Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Denyse Maria Alcalde
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252669
Resumo: O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal.O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal. Foram formuladas hipóteses de que não haveria diferença significativa entre os resultados de rendimento dos estudantes submetidos aos tratamentos Xul, XE2 e Xc. Para testa-las, delineou-se um experimento -- ''design'' quase experimental -- em que os sujeitos pertenciam a três grupos pré-formados de alunos da 8a série do lo grau. Os três tratamentos foram aleatoriamente distribuídos entre os três grupos. Os grupos foram pré-testados receberam cada um, um dos tratamentos, durante Q 2o semestre lesivo de 1977 e. imediatamente, foram pós-testados. Com base nos resultados da análise de covariância. aplicada aos dados coletados, verificou-se haver diferença estatisticamente significativa, ao nível de 0,01, favorável ao grupo XEI , no rendimento de destrezas, imaginação e organização formal. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa, entre os três grupos, no rendimento em percepção visual.
id URGS_60c864483073478e2c17b775fbe031ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252669
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vieira, Denyse Maria AlcaldeFeldens, Maria das Graças Furtado2022-12-13T04:47:49Z1979http://hdl.handle.net/10183/252669000158188O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal.O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal. Foram formuladas hipóteses de que não haveria diferença significativa entre os resultados de rendimento dos estudantes submetidos aos tratamentos Xul, XE2 e Xc. Para testa-las, delineou-se um experimento -- ''design'' quase experimental -- em que os sujeitos pertenciam a três grupos pré-formados de alunos da 8a série do lo grau. Os três tratamentos foram aleatoriamente distribuídos entre os três grupos. Os grupos foram pré-testados receberam cada um, um dos tratamentos, durante Q 2o semestre lesivo de 1977 e. imediatamente, foram pós-testados. Com base nos resultados da análise de covariância. aplicada aos dados coletados, verificou-se haver diferença estatisticamente significativa, ao nível de 0,01, favorável ao grupo XEI , no rendimento de destrezas, imaginação e organização formal. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa, entre os três grupos, no rendimento em percepção visual.The present study examined the effecLS of three instructional programa in the área of Plastic Ans: (l} a program based upon sistematic activities of plastic expression -- SAPE --(treatment XEI ), 12) a program which is usuallyadopted in PlasticArts, organized towards the objectives of the SAPE (treatment XE2 ), and (3) an usually adopted program in Plastic Ans Itreatment Xc ), regarding plastic productive skills and aesthetic perception skills. The plastic productive skills íncluded development of skills and imagination. while the aesthetic perception skills .included the development of visual perception and formal organization. The hypothesis postulated that there were no significant differences in the students' achievement of the three groups regardless of treatment XEI , XK2 and Xc. A quasiexperimental design was used to test the hypotheses. The subjects belonged to three already organized groups of students from the 8th. grade of the Fundamental School. The three treatments were distributed among the three groups of students at random. A pretest was administered to the subjects of each group, followed by one of the treatments a nd a posttest. The resulta of the analysis of covariance indicated a statistical significant effect (0,01 ) for group XEI in the achievement of skills, imagination and formal organization. There were no statistical significant differences among the three groups in termo of visual perception.application/pdfporArtes plásticasAprendizagemEfeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1979mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000158188.pdf.txt000158188.pdf.txtExtracted Texttext/plain1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252669/2/000158188.pdf.txt1b7546f47c3ee239c668e6029337710fMD52ORIGINAL000158188.pdfTexto completoapplication/pdf12991229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252669/1/000158188.pdfca5418b690d0e6551bb76a246ec5f874MD5110183/2526692022-12-14 05:56:10.164187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-14T07:56:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
title Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
spellingShingle Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
Vieira, Denyse Maria Alcalde
Artes plásticas
Aprendizagem
title_short Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
title_full Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
title_fullStr Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
title_full_unstemmed Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
title_sort Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
author Vieira, Denyse Maria Alcalde
author_facet Vieira, Denyse Maria Alcalde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Denyse Maria Alcalde
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feldens, Maria das Graças Furtado
contributor_str_mv Feldens, Maria das Graças Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Artes plásticas
Aprendizagem
topic Artes plásticas
Aprendizagem
description O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal.O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal. Foram formuladas hipóteses de que não haveria diferença significativa entre os resultados de rendimento dos estudantes submetidos aos tratamentos Xul, XE2 e Xc. Para testa-las, delineou-se um experimento -- ''design'' quase experimental -- em que os sujeitos pertenciam a três grupos pré-formados de alunos da 8a série do lo grau. Os três tratamentos foram aleatoriamente distribuídos entre os três grupos. Os grupos foram pré-testados receberam cada um, um dos tratamentos, durante Q 2o semestre lesivo de 1977 e. imediatamente, foram pós-testados. Com base nos resultados da análise de covariância. aplicada aos dados coletados, verificou-se haver diferença estatisticamente significativa, ao nível de 0,01, favorável ao grupo XEI , no rendimento de destrezas, imaginação e organização formal. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa, entre os três grupos, no rendimento em percepção visual.
publishDate 1979
dc.date.issued.fl_str_mv 1979
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T04:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252669
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000158188
url http://hdl.handle.net/10183/252669
identifier_str_mv 000158188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252669/2/000158188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252669/1/000158188.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b7546f47c3ee239c668e6029337710f
ca5418b690d0e6551bb76a246ec5f874
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085603663937536