A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18615 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a inserção da música no projeto político pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino de música é definido, planejado, implementado e desenvolvido no projeto político pedagógico; analisar metas e objetivos da música na escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locus da investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS, e escolas da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o estudo de caso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensões analíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992), os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico, levando-se em consideração micro e macro políticas educacionais. Considerando a aprovação da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, este trabalho pode contribuir para a atuação de professores e outros profissionais e para o avanço das reflexões teóricas da educação musical na área de políticas educacionais. |
id |
URGS_60dfb210dce8e10878c81739521e8779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18615 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Wolffenbuttel, Cristina RolimSouza, Jusamara Vieira de2010-03-03T04:14:47Z2009http://hdl.handle.net/10183/18615000730685Esta pesquisa investigou a inserção da música no projeto político pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino de música é definido, planejado, implementado e desenvolvido no projeto político pedagógico; analisar metas e objetivos da música na escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locus da investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS, e escolas da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o estudo de caso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensões analíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992), os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico, levando-se em consideração micro e macro políticas educacionais. Considerando a aprovação da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, este trabalho pode contribuir para a atuação de professores e outros profissionais e para o avanço das reflexões teóricas da educação musical na área de políticas educacionais.This research investigated the inclusion of Music in political-pedagogic projects, aiming at identifying how, when, where and by whom the teaching of Music is defined, planned, implemented and developed; it aims at analyzing goals and objectives of music in schools and their relation with the purposes expressed in the political-pedagogic project. The locus of the research was the Municipal Secretary of Education for the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, and Municipal Schools. The methodology used was the qualitative approach and the case study method, with semi-structured interviews, observations and questionnaires. Based on the analytical dimensions proposed by Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) and Bowe et al. (1992), the results point to the complexity of the integration of Music in the political-pedagogic project, considering micro and macro educational policies. Considering the Law No. 11.769 of August 18th, 2008, which defines the teaching of Music in Elementary Education mandatory, this work may contribute to the work of teachers and other professionals and to advance the theoretical reflections of the musical education in educational policies.application/pdfporEducação musical : Ensino fundamentalEnsino e Estudo : MúsicaEducação básica : BrasilPolítica educacional : BrasilMusicElementary educationPolitical-pedagogic projectEducational policiesMunicipal schools of Porto AlegreA inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000730685.pdf000730685.pdfTexto completoapplication/pdf4178639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/1/000730685.pdf0dcf047e2d4131b3d0fa9319ea54065cMD51TEXT000730685.pdf.txt000730685.pdf.txtExtracted Texttext/plain666901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/2/000730685.pdf.txt0a5dc4c30d1340aa1cf67750d4599fb3MD52THUMBNAIL000730685.pdf.jpg000730685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/3/000730685.pdf.jpgf42929533f4780ef8d909b58d0d7f0a6MD5310183/186152020-02-29 04:21:36.216828oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-29T07:21:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS |
title |
A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS Wolffenbuttel, Cristina Rolim Educação musical : Ensino fundamental Ensino e Estudo : Música Educação básica : Brasil Política educacional : Brasil Music Elementary education Political-pedagogic project Educational policies Municipal schools of Porto Alegre |
title_short |
A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS |
title_full |
A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS |
title_sort |
A inserção da música no projeto político pedagógico : o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS |
author |
Wolffenbuttel, Cristina Rolim |
author_facet |
Wolffenbuttel, Cristina Rolim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolffenbuttel, Cristina Rolim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
contributor_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical : Ensino fundamental Ensino e Estudo : Música Educação básica : Brasil Política educacional : Brasil |
topic |
Educação musical : Ensino fundamental Ensino e Estudo : Música Educação básica : Brasil Política educacional : Brasil Music Elementary education Political-pedagogic project Educational policies Municipal schools of Porto Alegre |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Elementary education Political-pedagogic project Educational policies Municipal schools of Porto Alegre |
description |
Esta pesquisa investigou a inserção da música no projeto político pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino de música é definido, planejado, implementado e desenvolvido no projeto político pedagógico; analisar metas e objetivos da música na escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locus da investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS, e escolas da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o estudo de caso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensões analíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992), os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico, levando-se em consideração micro e macro políticas educacionais. Considerando a aprovação da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, este trabalho pode contribuir para a atuação de professores e outros profissionais e para o avanço das reflexões teóricas da educação musical na área de políticas educacionais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-03T04:14:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18615 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000730685 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18615 |
identifier_str_mv |
000730685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/1/000730685.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/2/000730685.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18615/3/000730685.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dcf047e2d4131b3d0fa9319ea54065c 0a5dc4c30d1340aa1cf67750d4599fb3 f42929533f4780ef8d909b58d0d7f0a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085165749239808 |