Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10317 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou as funções da música no ensino fundamental: um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS. O assunto proposto foi oportunizado a partir das categorias elencadas por Alan Merriam (1964), etnomusicólogo norte americano. Participaram desta pesquisa cinco escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre/RS e dezessete sujeitos que, de forma voluntária, foram o foco de coleta de material referente ao tema. Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, desde que utilizassem a música em suas atividades. Estas atividades perpassaram o segundo semestre de 2005 e o segundo trimestre de 2006. Verificou-se que as professoras pesquisadas utilizam muito a música em suas atividades, mas principalmente com a função emocional, tendo como objetivo principal acalmar e tranqüilizar os alunos, para o bom desempenho da aula e das atividades escolares. A música é valorizada por seu caráter utilitarista, principalmente como fio condutor que perpassa todas as tarefas escolares.Assim, cada escola revela uma maneira diferente de articular e combinar a música em suas atividades, priorizando o atendimento ao aluno e a imagem da escola ante a comunidade. Com isto, notei como a influência da teoria das inteligências múltiplas, de Gardner tem grande penetração no meio educacional, pois a música auxilia na compreensão de outras disciplinas. Finalizando, destacam-se questões levantadas pela pesquisa e que poderão servir de sugestões para futuras investigações. |
id |
URGS_d5fdd7494d2eba6302f527bc870e589b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10317 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Sanchotene, Ângela Beatriz CrivellaroBeyer, Esther Sulzbacher Wondracek2007-07-27T20:41:43Z2006http://hdl.handle.net/10183/10317000595346A presente pesquisa investigou as funções da música no ensino fundamental: um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS. O assunto proposto foi oportunizado a partir das categorias elencadas por Alan Merriam (1964), etnomusicólogo norte americano. Participaram desta pesquisa cinco escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre/RS e dezessete sujeitos que, de forma voluntária, foram o foco de coleta de material referente ao tema. Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, desde que utilizassem a música em suas atividades. Estas atividades perpassaram o segundo semestre de 2005 e o segundo trimestre de 2006. Verificou-se que as professoras pesquisadas utilizam muito a música em suas atividades, mas principalmente com a função emocional, tendo como objetivo principal acalmar e tranqüilizar os alunos, para o bom desempenho da aula e das atividades escolares. A música é valorizada por seu caráter utilitarista, principalmente como fio condutor que perpassa todas as tarefas escolares.Assim, cada escola revela uma maneira diferente de articular e combinar a música em suas atividades, priorizando o atendimento ao aluno e a imagem da escola ante a comunidade. Com isto, notei como a influência da teoria das inteligências múltiplas, de Gardner tem grande penetração no meio educacional, pois a música auxilia na compreensão de outras disciplinas. Finalizando, destacam-se questões levantadas pela pesquisa e que poderão servir de sugestões para futuras investigações.The present research has investigated the functions of music in elementary school: a view of five State schools in Porto Alegre/RS. The proposed subject was made possible through categories arranged by Alan Merriam (1964), American ethnomusicologist. Five schools were researched and the research focused on seventeen volunteers as a way of gathering material regarding the theme. The collected data was obtained through questionnaires, observations and semi-structured interviews submitted to teachers who make use of music in their activities. These activities happened throughout the second semester of the year 2005 and the second trimester of the year 2006. It was observed that the participating teachers make large use of music in their activities, but mainly with an emotional function, having as their main goal to calm down the students so they can have a better performance in class and in school activities. Music is valued as a useful tool particularly used to assist on all sort of school tasks.Each school finds different ways to articulate and combine music and their activities, having the student and the image of the school in the community as a priority. I could also notice how Gardner´s theory of multiple intelligences influences education, as music assists on the understanding of other subjects. In the conclusion, questions which were brought up by the research and can be used as suggestions for future investigations are highlighted.application/pdfporMerriam, AlanGardner, Howard, 1943-MúsicaEnsino fundamentalInteligência múltiplaEducação musicalPorto Alegre (RS)Music educationSchoolEducationFunctions of musicFunções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595346.pdf000595346.pdfTexto completoapplication/pdf580163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/1/000595346.pdfadc121144c3c6b1a017dffcfbd2ef115MD51TEXT000595346.pdf.txt000595346.pdf.txtExtracted Texttext/plain175620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/2/000595346.pdf.txta0c35397b28bdb2bba55afc186a9e875MD52THUMBNAIL000595346.pdf.jpg000595346.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/3/000595346.pdf.jpg6877a6434257774b08b69c13a40e353aMD5310183/103172018-10-08 08:09:37.34oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:09:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS |
title |
Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro Merriam, Alan Gardner, Howard, 1943- Música Ensino fundamental Inteligência múltipla Educação musical Porto Alegre (RS) Music education School Education Functions of music |
title_short |
Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS |
title_full |
Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS |
title_sort |
Funções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS |
author |
Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro |
author_facet |
Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchotene, Ângela Beatriz Crivellaro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek |
contributor_str_mv |
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Merriam, Alan Gardner, Howard, 1943- Música Ensino fundamental Inteligência múltipla Educação musical Porto Alegre (RS) |
topic |
Merriam, Alan Gardner, Howard, 1943- Música Ensino fundamental Inteligência múltipla Educação musical Porto Alegre (RS) Music education School Education Functions of music |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music education School Education Functions of music |
description |
A presente pesquisa investigou as funções da música no ensino fundamental: um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS. O assunto proposto foi oportunizado a partir das categorias elencadas por Alan Merriam (1964), etnomusicólogo norte americano. Participaram desta pesquisa cinco escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre/RS e dezessete sujeitos que, de forma voluntária, foram o foco de coleta de material referente ao tema. Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, desde que utilizassem a música em suas atividades. Estas atividades perpassaram o segundo semestre de 2005 e o segundo trimestre de 2006. Verificou-se que as professoras pesquisadas utilizam muito a música em suas atividades, mas principalmente com a função emocional, tendo como objetivo principal acalmar e tranqüilizar os alunos, para o bom desempenho da aula e das atividades escolares. A música é valorizada por seu caráter utilitarista, principalmente como fio condutor que perpassa todas as tarefas escolares.Assim, cada escola revela uma maneira diferente de articular e combinar a música em suas atividades, priorizando o atendimento ao aluno e a imagem da escola ante a comunidade. Com isto, notei como a influência da teoria das inteligências múltiplas, de Gardner tem grande penetração no meio educacional, pois a música auxilia na compreensão de outras disciplinas. Finalizando, destacam-se questões levantadas pela pesquisa e que poderão servir de sugestões para futuras investigações. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-07-27T20:41:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/10317 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000595346 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/10317 |
identifier_str_mv |
000595346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/1/000595346.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/2/000595346.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10317/3/000595346.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
adc121144c3c6b1a017dffcfbd2ef115 a0c35397b28bdb2bba55afc186a9e875 6877a6434257774b08b69c13a40e353a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085096078704640 |