O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glasenapp, Gabriele Milbradt
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271479
Resumo: A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um clube de ciências no município de Dom Pedrito, no interior sulista do estado do Rio Grande do Sul. O clube tinha como objetivo levar os estudantes a visitar espaços educacionais que fugissem dos muros da escola, ou seja, os espaços não formais em educação aliados ao ensino de ciências em busca do letramento científico dos estudantes. O clube foi instalado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Heloisa Louzada com estudantes do 6º e do 7º ano que participaram das atividades no turno inverso ao das aulas. Os estudantes foram levados a quatro diferentes espaços do município que poderiam potencializar o território educativo da cidade a fim de buscar novas experiências no ensino de ciências. A análise dos dados coletados foi embasada na análise de conteúdos de Laurence Bardin a partir de um questionário feito com os estudantes e também do diário de campo que foi sendo escrito ao longo dos encontros. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios e alcançaram todos os objetivos que foram propostos no início da elaboração da pesquisa, demostrando a grande importância do elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais dentro de um clube de ciências.
id URGS_60eb2c63189f553a5bfce56fa00cb3b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271479
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Glasenapp, Gabriele MilbradtRobaina, Jose Vicente Lima2024-02-06T04:30:22Z2023http://hdl.handle.net/10183/271479001194069A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um clube de ciências no município de Dom Pedrito, no interior sulista do estado do Rio Grande do Sul. O clube tinha como objetivo levar os estudantes a visitar espaços educacionais que fugissem dos muros da escola, ou seja, os espaços não formais em educação aliados ao ensino de ciências em busca do letramento científico dos estudantes. O clube foi instalado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Heloisa Louzada com estudantes do 6º e do 7º ano que participaram das atividades no turno inverso ao das aulas. Os estudantes foram levados a quatro diferentes espaços do município que poderiam potencializar o território educativo da cidade a fim de buscar novas experiências no ensino de ciências. A análise dos dados coletados foi embasada na análise de conteúdos de Laurence Bardin a partir de um questionário feito com os estudantes e também do diário de campo que foi sendo escrito ao longo dos encontros. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios e alcançaram todos os objetivos que foram propostos no início da elaboração da pesquisa, demostrando a grande importância do elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais dentro de um clube de ciências.The present dissertation presents a research that was executed in the Science Teaching Post- Graduation Program in the Federal University of Rio Grande do Sul and was based on the creation of a science club in the city of Dom Pedrito, in the southern country region of the state of Rio Grande do Sul. The club aimed to take the students to visit educational venues that escaped the walls of the school, in other words, non formal venues in education allied to the science teaching in search of the scientific literacy of the students. The club was installed in the State Elementary School Heloísa Louzada with students from 6th and 7th grades that participated in the activities in the inverse shift of their classes. The students were taken to four different venues of the city that could strengthen the educational field of the city in order to search for new experiences in the science teaching. The analysis of the collected data was based in the content analysis of Laurence Bardin from a questionnaire that was done with the students and also from the field diary that was being written along the meetings. The results obtained from the research were satisfactory and reached all the aims that were proposed in the beginning of the research elaboration, demonstrating the enormous importance of the link between science teaching, scientific literacy, and education in non formal venues in a science club.application/pdfporCiênciasEducação não-formalCompetência em informaçãoEnsino fundamental e médioScience teachingScientific literacyScience clubNon formal educationO elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194069.pdf.txt001194069.pdf.txtExtracted Texttext/plain222521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271479/2/001194069.pdf.txt6910ed6be5f4c2216703bc25bfa627c7MD52ORIGINAL001194069.pdfTexto completoapplication/pdf2344788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271479/1/001194069.pdfe3f51855c4784bf9ea2b9b746634a3e8MD5110183/2714792024-02-07 05:59:20.361132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T07:59:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
title O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
spellingShingle O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
Glasenapp, Gabriele Milbradt
Ciências
Educação não-formal
Competência em informação
Ensino fundamental e médio
Science teaching
Scientific literacy
Science club
Non formal education
title_short O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
title_full O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
title_fullStr O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
title_full_unstemmed O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
title_sort O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
author Glasenapp, Gabriele Milbradt
author_facet Glasenapp, Gabriele Milbradt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Glasenapp, Gabriele Milbradt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Educação não-formal
Competência em informação
Ensino fundamental e médio
topic Ciências
Educação não-formal
Competência em informação
Ensino fundamental e médio
Science teaching
Scientific literacy
Science club
Non formal education
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Scientific literacy
Science club
Non formal education
description A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um clube de ciências no município de Dom Pedrito, no interior sulista do estado do Rio Grande do Sul. O clube tinha como objetivo levar os estudantes a visitar espaços educacionais que fugissem dos muros da escola, ou seja, os espaços não formais em educação aliados ao ensino de ciências em busca do letramento científico dos estudantes. O clube foi instalado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Heloisa Louzada com estudantes do 6º e do 7º ano que participaram das atividades no turno inverso ao das aulas. Os estudantes foram levados a quatro diferentes espaços do município que poderiam potencializar o território educativo da cidade a fim de buscar novas experiências no ensino de ciências. A análise dos dados coletados foi embasada na análise de conteúdos de Laurence Bardin a partir de um questionário feito com os estudantes e também do diário de campo que foi sendo escrito ao longo dos encontros. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios e alcançaram todos os objetivos que foram propostos no início da elaboração da pesquisa, demostrando a grande importância do elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais dentro de um clube de ciências.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T04:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271479
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194069
url http://hdl.handle.net/10183/271479
identifier_str_mv 001194069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271479/2/001194069.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271479/1/001194069.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6910ed6be5f4c2216703bc25bfa627c7
e3f51855c4784bf9ea2b9b746634a3e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085637653528576