A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolffenbuttel, Cristina Rolim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18615
Resumo: Esta pesquisa investigou a inserção da música no projeto político pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino de música é definido, planejado, implementado e desenvolvido no projeto político pedagógico; analisar metas e objetivos da música na escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locus da investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS, e escolas da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o estudo de caso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensões analíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992), os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico, levando-se em consideração micro e macro políticas educacionais. Considerando a aprovação da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, este trabalho pode contribuir para a atuação de professores e outros profissionais e para o avanço das reflexões teóricas da educação musical na área de políticas educacionais.
id URGS_60dfb210dce8e10878c81739521e8779
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18615
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Wolffenbuttel, Cristina RolimSouza, Jusamara Vieira de2010-03-03T04:14:47Z2009http://hdl.handle.net/10183/18615000730685Esta pesquisa investigou a inserção da música no projeto político pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino de música é definido, planejado, implementado e desenvolvido no projeto político pedagógico; analisar metas e objetivos da música na escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locus da investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS, e escolas da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o estudo de caso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensões analíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992), os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico, levando-se em consideração micro e macro políticas educacionais. Considerando a aprovação da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, este trabalho pode contribuir para a atuação de professores e outros profissionais e para o avanço das reflexões teóricas da educação musical na área de políticas educacionais.This research investigated the inclusion of Music in political-pedagogic projects, aiming at identifying how, when, where and by whom the teaching of Music is defined, planned, implemented and developed; it aims at analyzing goals and objectives of music in schools and their relation with the purposes expressed in the political-pedagogic project. The locus of the research was the Municipal Secretary of Education for the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, and Municipal Schools. The methodology used was the qualitative approach and the case study method, with semi-structured interviews, observations and questionnaires. Based on the analytical dimensions proposed by Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) and Bowe et al. (1992), the results point to the complexity of the integration of Music in the political-pedagogic project, considering micro and macro educational policies. Considering the Law No. 11.769 of August 18th, 2008, which defines the teaching of Music in Elementary Education mandatory, this work may contribute to the work of teachers and other professionals and to advance the theoretical reflections of the musical education in educational policies.application/pdfporEducação musical : Ensino fundamentalEnsino e Estudo : MúsicaEducação básica : BrasilPolítica educacional : BrasilMusicElementary educationPolitical-pedagogic projectEducational policiesMunicipal schools of Porto AlegreA inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000730685.pdf000730685.pdfTexto completoapplication/pdf4178639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/1/000730685.pdf0dcf047e2d4131b3d0fa9319ea54065cMD51TEXT000730685.pdf.txt000730685.pdf.txtExtracted Texttext/plain666901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/2/000730685.pdf.txt0a5dc4c30d1340aa1cf67750d4599fb3MD52THUMBNAIL000730685.pdf.jpg000730685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/3/000730685.pdf.jpgf42929533f4780ef8d909b58d0d7f0a6MD5310183/186152020-02-29 04:21:36.216828oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-29T07:21:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
title A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
spellingShingle A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
Wolffenbuttel, Cristina Rolim
Educação musical : Ensino fundamental
Ensino e Estudo : Música
Educação básica : Brasil
Política educacional : Brasil
Music
Elementary education
Political-pedagogic project
Educational policies
Municipal schools of Porto Alegre
title_short A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
title_full A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
title_fullStr A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
title_sort A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
author Wolffenbuttel, Cristina Rolim
author_facet Wolffenbuttel, Cristina Rolim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolffenbuttel, Cristina Rolim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical : Ensino fundamental
Ensino e Estudo : Música
Educação básica : Brasil
Política educacional : Brasil
topic Educação musical : Ensino fundamental
Ensino e Estudo : Música
Educação básica : Brasil
Política educacional : Brasil
Music
Elementary education
Political-pedagogic project
Educational policies
Municipal schools of Porto Alegre
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Elementary education
Political-pedagogic project
Educational policies
Municipal schools of Porto Alegre
description Esta pesquisa investigou a inserção da música no projeto político pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino de música é definido, planejado, implementado e desenvolvido no projeto político pedagógico; analisar metas e objetivos da música na escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locus da investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS, e escolas da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o estudo de caso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensões analíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992), os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico, levando-se em consideração micro e macro políticas educacionais. Considerando a aprovação da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, este trabalho pode contribuir para a atuação de professores e outros profissionais e para o avanço das reflexões teóricas da educação musical na área de políticas educacionais.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-03T04:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18615
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000730685
url http://hdl.handle.net/10183/18615
identifier_str_mv 000730685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/1/000730685.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/2/000730685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/3/000730685.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dcf047e2d4131b3d0fa9319ea54065c
0a5dc4c30d1340aa1cf67750d4599fb3
f42929533f4780ef8d909b58d0d7f0a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085165749239808