Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1979 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252669 |
Resumo: | O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal.O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal. Foram formuladas hipóteses de que não haveria diferença significativa entre os resultados de rendimento dos estudantes submetidos aos tratamentos Xul, XE2 e Xc. Para testa-las, delineou-se um experimento -- ''design'' quase experimental -- em que os sujeitos pertenciam a três grupos pré-formados de alunos da 8a série do lo grau. Os três tratamentos foram aleatoriamente distribuídos entre os três grupos. Os grupos foram pré-testados receberam cada um, um dos tratamentos, durante Q 2o semestre lesivo de 1977 e. imediatamente, foram pós-testados. Com base nos resultados da análise de covariância. aplicada aos dados coletados, verificou-se haver diferença estatisticamente significativa, ao nível de 0,01, favorável ao grupo XEI , no rendimento de destrezas, imaginação e organização formal. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa, entre os três grupos, no rendimento em percepção visual. |
id |
URGS_60c864483073478e2c17b775fbe031ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252669 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vieira, Denyse Maria AlcaldeFeldens, Maria das Graças Furtado2022-12-13T04:47:49Z1979http://hdl.handle.net/10183/252669000158188O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal.O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal. Foram formuladas hipóteses de que não haveria diferença significativa entre os resultados de rendimento dos estudantes submetidos aos tratamentos Xul, XE2 e Xc. Para testa-las, delineou-se um experimento -- ''design'' quase experimental -- em que os sujeitos pertenciam a três grupos pré-formados de alunos da 8a série do lo grau. Os três tratamentos foram aleatoriamente distribuídos entre os três grupos. Os grupos foram pré-testados receberam cada um, um dos tratamentos, durante Q 2o semestre lesivo de 1977 e. imediatamente, foram pós-testados. Com base nos resultados da análise de covariância. aplicada aos dados coletados, verificou-se haver diferença estatisticamente significativa, ao nível de 0,01, favorável ao grupo XEI , no rendimento de destrezas, imaginação e organização formal. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa, entre os três grupos, no rendimento em percepção visual.The present study examined the effecLS of three instructional programa in the área of Plastic Ans: (l} a program based upon sistematic activities of plastic expression -- SAPE --(treatment XEI ), 12) a program which is usuallyadopted in PlasticArts, organized towards the objectives of the SAPE (treatment XE2 ), and (3) an usually adopted program in Plastic Ans Itreatment Xc ), regarding plastic productive skills and aesthetic perception skills. The plastic productive skills íncluded development of skills and imagination. while the aesthetic perception skills .included the development of visual perception and formal organization. The hypothesis postulated that there were no significant differences in the students' achievement of the three groups regardless of treatment XEI , XK2 and Xc. A quasiexperimental design was used to test the hypotheses. The subjects belonged to three already organized groups of students from the 8th. grade of the Fundamental School. The three treatments were distributed among the three groups of students at random. A pretest was administered to the subjects of each group, followed by one of the treatments a nd a posttest. The resulta of the analysis of covariance indicated a statistical significant effect (0,01 ) for group XEI in the achievement of skills, imagination and formal organization. There were no statistical significant differences among the three groups in termo of visual perception.application/pdfporArtes plásticasAprendizagemEfeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1979mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000158188.pdf.txt000158188.pdf.txtExtracted Texttext/plain1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252669/2/000158188.pdf.txt1b7546f47c3ee239c668e6029337710fMD52ORIGINAL000158188.pdfTexto completoapplication/pdf12991229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252669/1/000158188.pdfca5418b690d0e6551bb76a246ec5f874MD5110183/2526692022-12-14 05:56:10.164187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-14T07:56:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem |
title |
Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem |
spellingShingle |
Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem Vieira, Denyse Maria Alcalde Artes plásticas Aprendizagem |
title_short |
Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem |
title_full |
Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem |
title_fullStr |
Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem |
title_sort |
Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem |
author |
Vieira, Denyse Maria Alcalde |
author_facet |
Vieira, Denyse Maria Alcalde |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Denyse Maria Alcalde |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feldens, Maria das Graças Furtado |
contributor_str_mv |
Feldens, Maria das Graças Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes plásticas Aprendizagem |
topic |
Artes plásticas Aprendizagem |
description |
O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal.O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal. Foram formuladas hipóteses de que não haveria diferença significativa entre os resultados de rendimento dos estudantes submetidos aos tratamentos Xul, XE2 e Xc. Para testa-las, delineou-se um experimento -- ''design'' quase experimental -- em que os sujeitos pertenciam a três grupos pré-formados de alunos da 8a série do lo grau. Os três tratamentos foram aleatoriamente distribuídos entre os três grupos. Os grupos foram pré-testados receberam cada um, um dos tratamentos, durante Q 2o semestre lesivo de 1977 e. imediatamente, foram pós-testados. Com base nos resultados da análise de covariância. aplicada aos dados coletados, verificou-se haver diferença estatisticamente significativa, ao nível de 0,01, favorável ao grupo XEI , no rendimento de destrezas, imaginação e organização formal. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa, entre os três grupos, no rendimento em percepção visual. |
publishDate |
1979 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1979 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-13T04:47:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252669 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000158188 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252669 |
identifier_str_mv |
000158188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252669/2/000158188.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252669/1/000158188.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b7546f47c3ee239c668e6029337710f ca5418b690d0e6551bb76a246ec5f874 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085603663937536 |