A prática deliberada na aprendizagem da articulação da flauta transversal : dois estudos de caso com alunos do curso superior em flauta em um instituto estadual em Belém do Pará no estudo do excerto Volière de Camille Saint-Saëns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Ayron Yves dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259167
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização da prática deliberada no processo de aprendizagem da articulação da flauta transversal no excerto "Volière" de Camille Saint-Saëns. Os participantes da pesquisa foram dois estudantes de uma Instituição Estadual do curso de Bacharelado em Música (Flauta Transversal) em Belém do Pará, escolhidos por disponibilidade e aceitação. Segundo Ericsson, Krampe & Tesch-Römmer (1993), prática deliberada é "uma atividade altamente estruturada cujo objetivo é melhorar o desempenho. Tarefas específicas são criadas para superar os pontos fracos, e o desempenho é cuidadosamente monitorado para fornecer indícios de como melhorar ainda mais", conceito este, utilizado como ponto de partida para a investigação. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, se processou através coleta de dados das sessões de estudos orientadas pelo pesquisador aos participantes por meio da utilização de diários de estudo e registros audiovisuais, seguido de entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram enviados para avalia-dores externos (dois professores-flautistas com experiência em docência e performance) com objetivo de identificar possíveis progressos no desenvolvimento da arti-culação dos participantes através da prática deliberada. Os avaliadores externos consideraram satisfatório o desenvolvimento da articulação dos participantes através dos exercícios propostos pelo pesquisador, resultando em uma maior clareza, igualdade, fluência e qualidade da articulação. A pesquisa conclui que a prática deliberada é uma das ferramentas a disposição do performer para a aquisição da expertise musical, podendo ser direcionada e elaborada de acordo com a necessidade e propósito didático identificado pelo docente.
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