the dimension of the agents.application/pdfporInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulEducação tecnológicaGrupos de pesquisaFederal instituteActor-networkScience agendaTechnological educationFormação da agenda de investigação em um grupo de pesquisa do IFRSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NortePrograma de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e DesenvolvimentoTramandaí, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153883.pdf.txt001153883.pdf.txtExtracted Texttext/plain372567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255071/2/001153883.pdf.txt063707b874fe690f1b4404a4f258bb75MD52ORIGINAL001153883.pdfTexto completoapplication/pdf2170684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255071/1/001153883.pdf586cf51091698d5e442bddb034f7455fMD5110183/2550712023-02-26 03:20:08.350064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-26T06:20:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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