Metodologia para avaliação de ruído e vibração no corpo humano em navios de transporte de cargas perigosas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17888 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a medição e avaliação dos níveis de ruído e vibração que a tripulação de um navio, que transporta cargas perigosas na bacia do sul, está submetida e propor soluções para diminuir essa exposição. Levando em conta que a tripulação está exposta durante toda a viagem do navio a redução dos níveis de ruído e vibração é de suma importância para melhorar o conforto e a prevenção de moléstias e ou doenças decorrentes dessa exposição. Foram realizadas medições do nível de pressão sonora e aceleração nas três direções em camarotes e na praça de máquinas do navio em estudo. Foram comparadas com normas que regem os níveis de ruído e vibração adequados para embarcações marítimas. Através da análise do espectro de frequência e do espectro cruzado das medições realizadas foram definidos caminhos de propagação das ondas sonoras e vibratórias e identificadas as frequências que são transmitidas por eles. De posse desses dados são apresentadas propostas de soluções para a diminuição dos níveis de pressão sonora e vibração no navio. |
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Raggio Quintas, Juan PabloTamagna, Alberto2009-12-12T04:15:30Z2009http://hdl.handle.net/10183/17888000725508Este trabalho apresenta a medição e avaliação dos níveis de ruído e vibração que a tripulação de um navio, que transporta cargas perigosas na bacia do sul, está submetida e propor soluções para diminuir essa exposição. Levando em conta que a tripulação está exposta durante toda a viagem do navio a redução dos níveis de ruído e vibração é de suma importância para melhorar o conforto e a prevenção de moléstias e ou doenças decorrentes dessa exposição. Foram realizadas medições do nível de pressão sonora e aceleração nas três direções em camarotes e na praça de máquinas do navio em estudo. Foram comparadas com normas que regem os níveis de ruído e vibração adequados para embarcações marítimas. Através da análise do espectro de frequência e do espectro cruzado das medições realizadas foram definidos caminhos de propagação das ondas sonoras e vibratórias e identificadas as frequências que são transmitidas por eles. De posse desses dados são apresentadas propostas de soluções para a diminuição dos níveis de pressão sonora e vibração no navio.This work presents the measurement and assessment a ships crew exposition to noise and vibration. The ship hauls hazardous cargo in the brazilian southern basin. Considering that the crew is exposed throughout the ship's journey reducing the levels of noise and vibration is critical for improved comfort and prevention of exposure aggravated diseases. Sound pressure levels and three dimensional acceleration measurements were performed on the studied vessel's cabins and engine room. The levels of noise and vibration were compared with standards suitable for marine vessels. Propagation paths of sound waves and vibration were defined by analyzing the frequency spectrum and cross spectrum of the measurements as well as their transmitted frequencies. Proposals for based on the data gathered of sound pressure level and vibration reduction are presented.application/pdfporVibraçãoRuídoEmbarcaçõesCorpo humanoNoise and vibration in shipsNoise standardsVibration in the human bodyMetodologia para avaliação de ruído e vibração no corpo humano em navios de transporte de cargas perigosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000725508.pdf000725508.pdfTexto completoapplication/pdf4149643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17888/1/000725508.pdf849e70f0dd746896ec67cdaae6e6d941MD51TEXT000725508.pdf.txt000725508.pdf.txtExtracted Texttext/plain220754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17888/2/000725508.pdf.txt90665fe662a8b902b8b51cebcbc6696bMD52THUMBNAIL000725508.pdf.jpg000725508.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17888/3/000725508.pdf.jpg806f7c536b46cccc054bf38b210ad5a7MD5310183/178882018-10-09 09:14:05.51oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:14:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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