A música como eixo mobilizador de educação para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steren, Demian Kapelius
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217778
Resumo: O desenvolvimento sustentável tornou-se um desafio global e se tornou destaque na mídia nacional e internacional. No entanto, este tema ainda é pouco conhecido entre jovens de escolas públicas. Esta dissertação analisa as potencialidades da música, como ferramenta de educação para a sustentabilidade, em adolescentes de uma escola do ensino médio. A perspectiva adotada teve como base os pressupostos da teoria do conhecimento de Paulo Freire, de corrente educativa-crítica, e suas contribuições acerca da educação ambiental. Foi utilizado o método de ensino círculo de cultura, e sua adaptação para a cibercultura, nas atividades que buscaram identificar, por meio da música, a percepção dos adolescentes sobre a sustentabilidade e os impactos nas suas vidas, assim como em atividades que buscaram mobilizá-los em projeto relacionado à difusão da sustentabilidade para a comunidade escolar. Inicialmente foi utilizado um questionário, que obteve 95 respostas dos alunos, onde foram identificadas as suas preferências e a relação com musica, além de conhecimentos prévios sobre sustentabilidade. Estas informações foram corroboradas na pesquisa qualitativa, realizada nos círculos de cultura com as turmas, assim como em interações individuais presenciais ou por aplicativo de Whastapp, onde foi possível explorar a relação do conteúdo das letras das músicas com a sustentabilidade. No entanto, eles tiveram dificuldades para fazer a conexão entre os conteúdos das letras das canções com a temática da sustentabilidade. Ao longo das conversas os alunos foram falando da realidade deles, das condições de vida onde moram, de preconceitos, autoritarismo, desigualdade social e ao ouvirem as músicas de suas preferências, passaram a fazer as conexões. Embora tenha ocorrido em meio à greve e o início da pandemia de Covid 19, a mobilização dos adolescentes em projeto relacionado à sustentabilidade, proposto através de atividades de composição de músicas, resultou em debate acerca de assuntos dos quais se interessam, uma música composta com turma, e a colaboração virtual com músicas compostas por alunos. Por fim, esta pesquisa apresenta o potencial da música para a construção de uma educação crítica e reflexiva sobre a sustentabilidade nas escolas públicas. Valorizar o gosto musical dos alunos e, a partir dela conectar com contexto de vida deles, se mostrou uma forma lúdica, divertida e eficiente de conscientização.
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Foi utilizado o método de ensino círculo de cultura, e sua adaptação para a cibercultura, nas atividades que buscaram identificar, por meio da música, a percepção dos adolescentes sobre a sustentabilidade e os impactos nas suas vidas, assim como em atividades que buscaram mobilizá-los em projeto relacionado à difusão da sustentabilidade para a comunidade escolar. Inicialmente foi utilizado um questionário, que obteve 95 respostas dos alunos, onde foram identificadas as suas preferências e a relação com musica, além de conhecimentos prévios sobre sustentabilidade. Estas informações foram corroboradas na pesquisa qualitativa, realizada nos círculos de cultura com as turmas, assim como em interações individuais presenciais ou por aplicativo de Whastapp, onde foi possível explorar a relação do conteúdo das letras das músicas com a sustentabilidade. No entanto, eles tiveram dificuldades para fazer a conexão entre os conteúdos das letras das canções com a temática da sustentabilidade. Ao longo das conversas os alunos foram falando da realidade deles, das condições de vida onde moram, de preconceitos, autoritarismo, desigualdade social e ao ouvirem as músicas de suas preferências, passaram a fazer as conexões. Embora tenha ocorrido em meio à greve e o início da pandemia de Covid 19, a mobilização dos adolescentes em projeto relacionado à sustentabilidade, proposto através de atividades de composição de músicas, resultou em debate acerca de assuntos dos quais se interessam, uma música composta com turma, e a colaboração virtual com músicas compostas por alunos. Por fim, esta pesquisa apresenta o potencial da música para a construção de uma educação crítica e reflexiva sobre a sustentabilidade nas escolas públicas. Valorizar o gosto musical dos alunos e, a partir dela conectar com contexto de vida deles, se mostrou uma forma lúdica, divertida e eficiente de conscientização.Sustainable development has become a shared global challenge and common subject in the national and international media. Nonetheless, this issue remains unexplored among high school students from public institutions. This dissertation analyzes the potential of music as an education tool for sustainability. Paulo Freire's theory of knowledge and critical perspective of education underpinned this research, also Freire's contributions on environmental education is considered. The culture circle method and its adaptation form of cyberculture were used to identify, through music preferences and activities, the adolescents' perceptions of sustainability, the impacts on their lives, and potential activities to promote knowledge and debate around sustainability among the school community. A questionnaire was used to identify students’ musical preferences and relationship with music and prior knowledge about sustainability. This information from the questionnaire was supported by qualitative data aimed to explore the meaning given by students between the content of the lyrics and sustainability. The qualitative data was collected in the culture circles, as well as in individual face to face conversations or by WhatsApp interactions. Students found it difficult to link lyrics of their music of preference with sustainability-related issues. Throughout the conversations, the students communicate their realities, the living conditions where they live, prejudices, authoritarianism, social inequality and, then by listening to the music again and discussing they started to link social and environmental issues. The data collection was disrupted by a strike in the education sector and the Covid 19 pandemic. Nonetheless, the students' engagement resulted in the group of students writing lyrics with songs during face to face interactions, and kept by students sharing songs composed by them. Finally, this research presents the potential of music to build a critical and reflective education on sustainability in public schools. Valuing the students' musical preferences and, from connecting music with their life context, proved to be a playful, fun and efficient way to engage young people in the debate on sustainability.application/pdfporFreire, Paulo, 1921-1997Desenvolvimento sustentávelMúsicaEducaçãoAdolescentesEducationAdolescentsYouthSustainabilityMusicA música como eixo mobilizador de educação para a sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122267.pdf.txt001122267.pdf.txtExtracted Texttext/plain369022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217778/2/001122267.pdf.txt4fb40e3835fce73e2edf163054ae8fa1MD52ORIGINAL001122267.pdfTexto completoapplication/pdf4451800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217778/1/001122267.pdf36dcef4844040860d184b2d5c5bed1c1MD5110183/2177782021-03-09 04:35:54.149321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217778Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:35:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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