Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10317
Resumo: A presente pesquisa investigou as funções da música no ensino fundamental: um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS. O assunto proposto foi oportunizado a partir das categorias elencadas por Alan Merriam (1964), etnomusicólogo norte americano. Participaram desta pesquisa cinco escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre/RS e dezessete sujeitos que, de forma voluntária, foram o foco de coleta de material referente ao tema. Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, desde que utilizassem a música em suas atividades. Estas atividades perpassaram o segundo semestre de 2005 e o segundo trimestre de 2006. Verificou-se que as professoras pesquisadas utilizam muito a música em suas atividades, mas principalmente com a função emocional, tendo como objetivo principal acalmar e tranqüilizar os alunos, para o bom desempenho da aula e das atividades escolares. A música é valorizada por seu caráter utilitarista, principalmente como fio condutor que perpassa todas as tarefas escolares.Assim, cada escola revela uma maneira diferente de articular e combinar a música em suas atividades, priorizando o atendimento ao aluno e a imagem da escola ante a comunidade. Com isto, notei como a influência da teoria das inteligências múltiplas, de Gardner tem grande penetração no meio educacional, pois a música auxilia na compreensão de outras disciplinas. Finalizando, destacam-se questões levantadas pela pesquisa e que poderão servir de sugestões para futuras investigações.
id URGS_d5fdd7494d2eba6302f527bc870e589b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10317
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sanchotene, Ângela Beatriz CrivellaroBeyer, Esther Sulzbacher Wondracek2007-07-27T20:41:43Z2006http://hdl.handle.net/10183/10317000595346A presente pesquisa investigou as funções da música no ensino fundamental: um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS. O assunto proposto foi oportunizado a partir das categorias elencadas por Alan Merriam (1964), etnomusicólogo norte americano. Participaram desta pesquisa cinco escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre/RS e dezessete sujeitos que, de forma voluntária, foram o foco de coleta de material referente ao tema. Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, desde que utilizassem a música em suas atividades. Estas atividades perpassaram o segundo semestre de 2005 e o segundo trimestre de 2006. Verificou-se que as professoras pesquisadas utilizam muito a música em suas atividades, mas principalmente com a função emocional, tendo como objetivo principal acalmar e tranqüilizar os alunos, para o bom desempenho da aula e das atividades escolares. A música é valorizada por seu caráter utilitarista, principalmente como fio condutor que perpassa todas as tarefas escolares.Assim, cada escola revela uma maneira diferente de articular e combinar a música em suas atividades, priorizando o atendimento ao aluno e a imagem da escola ante a comunidade. Com isto, notei como a influência da teoria das inteligências múltiplas, de Gardner tem grande penetração no meio educacional, pois a música auxilia na compreensão de outras disciplinas. Finalizando, destacam-se questões levantadas pela pesquisa e que poderão servir de sugestões para futuras investigações.The present research has investigated the functions of music in elementary school: a view of five State schools in Porto Alegre/RS. The proposed subject was made possible through categories arranged by Alan Merriam (1964), American ethnomusicologist. Five schools were researched and the research focused on seventeen volunteers as a way of gathering material regarding the theme. The collected data was obtained through questionnaires, observations and semi-structured interviews submitted to teachers who make use of music in their activities. These activities happened throughout the second semester of the year 2005 and the second trimester of the year 2006. It was observed that the participating teachers make large use of music in their activities, but mainly with an emotional function, having as their main goal to calm down the students so they can have a better performance in class and in school activities. Music is valued as a useful tool particularly used to assist on all sort of school tasks.Each school finds different ways to articulate and combine music and their activities, having the student and the image of the school in the community as a priority. I could also notice how Gardner´s theory of multiple intelligences influences education, as music assists on the understanding of other subjects. In the conclusion, questions which were brought up by the research and can be used as suggestions for future investigations are highlighted.application/pdfporMerriam, AlanGardner, Howard, 1943-MúsicaEnsino fundamentalInteligência múltiplaEducação musicalPorto Alegre (RS)Music educationSchoolEducationFunctions of musicFunções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595346.pdf000595346.pdfTexto completoapplication/pdf580163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/1/000595346.pdfadc121144c3c6b1a017dffcfbd2ef115MD51TEXT000595346.pdf.txt000595346.pdf.txtExtracted Texttext/plain175620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/2/000595346.pdf.txta0c35397b28bdb2bba55afc186a9e875MD52THUMBNAIL000595346.pdf.jpg000595346.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/3/000595346.pdf.jpg6877a6434257774b08b69c13a40e353aMD5310183/103172018-10-08 08:09:37.34oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:09:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
title Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
spellingShingle Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro
Merriam, Alan
Gardner, Howard, 1943-
Música
Ensino fundamental
Inteligência múltipla
Educação musical
Porto Alegre (RS)
Music education
School
Education
Functions of music
title_short Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
title_full Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
title_fullStr Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
title_sort Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
author Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro
author_facet Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
contributor_str_mv Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
dc.subject.por.fl_str_mv Merriam, Alan
Gardner, Howard, 1943-
Música
Ensino fundamental
Inteligência múltipla
Educação musical
Porto Alegre (RS)
topic Merriam, Alan
Gardner, Howard, 1943-
Música
Ensino fundamental
Inteligência múltipla
Educação musical
Porto Alegre (RS)
Music education
School
Education
Functions of music
dc.subject.eng.fl_str_mv Music education
School
Education
Functions of music
description A presente pesquisa investigou as funções da música no ensino fundamental: um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS. O assunto proposto foi oportunizado a partir das categorias elencadas por Alan Merriam (1964), etnomusicólogo norte americano. Participaram desta pesquisa cinco escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre/RS e dezessete sujeitos que, de forma voluntária, foram o foco de coleta de material referente ao tema. Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, desde que utilizassem a música em suas atividades. Estas atividades perpassaram o segundo semestre de 2005 e o segundo trimestre de 2006. Verificou-se que as professoras pesquisadas utilizam muito a música em suas atividades, mas principalmente com a função emocional, tendo como objetivo principal acalmar e tranqüilizar os alunos, para o bom desempenho da aula e das atividades escolares. A música é valorizada por seu caráter utilitarista, principalmente como fio condutor que perpassa todas as tarefas escolares.Assim, cada escola revela uma maneira diferente de articular e combinar a música em suas atividades, priorizando o atendimento ao aluno e a imagem da escola ante a comunidade. Com isto, notei como a influência da teoria das inteligências múltiplas, de Gardner tem grande penetração no meio educacional, pois a música auxilia na compreensão de outras disciplinas. Finalizando, destacam-se questões levantadas pela pesquisa e que poderão servir de sugestões para futuras investigações.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-07-27T20:41:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10317
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000595346
url http://hdl.handle.net/10183/10317
identifier_str_mv 000595346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/1/000595346.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/2/000595346.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/3/000595346.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv adc121144c3c6b1a017dffcfbd2ef115
a0c35397b28bdb2bba55afc186a9e875
6877a6434257774b08b69c13a40e353a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085096078704640